quarta-feira, 20 de julho de 2011

GRÊMIO x GUARÁ, EM 1959


Os 19 clubes inscritos no primeiro campeonato de futebol de Brasília, em 1959, foram divididos em duas chaves: Zona Sul, com nove clubes, e Zona Norte, com dez.
Da Zona Sul fizeram parte os maiores favoritos ao título: Grêmio e Guará.
Conforme estabelecido no regulamento, os clubes jogariam dentro de suas respectivas zonas, em turno e returno, com os vencedores decidindo, numa série “melhor-de-três”, o título de campeão da cidade.
Grêmio e Guará chegaram à sétima rodada em igualdade na pontuação, ambos com dois pontos perdidos.
O esperado confronto aconteceu no dia 11 de outubro de 1959, no Estádio Israel Pinheiro, de propriedade do Guará.
O jogo foi violento e bastante tumultuado (segundo palavras do jornal Diário Carioca-Brasília: “numa péssima demonstração de educação esportiva”). Não tardou a aparecer os primeiros desentendimentos, redundando em conflitos e paralisação da partida.
O primeiro tempo terminou em 2 x 1 para o Grêmio, marcando Roberto e Amauri para o clube da Metropolitana, e Severo para o Guará. No segundo tempo, Severo voltou a marcar e deu números definitivos ao marcador: 2 x 2.
Assim jogaram as duas equipes:
Guará: Maia, Pesão, Vandoca e Homero; Cazuza e Múcio; Zezinho, Severo, Íris, Luís Maia e Nereu. O treinador do Guará era o ex-zagueiro do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira,
Augusto da Costa.
Grêmio: Bosco, Hugo, Amauri e Remis; Alemão e Ralph; Nilo, Carlinhos, Jair, Edson e Roberto. Técnico: Rubens
Porfírio da Paz.
O árbitro foi Heraclis Nicolaidis, auxiliado por Dirceu Basílio e Anfrido Ziller.
Grêmio e Guará continuaram com o mesmo número de pontos, até a última rodada. Quando todos já esperavam por um novo Grêmio x Guará, eis que, surpreendentemente o Guará empatou com a EBE, deixando que o Grêmio alcançasse o título de campeão da Zona Sul.
Diante desses resultados, Grêmio e Planalto (campeão da Zona Norte) decidiriam o título máximo do futebol de Brasília numa série “melhor-de-três”. O título ficou com o Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário