sexta-feira, 22 de setembro de 2023

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: a primeira excursão ao Norte do Brasil - 1967



Antes do embarque: de pé, da esquerda para a direita, Dico, Zezé, Sabará, Didi, Cid, Dão, Vantuil, Mello, Paulo Roberto, Samuel Lopes (técnico), Zé Maria e Márcio Télio (jornalista)
Agachados, na mesma ordem: Marreta, Tião, Jonas, Luiz, Paulinho, Hélio, Fuminho e Edinho

Pelo vôo 220 da Vasp, às 8 horas e 30 minutos do dia 14 de abril de 1967, a delegação do Rabello viajou rumo a Belém (PA), onde começaria sua excursão por gramados do norte do Brasil.
Seria a primeira excursão de um clube brasiliense ao norte do Brasil, jogando, mais precisamente, em Belém (PA) e Teresina (PI).
A delegação estava assim composta: Chefe – Aliatar Pinto de Andrade; Técnico – Samuel Lopes; Jornalista – Márcio Télio; Enfermeiro – Fuminho e Massagista, Roupeiro – Marreta e 18 jogadores, a saber: Dico, Paulo Roberto, Dão, Mello, Carlão, Luiz, Wantuil, Didi, Tião, Zé Maria, Paulinho, Zezé, Sabará, Cid, Carlinhos, Edinho, Hélio e Jonas.
Zé Walter apresentou um problema de última hora, que não pôde ser resolvido em tempo suficiente para que seu nome fosse incluído entre os que viajaram. Também não viajaram João Dutra e Serginho.

OS JOGOS

O alvinegro brasiliense disputou cinco jogos nessas cidades, obtendo duas vitórias, dois empates e uma derrota.

A ESTREIA DIANTE DO PAYSANDU

Sua estreia aconteceu no dia 16 de abril de 1967, no Estádio da Curuzu, diante do Paysandu, que estreava o ex-goleiro Carlos Castilho como seu treinador. O Paysandu venceu por 3 x 1. Bené marcou os três gols do bicolor paraense.

EMPATE COM O CLUBE DO REMO

No dia 19 de abril de 1967 o Rabello enfrentaria outro grande time de Belém, o Clube do Remo. Conquistou um grande resultado ao empatar em 1 x 1. Paulinho, aos 15 minutos do 1º tempo marcou o gol do Rabello. O alvinegro sustentou essa vantagem até faltarem dez minutos para o encerramento do jogo, quando sofreu o empate, por intermédio de Luís Carlos.
O empate fez justiça ao bom futebol apresentado pelas duas equipes. Houve oportunidades perdidas dos dois lados, servindo a trave como a salvação do Rabello em dois lances, com Dico batido. Também o Rabello perdeu mais de duas oportunidades de gol.
Paulinho, Edinho, Zé Maria e Wantuil foram os nomes de maior destaque no Rabello.
Jogou o Rabello com Dico, Didi, Mello, Wantuil e Hélio (Dão); Luiz, Zé Maria e Paulinho (Tião); Zezé, Cid e Edinho. O Clube do Remo atuou com Florisvaldo, Ribeiro (Íris), Socó, Nagel e Assis; Oberdan e Luís Carlos; Magalhães, Rangel, Zezé (Edvard) (Afonso) e Neves.
O árbitro foi Antônio Santos, da Federação Paraense de Futebol, e a renda alcançou NCr$ 40.950,00.


Hélio, Didi, Dico, Luiz, Mello e Wantuil
Zezé, Zé Maria, Cid, Paulinho e Edinho


SEGUNDO JOGO CONTRA O REMO

Como era comum na época, tendo acontecido empate no primeiro encontro, normalmente os clubes disputavam outro jogo. E este aconteceu no dia 23 de abril de 1967: novo empate em 1 x 1 entre Remo e Rabello.No Remo, o destaque era o atacante Amoroso, ex-Botafogo, do Rio de Janeiro.

1º JOGO NO PIAUÍ: VITÓRIA SOBRE O FLAMENGO

O Rabello deixou Belém no dia 24 de abril de 1967 e seguiu para Teresina, capital do Piauí, onde o aguardava dois outros encontros contra clubes da cidade. A delegação do Rabello hospedou-se no Hotel Central.
Estreando em gramados piauienses, no dia 27 de abril de 1967, no Estádio Lindolfo Monteiro, o Rabello conquistou sua primeira vitória, ao derrotar o Flamengo local por 1 x 0, gol de Edinho, aos 40 minutos do 2º tempo.
O goleiro Dico e o zagueiro Wantuil foram os destaques do Rabello.
O Rabello jogou com Dico, Dão (Hélio), Mello, Wantuil e Didi; Luiz, Zé Maria e Tião; Zezé (Sabará), Cid e Edinho. Flamengo: Luiz Mário, Maneca, Amadeu, Estácio e Matintim; Gringo e Nilson (Salvador); Massarico, Evandro, Mano e Edu.

NOVA VITÓRIA EM TERESINA

Encerrando a sua temporada em gramados do Norte/Nordeste, o Rabello colheu um grande triunfo no dia 30 de abril de 1967, ao vencer o River, por 3 x 0, no mesmo Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI).
No 1º tempo, Carlinhos inaugurou o marcador aos 43 minutos. No 2º, Cid marcou duas vezes, aos 30 e 40 minutos, definindo o placar de 3 x 0 a favor do Rabello.
O árbitro foi David Pinto de Almeida e a renda de NCr$ 3.977,20.
Jogaram as equipes assim: RABELLO - Dico, Didi, Mello, Wantuil e Hélio; Luiz (Carlão), Zé Maria e Tião; Zezé (Sabará), Cid e Carlinhos (Edinho). RIVER - Antônio João, Gildo, Gereba, Paulo e Louro; Mariano e Wilmar; Mariola, Valdeck (Clemilson), Tassu (Riba) (Paulinho) e Escurinho.
Tempos depois, o goleiro Dico e o atacante Roberto transferiram-se para o Clube do Remo. Dico se tornou um dos maiores ídolos da história do Clube do Remo, conquistando seis títulos paraenses e se tornando o goleiro mais vitorioso desde que o futebol do Pará foi profissionalizado.

O DESEMBARQUE EM BRASÍLIA

A delegação do Rabello desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília às 17:45 horas do dia 1º de maio de 1967.
Além de inúmeros familiares dos membros da comitiva, um grande número de torcedores aguardava a delegação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário