sábado, 31 de agosto de 2024

FICHA TÉCNICA: Chicão


NOME COMPLETO: Francisco Antônio Rabelo da Silva
APELIDO: Chicão
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Fortaleza (CE), 31 de agosto de 1962
POSIÇÃO: Médio Volante
CARACTERÍSTICAS: Habilidoso, com bom passe e que sempre procurava marcar na bola, sem agredir seus adversários; também atuava como meia. Por onde passou, era o batedor oficial de pênaltis.

LINHA DO TEMPO

1980
Chicão começou nos juniores do Ceilândia e disputou o campeonato brasiliense da categoria de 1980 por esse clube.
Ainda em 1980, estreou no time profissional, no Pelezão, com derrota de 1 x 0 para o Brasília, no dia 28 de setembro. Neste dia, o Ceilândia formou com Edson, Renilton, Gildênio, Toninho e Teixeira; Chicão, Chinézio e Zé Vieira; Risadinha, Messias e Luciano (Lelé). Técnico: Francisco Antônio da Silva (Seu Chicão). Foram sete partidas na competição.

1981 a 1983
Continuou no Ceilândia. No Campeonato Brasiliense de 1983, Chicão atingiu a incrível marca de 44 jogos do total de 49 disputados pelo Ceilândia na competição, além de marcar dois gols.

1984 a 1986
Após disputar apenas cinco jogos (e marcar um gol) pelo Campeonato Brasiliense de 1984, Chicão transferiu-se para o Atlético Goianiense, onde se sagrou campeão goiano em 1985.

1987 e 1988
Retornou ao Ceilândia e neste clube permaneceu até 1988. Disputou 20 jogos no Campeonato Brasiliense de 1987 (tendo marcado um gol) e 23 em 1988.
Foi emprestado ao Brasília para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C de 1987.

1989
Contratado pelo Taguatinga estreou exatamente contra o Ceilândia, no dia 5 de março de 1989, no Serejão, em jogo que terminou empatado em 0 x 0. O Taguatinga formou com Elvis, Marquinhos, Gilvan, Bilzão e Visoto; Chicão (Valter), Marco Antônio e Humberto; Carlinhos, Joãozinho e Marcelo Freitas (Mandala). Técnico: Antônio Humberto Nobre (Canhoto).
No dia 27 de agosto, Chicão fez parte da equipe do Taguatinga que conquistou o título de campeão brasiliense de 1989. Foram quinze jogos na competição.

No final de 1989, foi emprestado ao Uberaba.

1990
Passou seis meses no Tiradentes.

1991 e 1992
Parou com o futebol e foi trabalhar na CCA Automóveis. Nesse período, montou um time de futebol na empresa, que disputava os campeonatos de futebol amador da ASMEC.

1993
Seu último time no futebol profissional do DF foi o Sobradinho, em 1993. Foram 14 jogos, o último deles no dia 7 de outubro de 1993, no Augustinho Lima, na derrota de 2 x 1 para o Brasília. Formou o Sobradinho com Anderson (*), Arnaldo, Zezão, Flávio e Ricardo (Nilmar); Chicão, Simbo e Luiz Carlos; Marquinhos (Paulinho), Fábio e Miguelzinho.
(*) Preparador de goleiros da Chapecoense que estava no avião que caiu próximo a cidade de Medellín, na Colômbia, no dia 29 de novembro de 2016.

Chicão continua batendo bola entre os amigos veteranos.




sexta-feira, 30 de agosto de 2024

OS GOLEIROS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Gaguinho (in memoriam)


Recebemos a triste notícia que no último dia 22 de agosto de 2024 faleceu o ex-goleiro Gaguinho. Segue nossa homenagem póstuma.

José Nogueira de Souza, o Gaguinho, nasceu em 15 de dezembro de 1936, na cidade de Pirapora, Minas Gerais.
Até seus 14 anos batia bola com seus amigos, jogando na linha. Ao passar para o gol, tornou-se bom goleiro e foi defender o arco do Comercial, de sua cidade natal.
Os bons amistosos realizados contra clubes da região, a boa atuação na inauguração do campo do Ateneu, de Montes Claros, e outros jogos com bom desempenho, fizeram despertar o interesse de outros clubes na contratação de Gaguinho.
Apesar de nunca ter sido a favor de testes de experiências em outros clubes, ainda assim Gaguinho esteve no Atlético Mineiro, em 1957, e também no Bangu, do Rio de Janeiro, treinado pelo técnico Tim e onde conheceu outro goleiro que viria a atuar no futebol brasiliense: Otaziano. Ficou três meses e só não acertou seu ingresso porque o clube carioca não quis oferecer “luvas” no contrato.
No começo do ano de 1960, um tio seu o convidou para vir para Brasília. Relutante, aceitou e chegou à Capital Federal somente depois do carnaval daquele ano.
Naquela época, para despertar o interesse nos jogadores de fora da cidade, os clubes de futebol de Brasília ofereciam emprego nas construtoras ou nos órgãos do Governo do Distrito Federal que estavam sendo criados.
Dessa forma, Gaguinho assinou contrato com o Rabello F. C., time mantido pela Construtora Rabello, passando a morar no acampamento da construtora.
Gaguinho recebeu o Registro nº 135 junto à Federação Desportiva de Brasília.
Sua estreia no Rabello aconteceu em 21 de agosto de 1960, no Estádio Paulo Linhares, vencendo o amistoso contra o Brasil Central, por 4 x 2.
 
O Rabello formou com Gaguinho, Délio e Leocádio; Alaor, Capixaba e Remo; Babá, Matias, Baianinho, Nilo e Antônio. De 1960 até julho de 1966 foi titular absoluto no Rabello, conquistando três títulos de campeão brasiliense de profissionais (1964 a 1966), além de outras conquistas menores, como torneios início e da Prefeitura do Distrito Federal.
Em 1962, Gaguinho foi eleito o melhor goleiro do campeonato pela crônica esportiva de Brasília. No ano seguinte, o DC-Brasília o colocou como o goleiro da “Seleção do Ano”.
Depois do Rabello, foi para o Guará, para onde se transferiu no começo do mês de agosto de 1966. Neste clube, jogou o restante de 1966, em 1967 e um pouco de 1968, quando recebeu convite do radialista Wanderley Mattos para jogar na A. A. Serviço Gráfico, com a garantia de um emprego na gráfica do Senado Federal. Não pensou duas vezes para mudar de ares. Por lá jogou de 1969 a 1971.
Encerrou sua carreira nessa equipe, com problemas intermináveis em seu joelho.
Gaguinho sempre foi titular de todas as seleções formadas por jogadores do futebol de Brasília, a primeira em 16 de abril de 1961, na derrota para a seleção de Goiás. Teve o privilégio de defender os fortes chutes de Pepe, do Santos, de jogar contra Tostão, do Cruzeiro (em partida que foi considerado o melhor jogador em campo), de parar o ataque do Atlético Mineiro no dia 23 de agosto de 1964, no empate de 1 x 1 com o Atlético Mineiro.
Depois que abandonou o futebol oficial, por muitos anos desfilou sua categoria nas peladas jogadas nos campeonatos internos da ASSEFE – Associação dos Servidores do Senado Federal.



quinta-feira, 29 de agosto de 2024

ARQUIVOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão - 1978 - 2º Turno e Fase Final


2º TURNO

BRASÍLIA 2 x 1 DESPORTIVA BANDEIRANTE
Data: 22.10.1978
Local: Pelezão
Árbitro: Pierluigi Semenza
Renda: Cr$ 14.050,00
Expulsão: Gilberto, do Desportiva Bandeirante
Gols: Vanderlei, 44 e Emerson, 65 e 84
BRASÍLIA: Jonas, Ferreti, Luís Carlos, Emerson e Odair; Péricles, Moreirinha (Jonas Foca) e Banana; Albeneir (Bira), Edmar e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.
DESPORTIVA BANDEIRANTE: Wilson, Gilberto, Maurício Pradera, Araújo e Zezé; Paulinho, Capela e China; Carlos, Vanderlei e Aloísio. Técnico: Alaor Capella dos Santos.

SOBRADINHO 1 x 2 TAGUATINGA
Data: 22.10.1978
Local: CAVE
Árbitro: Walterley Pereira
Gols: Aderbal, 12; Wilton, 59 e Peba, 72
SOBRADINHO: Ari, Aderbal, Remo, Sir Peres e Ivanildo (Marco Antônio); Pebinha, Gaúcho e Tote; Maurício, Zé Afonso e Messias. Técnico: Manoel Cajueiro.
TAGUATINGA: Carlos José, Aldair, Dão, Wanner e Xavier (Wilton); Elmo, Marquinhos e Renê; Maurício (Zé Carlos), Peba e Zé Vieira. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.

GAMA 1 x 0 GUARÁ
Data: 22.10.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
Gol: Niltinho, 67
GAMA: Chico, Carlão, Kidão, Manoel Silva e Edvaldo (Kell); Santana, Well e Manoel Ferreira; Júlio, Niltinho (Careca) e Alves. Técnico: Jaime Souza dos Santos.
GUARÁ: Adriano, Neto, Gilvan, Rafael e Ricardo; Roberto, Wellington e Japão (Guilherme); Ivonildo, Paulo Caju e Wilson (Boni). Técnico: Airton Luiz Nogueira.

BRASÍLIA 6 x 1 SOBRADINHO
Data: 29.10.1978
Local: Adonir Guimarães
Árbitro: Cacírio Marinho
Gols: Edmar, 12; Péricles, 55 e 66; Nei, 68; Edmar, 72; Zé Afonso, 80 e Banana, 84
BRASÍLIA: Jonas, Ferreti (Mário), Jonas Foca, Emerson e Luisinho; Paulinho, Péricles (Albeneir) e Banana; Vilmar, Edmar e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.
SOBRADINHO: Nilson, Aderbal, Remo, Mauro e Marcos; Peba, Baduca e Gaúcho; Quincas, Zé Afonso (Marco Antônio) e Maurício (Tote). Técnico: Manoel Cajueiro.

GUARÁ 2 x 0 GRÊMIO
Data: 29.10.1978
Local: CAVE
Árbitro: Oswaldo dos Santos
Gols: Guilherme, 5 e Wellington, 70
GUARÁ: Adriano, Neto, Gilvan, Rafael e Zenildo; Boni (Roberto), Ricardo e Japão; Ivonildo, Wellington e Guilherme (Amauri). Técnico: Airton Luiz Nogueira.
GRÊMIO: Carlão, Zé Wilson, Geraldo, Sabará e Wilson; Walter, Edu (Zezinho) e Wellington (Juarez); Jackson, Cláudio e Chiquinho. Técnico: Otaziano Ferreira da Silva.

GAMA 0 x 0 DESPORTIVA BANDEIRANTE
Data: 01.11.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Adélio Soares Nogueira
GAMA: Chico, Carlão, Kidão, Manoel Silva e Edvaldo; Manoel Ferreira, Vicente (Roldão) e Well (Santana); Júlio, Niltinho e Alves. Técnico: Jaime Souza dos Santos.
DESPORTIVA BANDEIRANTE: Wilson, Zezé, Maurício Pradera, Góes e Moreira; Paulinho, Capela e Esquerdinha; China, Vanderlei e Aloísio. Técnico: José Esmélio.

SOBRADINHO 0 x 2 GAMA
Data: 05.11.1978
Local: Adonir Guimarães
Árbitro: Antônio Barbosa
Renda: Cr$ 17.700,00
Gols: Niltinho, 14 e 23
SOBRADINHO: Nilson, Aderbal, Remo, Mauro (Ivanildo) e Marcos (Pebinha); Tote, Baduca e Gaúcho; Maurício, Nunes e Quincas. Técnico: Manoel Cajueiro.
GAMA: Chico, Edvaldo (Carlão), Kidão, Manoel Silva e Kell; Santana, Well (Júlio) e Manoel Ferreira; Roldão, Niltinho e Alves. Técnico: Jaime Souza dos Santos.

GRÊMIO 2 x 1 DESPORTIVA BANDEIRANTE
Data: 05.11.1978
Local: CAVE
Árbitro: Vicente de Paulo
Gols: Cláudio, 41 e 57 e Capela, 75
GRÊMIO: Carlão, Zé Wilson, Walter, Sabará (Coutinho) e Wilson; Geraldo, Zezinho e Chiquinho; Jackson, Cláudio e Celso (Soares). Técnico: Otaziano Ferreira da Silva.
DESPORTIVA BANDEIRANTE: Wilson, Gilberto (Araújo), Maurício Pradera, Góes e Zezé; Paulinho, Capela e Esquerdinha; Carlos, Vanderlei (Messias) e Aloísio. Técnico: Alaor Capella dos Santos.

TAGUATINGA 0 x 2 BRASÍLIA
Data: 10.11.1978
Local: Serejão
Árbitro: Cacírio Marinho
Renda: Cr$ 15.500,00
Gols: Banana, 17 e Raimundinho, 40
TAGUATINGA: Carlos José, Aldair, Dão, Wanner e Renê; Warlan, Lindário e Elmo (Belo); Marquinhos, Zé Carlos (Nonato) e Zé Vieira. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.
BRASÍLIA: Déo, Luisinho, Jonas Foca, Emerson e Odair; Paulinho, Raimundinho e Péricles; Banana, Edmar e Nei (Albeneir). Técnico: Cláudio Garcia.

GAMA 3 x 1 TAGUATINGA
Data: 12.11.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
Renda: Cr$ 30.020,00
Gols: Niltinho, 10; Lindário, 25; Manoel Ferreira, 38 e Well, 48
GAMA: Chico, Carlão, Kidão, Manoel Silva e Edvaldo; Santana, Well e Manoel Ferreira; Roldão (Cláudio), Niltinho (Kell) e Alves. Técnico: Jaime Souza dos Santos.
TAGUATINGA: Carlos José, Aldair, Dão, Wanner e Nonato; Warlan (Peba), Lindário e Elmo; Wilton (Juarez), Zé Vieira e Marquinhos. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.

GUARÁ 0 x 4 DESPORTIVA BANDEIRANTE
Data: 12.11.1978
Local: CAVE
Árbitro: José Mário Vinhas
Gols: China, 22; Carlos, 28; Aloísio, 31 e Carlos, 61
Expulsão: Wellington, do Guará
GUARÁ: Adriano, Neto, Luiz Fernando, Rafael e Ricardo; Roberto (Japão), Nicácio e Paulo Caju; Jorge, Wellington e Guilherme (Amauri). Técnico: Airton Luiz Nogueira.
DESPORTIVA BANDEIRANTE: Wilson, Gilberto, Zezé, Góes e Moreira; Capela, China e Esquerdinha; Carlos, Messias e Aloísio. Técnico: Alaor Capella dos Santos.

GRÊMIO 2 x 2 SOBRADINHO
Data: 12.11.1978
Local: CAVE
Árbitro: Adélio Nogueira Soares
Expulsão: Soares.
Gols: no 1º tempo, pela ordem - Aderbal, Jackson e Luiz Carlos; no 2º tempo, Marco Antônio.
GRÊMIO: Carlão, Zé Wilson (Coutinho), Walter, Sabará e Wilson; Geraldo, Zezinho e Celso (Soares); Jackson, Luiz Carlos e Alécio. Técnico: Otaziano Ferreira da Silva.
SOBRADINHO: Nilson, Aderbal, Remo, Mauro e Ivanildo; Pebinha, Baduca e Gaúcho; Quincas, Maurício e Tote (Marco Antônio). Técnico: Manoel Cajueiro.

GAMA 1 x 2 BRASÍLIA
Data: 19.11.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: José Mário Vinhas
Renda: Cr$ 120.000,00
Gols: Roldão, 2; Banana, 33 e Péricles, 57
GAMA: Chico, Carlão, Kidão, Manoel Silva e Edvaldo; Santana, Well e Manoel Ferreira; Roldão (Cláudio), Niltinho e Alves (Júlio). Técnico: Jaime Souza dos Santos.
BRASÍLIA: Déo, Luisinho, Jonas Foca, Emerson e Odair; Paulinho, Raimundinho e Péricles; Banana, Edmar e Albeneir. Técnico: Cláudio Garcia.

SOBRADINHO 1 x 0 GUARÁ
Data: 19.11.1978
Local: Augustinho Lima
Árbitro: Cacírio Marinho
Gol: Marco Antônio, 80
SOBRADINHO: Nilson, Aderbal (Ivanildo), Remo, Mauro e Marcos; Pebinha, Baduca e Gaúcho; Marco Antônio, Quincas (Tote) e Maurício. Técnico: Manoel Cajueiro.
GUARÁ: Adriano, Neto (Maurício), Gilvan, Rafael e Cidão; Japão, Roberto e Boni; Ricardo, Amauri (Robério) e Guilherme. Técnico: Airton Luiz Nogueira.

TAGUATINGA 1 x 1 GRÊMIO
Data: 19.11.1978
Local: Serejão
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
Expulsões: Chiquinho e Aldair.
Gols: Zé Vieira, 36 e Jackson, 44
TAGUATINGA: Wilmar Gato, Aldair, Duda, Wanner e Xavier; Renê, Warlan e Elmo; Lindário, Zé Vieira e Zé Carlos. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.
GRÊMIO: Carlão (Batista), Zé Wilson (Coutinho), Walter, Sabará e Wilson; Geraldo, Zezinho e Chiquinho; Jackson, Cláudio e Celso. Técnico: Otaziano Ferreira da Silva.

TAGUATINGA 0 x 3 BRASÍLIA
Data: 22.11.1978
Local: Serejão
Árbitro: Walterley Pereira
Gols: Edmar, 13, 26 e 85
Obs.: anulado pelo TJD.
TAGUATINGA: Carlos José, Warlan, Nonato, Wanner e Xavier; Renê, Elmo e Zé Vieira; Risadinha, Peba e Osmar. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.
BRASÍLIA: Déo, Luís Carlos, Jonas Foca, Emerson (Mário) e Odair; Paulinho, Péricles e Banana; Albeneir, Edmar e Moreirinha (Nei). Técnico: Cláudio Garcia.

BRASÍLIA 2 x 2 GRÊMIO
Data: 26.11.1978
Local: Pelezão
Árbitro: Arnóbio Passos
Renda: Cr$ 10.130,00
Gols: Cláudio, 2 e 15; Nei, 75 e Edmar, 82
BRASÍLIA: Déo, Odair, Emerson, Luís Carlos e Luisinho; Paulinho (Jonas Foca), Raimundinho e Banana; Albeneir (Vilmar), Edmar e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.
GRÊMIO: Carlão (Batista), Coutinho, Walter, Geraldo e Wilson; Sabará, Zezinho e Edu (Wellington); Jackson, Cláudio e Alécio. Técnico: Otaziano Ferreira da Silva.

SOBRADINHO 1 x 4 DESPORTIVA BANDEIRANTE
Data: 26.11.1978
Local: Augustinho Lima
Árbitro: Vicente de Paulo
Expulsão: Mauro, do Sobradinho
Gols: Messias, 3 e 15; Vanderlei, 60 e 77 e Baduca, 89
SOBRADINHO: Nilson, Aderbal, Remo (Ivanildo), Mauro e Marcos (Milton); Pebinha, Baduca e Gaúcho; Marco Antônio, Maurício e Tote. Técnico: Manoel Cajueiro.
DESPORTIVA BANDEIRANTE: Wilson, Zezé, Gilberto, Góes e Araújo; Capela, China e Paulinho; Carlos, Messias e Aloísio. Técnico: Alaor Capella dos Santos.

TAGUATINGA 0 x 0 GUARÁ
Data: 26.11.1978
Local: Serejão
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
TAGUATINGA: Carlos José, Dão, Wanner, Aldair e Duda; Warlan (Jeovah), Marquinhos e Lindário; Risadinha (Wilton), Peba e Zé Vieira. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.
GUARÁ: Adriano, Ricardo, Gilvan, Rafael e Zenildo; Neto, Japão e Boni; Ivonildo, Guilherme e Nicácio (Wellington). Técnico: Airton Luiz Nogueira.

GAMA 1 x 1 TAGUATINGA
Data: 30.11.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
Renda: Cr$ 6.220,00
Expulsão: Roldão
Gols: Santana, 43 e Wanner, 45
GAMA: Chico, Well, Carlão (Edvaldo), Santana e Kell; Manoel Ferreira, Júlio e Vicente; Roldão, Careca e Alves. Técnico: Jaime Souza dos Santos.
TAGUATINGA: Carlos José, Aldair, Dão, Wanner e Xavier; Warlan, Marquinhos (Lelé) e Elmo; Nonato, Wilton e Zé Vieira. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.

GUARÁ 0 x 2 BRASÍLIA
Data: 03.12.1978
Local: CAVE
Árbitro: José Mário Vinhas
Gols: Péricles, 44 e Albeneir, 85
GUARÁ: Adriano, Ricardo, Gilvan, Rafael e Zenildo; Japão (Paulo Caju), Boni e Neto; Ivonildo, Guilherme (Wellington) e Nicácio. Técnico: Airton Luiz Nogueira.
BRASÍLIA: Jonas, Ferreti, Jonas Foca, Emerson e Luisinho; Paulinho, Raimundinho e Péricles; Banana, Edmar (Albeneir) e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.

DESPORTIVA BANDEIRANTE 2 x 1 TAGUATINGA
Data: 03.12.1978
Local: Serejão
Árbitro: Cacírio Marinho
Gols: Warlan, 30; Capela, 65 e Vanderlei, 75
DESPORTIVA BANDEIRANTE: Wilson, Gilberto, Maurício Pradera, Góes e Araújo; Capela, China (Esquerdinha) e Paulinho; Carlos (Vanderlei), Messias e Aloísio. Técnico: Alaor Capella dos Santos.
TAGUATINGA: Wilmar Gato, Xavier (Júlio César), Dão, Wanner e Araújo; Marquinhos, Warlan e Lindário; Wilton (Duda), Zé Vieira e Jeovah. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.

GAMA 1 x 1 GRÊMIO
Data: 03.12.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Adélio Nogueira
Gols: Chiquinho, 25 e Júlio, 56
GRÊMIO: Batista, Coutinho, Walter, Sabará (Zé Wilson) e Wilson; Geraldo, Zezinho e Edu (Alécio); Jackson, Cláudio e Chiquinho. Técnico: Otaziano Ferreira da Silva.
GAMA: Chico, Careca, Zinha, Manoel Silva e Kell; Santana, Manoel Ferreira e Well (Vicente); Júlio, Niltinho e Alves (Cleiton). Técnico: Jaime Souza dos Santos.

CLASSIFICAÇÃO DO 2º TURNO

CF

CLUBES

J

V

E

D

GF

GC

SG

PG

BRASÍLIA

6

5

1

0

17

5

12

11

GAMA

6

3

2

1

8

4

4

8

DESPORTIVA BANDEIRANTE

6

3

1

2

12

6

6

7

GRÊMIO

6

1

4

1

8

9

-1

6

TAGUATINGA

6

1

2

3

5

10

-5

4

GUARÁ

6

1

1

4

2

8

-6

3

SOBRADINHO

6

1

1

4

6

16

-10

3


Obs.: o Brasília ganhou um ponto de bonificação para a Fase Final.

FASE FINAL

BRASÍLIA 3 x 0 GUARÁ
Data: 10.12.1978
Local: Pelezão
Árbitro: Cacírio Marinho
Renda: Cr$ 10.030,00
Expulsão: Gilvan
Gols: Edmar, 24; Nei, 38 e Luisinho, 43
BRASÍLIA: Jonas, Ferreti, Jonas Foca, Emerson e Luisinho; Paulinho (Odair), Raimundinho e Péricles (Vilmar); Banana, Edmar e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.
GUARÁ: Adriano, Ricardo, Gilvan, Rafael e Zenildo; Japão, Marquinhos e Nicácio; Ivonildo (Serginho), Guilherme (Wellington) e Boni. Técnico: Airton Luiz Nogueira.

