terça-feira, 24 de julho de 2012

GAMA 5 x 0 GUARANI



    
No dia 7 de novembro de 2001, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Gama aplicou a maior goleada de sua história na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Derrotou o Guarani, de Campinas (SP), por 5 x 0.
Além disso, se afastou da zona de rebaixamento. Com a histórica goleada, subiu uma posição na tabela, da 23ª para a 22ª.
Curiosamente, todos os cinco gols saíram de jogadas pela direita e foram marcados por atletas que já vestiram a camisa do Guarani: Romualdo (2000), Lindomar (2001) e Mauro (1999/2000), artilheiro da tarde com três gols.
Os outros destaques da partida foram o lateral-direito Wilson Goiano, que participou de três gols, e o atacante Anderson, com participação em dois.
O passeio do Gama na etapa inicial foi de deixar o Guarani tonto. Em média, o Gama fez um gol a cada cinco minutos.
O primeiro da série saiu aos seis. Wilson Goiano cobrou falta pela direita e Romualdo desviou de cabeça.
O Guarani nem tinha se recuperado direito quando tomou o segundo, três minutos depois. Wilson Goiano cobrou escanteio, pela direita, e foi a vez de Mauro usar a cabeça para completar.
Para azar dos visitantes, os donos da casa queriam mais. E a goleada começou a tomar forma aos 18 minutos. Anderson avançou pela direita, foi à linha de fundo e deu passe para Romualdo. O atacante fez o corta-luz e Lindomar finalizou.
Três minutos depois, Wilson Goiano recebeu um lançamento na medida de Anderson e cruzou para Mauro, que só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes.
Aos 31 minutos, o Gama chegou ao seu quinto gol, com Mauro completando um cruzamento de Romualdo.
No segundo tempo, o Gama colocou o pé no freio. Fez apenas duas tentativas de gol, contra seis do Guarani, sem muito perigo.
Eis a súmula do jogo:
GAMA 5 x 0 GUARANI
Data: 7 de novembro de 2001
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA)
Público e renda: não divulgados.
Gols: Romualdo, 6; Mauro, 9; Lindomar, 18; Mauro, 21 e 31.
Cartões amarelos: Deda, Caio e Henrique.
GAMA: Ronaldo, Wilson Goiano, Nen, Jairo e Rochinha; Deda, Róbston e Lindomar; Romualdo (Valenciano), Mauro (Reinaldo) e Anderson (Gérson). Técnico: Sérgio Alexandre.
GUARANI: Gléguer, Luciano Baiano, Edu Dracena, Sangaletti e Jadílson; Henrique, Caio (Fausto), Eduardo Marques e Fumagalli (Éderson); Léo (Marcinho) e Sinval. Técnico: Zé Mário.



5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, José Ricardo. Parabéns pelo blog. Mas discordo da inclusão dessa partida na categoria "Jogos Inesquecíveis", apesar do resultado expressivo em favor do Gama. Digo isso porque eu estava no Mané Garrincha nesse dia: foi uma tarde morta num meio de semana e não havia praticamente ninguém no estádio. Eu mesmo só resolvi ir ao Mané, acompanhado de um amigo, quando o primeiro tempo já estava perto do fim. Pegamos o carro no final da Asa Sul, estacionamos sem problemas e compramos ingresso sem fila. E não vimos nenhum gol, já que o resultado foi construído no primeiro tempo. Acho que o Gama já protagonizou vitórias muito mais importantes. Grande abraço. Renato Freire.

    ResponderExcluir
  3. Caro Renato, coloquei o jogo nessa seção por considerar que vencer o Guarani, que já foi campeão brasileiro, com uma grande goleada, não acontece todos os dias e foi uma demonstração de força do futebol brasiliense sobre o paulista, considerado, com todos os méritos, o melhor do Brasil. Independente se tinha ou não torcida ou o jogo não valia mais nada, certamente passou a fazer parte da história do Gama e tornou-se inesquecível para qualquer outro torcedor do Gama, mesmo aquele que não foi no estádio nesse dia.
    O Gama teve várias vitórias importantes mas, nem por isso, esse jogo deve deixar de fazer parte deles.
    Abraço.
    Zé Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Caro Renato, coloquei o jogo nessa seção por considerar que vencer o Guarani, que já foi campeão brasileiro, com uma grande goleada, não acontece todos os dias e foi uma demonstração de força do futebol brasiliense sobre o paulista, considerado, com todos os méritos, o melhor do Brasil. Independente se tinha ou não torcida ou o jogo não valia mais nada, certamente passou a fazer parte da história do Gama e tornou-se inesquecível para qualquer outro torcedor do Gama, mesmo aquele que não foi no estádio nesse dia.
    O Gama teve várias vitórias importantes mas, nem por isso, esse jogo deve deixar de fazer parte deles.
    Abraço.
    Zé Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Tranquilo, José Ricardo. Entendo seu critério. E é uma pena que o Gama esteja longe de reviver os tempo de Série A. Quem viu, viu. Abraço, Renato.

    ResponderExcluir