domingo, 18 de março de 2012

PERSONAGENS & PERSONALIDADES: MARRETA


Marreta, no Taguatinga, campeão brasiliense de 1981

Raimundo Ribeiro Campos, o Marreta, nasceu em Fortaleza (CE), em 29 de fevereiro de 1940.
O apelido Marreta adquiriu nas peladas realizadas nas praias de Fortaleza. Era muito forte fisicamente e, quando partia em direção às jogadas, o fazia sempre com muita virilidade. Seu estilo de jogo fazia lembrar um ex-jogador do Ferroviário local que tinha o apelido de Marreta. Assim, passou a ser conhecido como Marretinha.
Com pouco mais de 20 anos, resolveu partir para a aventura que era construir a nova Capital do Brasil. Chegando a Brasília, conseguiu emprego no antigo Departamento de Força e Luz - DFL, onde tomou posse em 1º de dezembro de 1960. Como sempre foi apaixonado pelo futebol, antes mesmo de encerrar o ano de 1960, passou a trabalhar como massagista no time do Defelê, lá permanecendo quatro anos e conquistando o título de tricampeão brasiliense (1960 a 1962). Em seguida, foi contratado pelo Rabello, indicado por Waldyr "Didi" de Carvalho, treinador com quem havia trabalhado no Defelê.
Ficou no Rabello por dois anos e, logo depois, foi contratado pelo Luziânia Esporte Clube e, em seguida, pelo Grêmio Esportivo Brasiliense. Nesse período foi requisitado para várias seleções universitárias de Brasília, nas quais teve a satisfação de disputar vários campeonatos brasileiros universitários.
A projeção da carreira de massagista no futebol de Brasília aconteceu na década de 70, quando o CEUB passou a disputar o Campeonato Brasileiro. Também fizeram parte de sua vida profissional passagens pelos clubes Sobradinho E. C. e Clube de Regatas Guará, entre outros.
Além de prestar com orgulho seus serviços de massagista esportivo para vários clubes do futebol brasiliense, Marreta também dedicou sua arte a outros clubes sociais de Brasília, entre eles Minas Brasília Tênis Clube, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) - onde permaneceu por quase vinte anos, Associação dos Delegados de Polícia do DF e Associação dos Magistrados do Distrito Federal.
Criador da "Pelada do Marreta" em 1978, na AABB, com a finalidade de promover a confraternização de ex-atletas com jogadores que passaram pelo futebol de Brasília e passaram a defender agremiações de outros Estados e até do Exterior. Com essa iniciativa já tivemos a oportunidade de verem desfilando em gramados brasilienses craques como Paulo Vitor, Edmar, Junior Brasília, Péricles, Banana, Nonoca, Lúcio, Renaldo, entre outros, que pertenciam a chamada "Legião Estrangeira". Os veteranos João Dutra, Sir Peres, Nilo, Raimundinho, Raspinha, Alaor Capela, Wander Abdalla, Edilson Braga e Morales, entre outros. O sucesso da pelada foi tão grande que se estendeu para o Minas Brasília Tênis Clube, Iate Clube, ASEEL, Clube Unidade Vizinhança da Vila Planalto, Associação do Banco Regional (ABR), Associação dos Magistrados de Brasília (AMAGIS-DF) e ART Telebrasília.
Em 13 de março de 2001 foi-lhe concedido o título de Cidadão Honorário de Brasília, após a aprovação do projeto do Deputado Silvio Linhares, de nº 497, da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Respeitado e admirado pelos serviços prestados ao futebol de Brasília, foi um dos fundadores da Associação dos Desportistas Amadores e Profissionais do Futebol do Distrito Federal (ADAPDF).
Hoje, Marreta trabalha como massagista da equipe masculina de basquete do UniCeub, de Brasília.

5 comentários:

  1. Grande Marreta, quando joguei Basquete na AABB na decada de 80 la estava ele cuidando de todos nos. Forte abraço meu amigo

    ResponderExcluir
  2. O Marreta faleceu ( pela informação que tive no intervalo de tempo de 2020 até aqui, não sei a data precisa),mashá tantas reportagens sobre ele e sobre seu falecimento não vi nada.

    ResponderExcluir
  3. Galera o marreta continua vivo é meu tio avô irmão do meu avô materno conheço ele a anos sei como ele é incrível até hoje

    ResponderExcluir
  4. Grande profissional! Tive a oportunidade de trabalhar com ele na AABB BRASILIA durante 9 anos! Tidas as h9menagens merecidas!

    ResponderExcluir