segunda-feira, 18 de setembro de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Zé Paulo


Zé Paulo, Roberto Soares e Ely

José Paulo de Oliveira e Souza nasceu no dia 18 de setembro de 1940, na cidade de Além Paraíba (MG). Filho de desportista, ainda cedo começou a correr atrás da bola, atividade que deu sequência na adolescência, até chegar no quartel, onde participava do time de futebol de salão.
Sobrinho do ex-dirigente do Defelê, Roberto Soares, Zé Paulo disputava o campeonato do Departamento Autônomo do Rio de Janeiro quando foi convidado, em julho de 1960, para jogar no Defelê, ao lado do seu primo Ely. Zé Paulo que sempre teve um vigor físico privilegiado e um toque de bola refinado, não demorou a conquistar sua posição, primeiro como quarto-zagueiro e depois como lateral, pois ia à linha de fundo e efetuava ótimos cruzamentos para os atacantes.
Ramiro, Zé Paulo e Ely
Sua estreia no Defelê aconteceu em um amistoso realizado no dia 14 de agosto de 1960. Neste dia, no campo do Guará, ocorreu empate em 2 x 2 entre Guará e Defelê. O Defelê, que estava sendo dirigido pelo técnico Didi de Carvalho pela primeira vez, formou com Anésio (Carlito), Samuel e Euclides; Wander, Zé Paulo e Gavião; Ramiro, Gino (Vicente), Adjalma (Picolé), Ely e Otávio (Gilberto).
De forma oficial, Zé Paulo estreou na derrota de 1 x 0 para o Rabello, no dia 27 de novembro de 1960, na primeira rodada do campeonato brasiliense desse ano. O Defelê jogou com Matil, Zé Paulo, Euclides e Gavião; Pedrinho e Loureiro; Ramiro, Vitinho, Ely, Fino e Raimundinho.
Zé Paulo disputou todos os sete jogos que deu ao Defelê seu primeiro título de campeão brasiliense em 1960.
Sagrou-se bicampeão brasiliense em 1961, disputando 14 dos 16 jogos com a camisa do Defelê.
Foi por várias vezes destaque das rodadas do campeonato brasiliense de 1961. Para o jornal Diário Carioca, o lateral do Defelê foi várias vezes escolhido para a Seleção da Rodada, também merecendo menção honrosa ao fim daquela temporada, pelo jornal Correio Braziliense.
Em 1962, Zé Paulo chegou ao tricampeonato brasiliense com o Defelê, tendo participado de 14 dos 17 jogos disputados pelo clube em sua campanha.
Com o passar do tempo, Zé Paulo se tornou o cobrador oficial de pênalti da equipe, função que agradece muito aos ensinamentos do ex-goleiro e técnico Otaziano, que o lapidou com treinamentos específicos para isso. E parece que sua sina era marcar gol de penalidade máxima em cima do maior rival, o Rabello, tanto é que nos jogos ocorridos nos dias 01.10.1961 (Defelê 2 x 1 Rabello), 26.11.1961 (Defelê 1 x 1 Rabello) e 22.07.1962 (Defelê 1 x 2 Rabello), em todos Zé Paulo deixou sua marca.

O Cruzeiro do Sul quebrou a sequência de títulos do Defelê em 1963, sagrando-se campeão. Zé Paulo disputou 12 jogos e fez parte da equipe do Defelê que participou, pela primeira vez, de uma competição nacional, a Taça Brasil de 1963.
Transferiu-se para o Cruzeiro do Sul em 1964. Neste ano, foi duas vezes convocado para servir a Seleção do DF, em amistosos contra o Ceará e o Treze, de Campina Grande (PB). 
No ano seguinte, estava de volta ao Defelê, onde jogou até 1968, ano em que conquistou mais um título de campeão brasiliense.
Se aposentou em março de 1993, pela CEB, e se tornou evangélico em 2001, por influência de sua irmã, sendo, desde então, membro da Igreja Evangélica Ministério Pentecostal Jeová Jireh, da cidade de Candangolândia (DF).




Nenhum comentário:

Postar um comentário