quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TÚNEL DO TEMPO: O QUE ACONTECEU HÁ 50 ANOS (01 a 15 de setembro de 1961)




01.09.1961
A Federação Desportiva de Brasília recebeu o ofício nº 33/61, do Brasil Central Atlético Clube, comunicando sua nova diretoria e sua transferência para a cidade de Taguatinga.
Neste dia, também o Rabello Futebol Clube informou os novos escolhidos para comporem sua Diretoria.

03.09.1961
Aconteceu a sétima rodada do campeonato brasiliense de futebol.
No Estádio Duílio Costa, o Planalto venceu o Alvorada, por 2 x 0, gols de Rui e Vitinho. O árbitro foi Moacir Siqueira.
Pelo mesmo marcador, o Nacional derrotou o Grêmio. Os gols foram de Zezito e Toninho. O jogo teve como local o Estádio Israel Pinheiro e Nilzo de Sá na arbitragem.
No terceiro e último jogo do dia, o Rabello goleou o Guará por 4 x 0, com dois gols de Nilo e um de Joãozinho e Arnaldo. Jorge Cardoso foi o árbitro e a partida foi realizada no Estádio Paulo Linhares.
A rodada foi marcada pela solicitação de desistência do time do Sobradinho (enfrentaria o Defelê), que passava por uma grave crise financeira. A partir de então, as rodadas do campeonato passariam a ter apenas três jogos, com uma das equipes sempre folgando.

07.09.1961
Aproveitando o feriado nacional, o Rabello excursionou até a cidade de Paracatu (MG), onde realizou um amistoso interestadual, derrotando o local Santana Futebol Clube, pelo marcador de 4 x 2.
Também em Brasília alguns clubes aproveitaram para realizar amistosos. O Colombo venceu o Planalto, por 2 x 1, e Guanabara e Guará empataram em 0 x 0.

08.09.1961
O Sobradinho comunica a formação de sua nova Diretoria e credencia Rosalvo Freire de Azevedo para representá-lo junto à Federação Desportiva de Brasília.

10.09.1961
Tem início o Segundo Turno do Campeonato Brasiliense de Futebol nas suas duas Divisões.
Na Primeira Divisão, no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê levou a melhor sobre o Alvorada, por 2 x 0, com gols de Jorge e Sérgio. Nilzo de Sá foi o árbitro.
Também em seu campo, o Estádio Paulo Linhares, o Rabello fez 3 x 1 para cima do Grêmio. Paulo, Arnaldo e Carioca marcaram os gols do Rabello e Wilton o gol de honra do Grêmio. Lourandyr de Castro Gomes atuou como árbitro da partida.
O único clube que não aproveitou o mando de campo foi o Planalto. Jogando em seus domínios, o Estádio Duílio Costa, foi surpreendido pelo Nacional, que o derrotou por 1 x 0, gol de Jadir. O árbitro do jogo foi Jorge Cardoso.

Já o segundo turno da Segunda Divisão apresentou dois jogos: o Colombo goleou o Real por 4 x 0 e o Guanabara derrotou o La Salle pelo placar de 3 x 1.



Um comentário:

  1. Bom dia,

    Parabens pelo blog!

    Estou produzindo um documentario sobre a historia do futebol brasiliense. Se for possivel, gostaria de entrar em contato com voce!

    email: diego_nogget@hotmail.com

    ResponderExcluir