domingo, 12 de março de 2017

SAIU A TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D





A Primeira Fase do Campeonato Brasileiro Série D de 2017 começará no dia 21 de maio.
Luziânia, vencedor do Campeonato Brasiliense de 2016, e Ceilândia, segundo colocado nessa mesma competição, serão os representantes do Distrito Federal.
Ao todo, são 68 clubes na disputa, divididos em 17 grupos, com representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. 
O Ceilândia fará parte do Grupo A10, juntamente com Comercial, de Campo Grande (MS), contra quem jogou duas vezes em 2016 (vitórias de 5 x 0 em Ceilândia e 2 x 0 no Douradão, no Mato Grosso), mais Sinop (MT) e Anápolis (GO), que foram adversários do Luziânia em 2016. Em casa, no Abadião, o Ceilândia receberá o Anápolis em sua estreia na competição.
O Luziânia integrará o Grupo A11, onde encontrará, novamente, o 7 de Setembro, de Dourados (MS), a quem enfrentou em duas oportunidades no ano passado, perdendo fora por 1 x 0 e empatando em casa em 0 x 0. Além dos dois, fazem parte desse grupo a Aparecidense, de Aparecida de Goiânia (GO) e Araguaia, de Barra do Garças (MT), ambos adversários do Ceilândia em 2016. A primeira participação do Luziânia acontecerá contra a Aparecidense, provavelmente no estádio Aníbal Batista de Toledo, em Goiás (a tabela foi divulgada sem os respectivos locais).
Os demais confrontos dos clubes do DF serão:

28.05.2017 – Sinop x Ceilândia e Luziânia x Araguaia
04.06.2017 – Comercial x Ceilândia e Luziânia x 7 de Setembro
11.06.2017 – Ceilândia x Comercial e 7 de Setembro x Luziânia
18.06.2017 – Ceilândia x Sinop e Araguaia x Luziânia
25.06.2017 – Anápolis x Ceilândia e Luziânia x Aparecidense

A Segunda Fase está prevista para iniciar no dia 2 de julho de 2017.

AMPLIAÇÃO

A Série D foi ampliada para 2017, com a inclusão de mais 28 clubes, passando de 40 para 68 participantes. 
A CBF apoiará todos os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações. 
O objetivo da CBF é fomentar o esporte em todo país, contribuindo principalmente com os clubes que possuem menor visibilidade e capacidade financeira, pois os mesmos são potenciais formadores de futuros craques para o futebol brasileiro.
A quantidade de vagas por estado foi definida por meio de critérios técnicos, de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) 2017: quatro vagas para a federação melhor colocada, três vagas para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas vagas para as demais; completam a lista os quatro clubes rebaixados na Série C em 2016.

FORMA DE DISPUTA

A forma de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, totalizando 32 clubes. A partir dessa etapa, a competição passa a ser disputada no sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário