sexta-feira, 13 de julho de 2012

A INAUGURAÇÃO DO PELEZÃO



Equipe do Siderúrgica, que inaugurou o novo estádio
No dia 21 de abril de 1965 Brasília comemorava seu 5º ano de existência.
O futebol de Brasília crescia muito, passou a ter representantes na Taça Brasil e necessitava de um estádio à altura.
Assim, mesmo de forma parcial, também no dia 21 de abril de 1965, foi inaugurado o novo estádio de futebol de Brasília, que viria a ser o futuro Pelezão. Na época, passou a ser chamado extraoficialmente de Estádio Nacional de Brasília.
O projeto foi do arquiteto carioca Milton Ramos (que morreu em 2 de agosto de 2008), também vencedor do projeto do Itamarati, em concurso realizado entre seis arquitetos de Brasília.
A companhia construtora vencedora da concorrência por empreitada foi a Rabello S.A.
O prefeito de Brasília era Plínio Catanhede.
A Comissão Executiva das obras era formada por Hugo Mósca, Wilson de Andrade e Luiz Fernando Muniz. E a Comissão Técnica por Ciro Machado do Espírito Santo, Gilberto Scarpa e Salvador Aversa.
A entrada foi franca (portões abertos) e a súmula desse primeiro jogo foi a seguinte:

SELEÇÃO DO DISTRITO FEDERAL 1 x 3 SIDERÚRGICA (MG)
Árbitro: Jorge Cardoso
Gols: Zé Emílio, 22 (1º gol do novo estádio), Silvestre, 44, Djalma, 51 e Noventa, 85.
SELEÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: Zé Walter (Defelê), Aderbal (Rabello), Gegê (Rabello), Sir Peres (Colombo) e Wilson (Defelê); Zé Maria (Rabello) e Beto Pretti (Rabello); Sabará (Rabello) (Nobre), Djalma (Rabello), Sabino (Colombo) (Clarindo - Rabello) e Arnaldo (Defelê).
SIDERÚRGICA: Djair, Geraldino (Hamilton), Chiquito, Edson (Tim) e Zé Luiz; Dawson e Silvestre (Fiel); Ernâni, Zé Emílio (Altino), Noventa e Canhoteiro (Raimundo).


2 comentários:

  1. Em 1969 o Coenge Futebol Clube o melhor time de Brasilia na época ganhou do Siderúrgica. O time do Coenge em 69 cedeu 8 jogadores para a seleção Brasiliense de Futebol e jogou no Pelezão contra o Flamengo que tinha o jogador Garrincha como principal destaque.

    ResponderExcluir
  2. Em 1969 o Siderúrgica nem existia mais. Foi extinto em 1967.

    ResponderExcluir