sexta-feira, 30 de junho de 2017

HÁ 40 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: Brasília perde para a Seleção da Iugoslávia


Já indicado para representar o futebol do DF no Campeonato Brasileiro e na liderança do campeonato brasiliense de 1977, o Brasília recebeu, no Pelezão, no dia 29 de junho desse ano, a Seleção da Iugoslávia, que no domingo anterior, 26 de junho de 1977, empatou em 0 x 0 com a Seleção do Brasil, no Mineirão.
Preparando-se para esse jogo, o selecionado da Iugoslávia fez um leve treino no dia 28 de junho, no campo do Minas Brasília Tênis Clube. Por volta das 18:30 horas, a delegação retornou ao Hotel Aracoara. Na manhã do dia do jogo, os iugoslavos fizeram uma visita de reconhecimento ao Pelezão e às 11 horas estiveram na Embaixada de seu país em Brasília.
O resultado final de 1 x 0 para a seleção da Iugoslávia não foi justo para a equipe brasiliense. O Brasília dominou a maior parte dos 90 minutos de ações, mostrando uma desinibição extraordinária e surpreendendo o quadro visitante, que provavelmente esperava encontrar alguma facilidade nesse amistoso que foi assistido por cerca de 18 mil pessoas.
Passados os primeiros minutos de jogo, o Brasília tomou as rédeas e ditou sua própria forma de jogar, obrigando os iugoslavos a se desdobrarem para conter suas avançadas. Diante desse quadro, só restou aos iugoslavos tentar chegar ao último reduto do adversário através de rápidos contra-ataques, a maioria deles barrados pela defensiva brasiliense, que marcava certo e exercia uma excelente cobertura, muito bem auxiliada pelo setor de meio de campo.
Fruto dessas avançadas, o Brasília teve, pelo menos, três oportunidades reais de abrir o marcador.
Numa delas, em bela jogada de Moreirinha pela esquerda, o jogador brasiliense deu dois cortes em Muzinic e bateu por cobertura, indo a bola tocar o ângulo superior da trave, com o arqueiro iugoslavo totalmente vencido.
Os iugoslavos também conseguiram boas jogadas de ataque. Num desses lances, perderam a chance de marcar através de Petrovic, que também acertou a bola na trave, com o goleiro Norberto já batido.
O resultado final do primeiro tempo foi 0 x 0.
No segundo tempo, o Brasília diminuiu um pouco o seu ritmo. Com isso, a Iugoslávia atirou-se mais para o ataque. Aos 14 minutos, depois da cobrança de um escanteio, num rebote, Rajkovic teve tempo de amortecer a bola, passar para o pé direito e chutar forte no canto direito de Norberto, anotando o único gol do jogo.
Rajkovic, o autor do gol
A partir daí, o Brasília voltou a pressionar o adversário, em busca de seu tento de empate. Só não o conseguiu porque a arbitragem não considerou gol um chute de Julinho, com a bola tocando o poste superior e caindo dentro da meta, saindo em seguida pelo efeito tomado no toque anterior.
Se não foi possível ao menos o empate, os torcedores saíram satisfeitos com o futebol apresentado pelo jovem, inexperiente e desacreditado time do Brasília.

Brasília 0 x 1 Seleção da Iugoslávia
Data: 29.06.1977
Local: Pelezão
Árbitro: Édson Rezende de Oliveira
Renda: Cr$ 216.860,00
Público: 18.000 (aproximadamente)
Gol: Rajkovic, 59
Brasília: Norberto, Fernandinho (Sidney), Jonas Foca, Luís Carlos e Newton; Uel, Moreirinha (Edmar) e Banana; Julinho, Léo e Nei (Jair Soares). Técnico: Airton Nogueira.
Seleção da Iugoslávia: Ivan Katalinic, Djordje Vujkov, Nenad Stojkovic, Velimir Zajec e Ante Rajkovic; Srecko Bogdan, Ilija Zavisic e Vladimir Petrovic; Dusan Savic, Drazen Muzinic e Ivica Surjak. Técnico: Marko Valok. Reservas: Petar Borota (goleiro), Slobodan Pavkovic, Milovan Obradovic, Slavisa Zungul, Borislav Djordjevic e Mustafa Hukic.



Nenhum comentário:

Postar um comentário