quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

FICHA TÉCNICA: Renê



Fleury Renê Neves, o Renê, nasceu em Araguari (MG), no dia 28 de dezembro de 1949.
Começou a jogar futebol e profissionalizou-se no Fluminense de sua cidade natal, no final dos anos 60.
Passou, depois, um período na Ferroviária, de Araraquara (SP) e no Uberaba (MG).
Seu primeiro time no Distrito Federal foi o Coenge, do Gama, onde fez sua estreia no dia 20 de setembro de 1970, na vitória de 2 x 1 sobre o Grêmio, em jogo válido pelo Campeonato Brasiliense daquele ano.
No dia 4 de outubro de 1970, no campo da A. A. Cultural Mariana, marcou seu primeiro e único gol com a camisa do Coenge no campeonato brasiliense, no empate em 2 x 2 com o Planalto.
O Coenge ficaria na sétima colocação do primeiro turno, sem conseguir classificação para o segundo, que somente seria disputado entre os seis melhores colocados do primeiro.
Em 1971, Renê foi um dos destaques do Coenge na vitória de 1 x 0 sobre a Seleção do Distrito Federal, no dia 14 de março de 1971. Depois, disputou o Torneio “Governador do Distrito Federal”, competição em que o Coenge desistiu antes de seu final. O Coenge também não disputou o campeonato brasiliense desse ano e acabou por ser desfiliado junto à Federação Desportiva de Brasília. Assim, os jogadores pertencentes ao Coenge estavam liberados para disputar partidas por outros times. Nessa situação, Renê tratou de procurar um novo clube, o Ceub, onde viveu a melhor fase em sua carreira, principalmente depois que o clube passou a ser o representante do DF no Campeonato Brasileiro, nos anos de 1973 a 1975. Foram três jogos em 1973, doze em 1974 e doze em 1975.
Fez parte da equipe que mais atuou nos 16 jogos que o Ceub disputou em sua excursão pela África e Europa, em 1975.
Depois que o Ceub desativou seu departamento de futebol profissional, em 1976, após imbróglio que culminou com a perda da vaga do DF no campeonato brasileiro, nesse mesmo ano Renê passou para o Brasília, onde conquistou o título de campeão brasiliense nos anos de 1976 e 1977.
Em 1978 foi contratado pelo Taguatinga e retornou ao Brasília em 1979.
Voltou a viver uma grande fase em sua carreira no Sobradinho, onde jogou nos anos de 1980 e 1981.
Encerrou sua carreira de jogador no Vasco da Gama-DF, onde passou a revezar as funções de jogador e treinador, em 1983. No ano seguinte, 1984, trabalhou apenas como treinador do Vasco da Gama-DF.
Ainda em 1984 foi treinador do Ceilândia, fato que repetiu em 1985.
Em 1986 dirigiu o Tiradentes, sua última participação relacionada ao futebol.
Largou o futebol e foi administrar sua empresa, o Mercado do Renê, em Taguatinga, onde está até hoje.

4 comentários:

  1. De um menino que foi acolhido com muito amor é carinho por um homem que foi mais que um amigo foi um PAI obrigado Rene por tudo que fez por mim... Ass. Weliton Francelino da Cruz

    ResponderExcluir
  2. Tio estará sempre em nossas memórias e sempre sendo esse guerreiro que foi, agora descansa e dá um abraço no pai e nos tios por mim. Lud e família.

    ResponderExcluir
  3. Espelho de homem ...descanse em paz meu amigo

    ResponderExcluir
  4. Um ser humano incrível. Amo e sinto muito falta.

    ResponderExcluir