GAMA 0 x 1 TAGUATINGA
Data: 10.12.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Adélio Nogueira
Gol: Peba, 85
GAMA: Chico, Carlão (Kell), Kidão, Manoel Silva e Edvaldo; Santana, Manoel Ferreira e Júlio (Vicente); Roldão, Niltinho e Alves. Técnico: Jaime Souza dos Santos.
TAGUATINGA: Wilmar Gato, Aldair, Dão, Wanner (Júlio César) e Araújo; Marquinhos, Lindário e Zé Vieira; Peba, Wilton e Zé Carlos. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.

TAGUATINGA 0 x 0 BRASÍLIA
Data: 13.12.1978
Local: Serejão
Árbitro: Cacírio Marinho
Renda: Cr$ 5.800,00
TAGUATINGA: Carlos José, Aldair, Dão, Wanner e Araújo (Duda); Marquinhos, Lindário e Zé Vieira; Risadinha, Wilton e Zé Carlos. Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.
BRASÍLIA: Jonas, Ferreti, Jonas Foca, Emerson e Luisinho; Paulinho, Péricles e Banana; Albeneir (Vilmar), Edmar e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.

GAMA 2 x 2 GUARÁ
Data: 13.12.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: José Mário Vinhas
Gols: Wellington, 10; Carlão, 49; Guilherme, 60 e Roldão, 70
GAMA: Chico, Carlão, Santana, Manoel Silva e Kell; Júlio (Cláudio), Vicente e Manoel Ferreira; Roldão, Careca (Well) e Alves. Técnico: Jaime Souza dos Santos.
GUARÁ: Adriano, Ricardo, Neto, Rafael e Zenildo; Japão (Paulo), Marquinhos e Boni; Ivonildo, Guilherme (Nicácio) e Wellington. Técnico: Airton Luiz Nogueira.

TAGUATINGA 0 x 1 GUARÁ
Data: 17.12.1978
Local: Serejão
Árbitro: Adélio Nogueira
Expulsões: Zé Vieira, Wanner e Aldair, todos do Taguatinga
Gol: Rafael, 43
TAGUATINGA: Wilmar Gato, Warlan, Aldair, Wanner e Araújo; Marquinhos, Lindário e Zé Vieira; Risadinha, Wilton e Peba (Júlio César). Técnico: Eurípedes Bueno de Moraes.
GUARÁ: Adriano, Ricardo, Gilvan, Rafael e Zenildo; Boni, Neto (Roberto) e Marquinho; Ivonildo, Guilherme e Nicácio. Técnico: Airton Luiz Nogueira.

GAMA 0 x 1 BRASÍLIA
Data: 17.12.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
Renda: Cr$ 30.160,00
Gol: Nei, 38
GAMA: Chico, Santana (Junior), Kidão, Manoel Silva e Edvaldo; Vicente, Well e Manoel Ferreira; Roldão, Niltinho e Júlio (Carlão). Técnico: Jaime Souza dos Santos.
BRASÍLIA: Jonas, Ferreti, Jonas Foca, Emerson e Luisinho; Paulinho, Raimundinho e Péricles (Odair); Banana (Albeneir), Edmar e Nei. Técnico: Cláudio Garcia.

CLASSIFICAÇÃO DA FASE FINAL

CF

CLUBES

J

V

E

D

GF

GC

SG

PG

BRASÍLIA

3

2

1

0

4

0

4

7

TAGUATINGA

3

1

1

1

1

1

0

3

GUARÁ

3

1

1

1

3

5

-2

3

GAMA

3

0

1

2

2

4

-2

1


CLASSIFICAÇÃO GERAL

CF

CLUBES

J

V

E

D

GF

GC

SG

PG

BRASÍLIA

15

12

3

0

37

6

31

29

TAGUATINGA

16

4

7

5

13

16

-3

15

GUARÁ

15

3

6

6

8

15

-7

12

GAMA

16

6

6

4

16

13

3

18

DESPORTIVA BANDEIRANTE

12

3

3

6

14

13

1

9

GRÊMIO

12

1

7

4

11

20

-9

9

SOBRADINHO

12

2

4

6

9

25

-16

8