sexta-feira, 1 de setembro de 2023

O QUE ACONTECEU HÁ 60 ANOS: 01 a 30.09.1963




01.09.1963

No Estádio Israel Pinheiro, em jogo antecipado, válido pelo Campeonato Brasiliense, Guará e Grêmio empataram em 3 x 3. Idélcio Gomes de Almeida foi o árbitro e a renda de CR$ 5.600,00. Os gols foram marcados por Contrate (2) e Roldão para o Guará e Parada (2) e Sérgio para o Grêmio.

Terminou o campeonato da Liga dos Clubes Independentes. A classificação final foi esta: Campeão: Camargo Corrêa, 3 pontos perdidos; 2º E. C. W-3, 6; 3º Imprensa Nacional, 7; 4º Correio Braziliense, 15; 5º Drago, 16; 6º Planalto, 17 e 7º Guarani, 18.
O W-3 vinha se mantendo na liderança invicta do certame, com dois pontos perdidos, até o jogo do dia 1º de setembro, quando o Camargo Corrêa o derrotou por 3 x 0, assumindo a ponta do campeonato.
O W-3 foi o campeão da categoria de aspirantes.

08.09.1963

Complementando a rodada iniciada no dia 1º, mais três jogos foram realizados pelo Campeonato Brasiliense.
No Estádio Mazzili, Colombo e Alvorada não mexeram no placar: 0 x 0.
Em compensação, no Estádio Paulo Linhares foram marcados muitos gols, todos pelo Rabello, que venceu o Guanabara por 5 x 0. Julinho e Hélio marcaram contra suas redes. Completaram o marcador Joãozinho e Lindemberg, duas vezes.
Com gols de Ceninho e Beto Pretti, o Cruzeiro venceu o Nacional por 2 x 0, no Estádio Vasco Viana de Andrade. Nilson, do Nacional, foi expulso.

12.09.1963

Teve início o movimento pró-fundação da Federação Brasiliense de Futebol e a conseqüente implantação do profissionalismo em Brasília, antes liderado pelo Cruzeiro do Sul, agora encampado pelo Defelê, através de seu dirigente Ruy Rossas Nascimento.

15.09.1963

Impossibilitada de contar com o policiamento para os quatro estádios, a Federação Desportiva de Brasília suspendeu a rodada do dia 15 de setembro de 1963 do campeonato brasiliense de futebol.
Outro grave problema que a entidade enfrentava era em relação aos árbitros. Nada menos que sete clubes, da primeira e segunda divisões, se encontravam em débito com a Federação Desportiva de Brasília e não poderiam jogar no dia 15 de setembro de 1963. Tratava-se do Guará e Alvorada, da primeira, e os demais da segunda. Entre as dívidas que esses clubes ainda não saldaram estavam as cotas de alguns árbitros que, inclusive, comunicaram ao diretor do Departamento de Árbitros que não dirigiriam jogos das citadas agremiações enquanto não recebessem suas taxas de arbitragem.

21.09.1963

No Estádio Mazzili, novo empate em 0 x 0 do Alvorada, desta vez com o Guanabara.

22.09.1963

No jogo que poderia decidir o campeonato a favor do Rabello, contra o Cruzeiro, as duas equipes atuaram nervosas e sem render tudo o que sabiam, mas mesmo assim conseguiram realizar um bom espetáculo, corrido e movimentado durante todo o seu transcurso.
O jogo só definido aos 43 minutos do segundo tempo, por intermédio de Quarteroli, que marcou o gol da vitória de 1 x 0 do Cruzeiro.
Lourandyr de Castro Gomes foi o árbitro e a renda de CR$ 132.000,00.
Nos outros dois jogos da rodada, o mesmo placar: 2 x 2.
No Estádio Aristóteles Góes, empate entre Nacional e Defelê. Ferreira e Naelson marcaram para o Nacional e Vitinho e Zé Paulo para o Defelê.
No Estádio Israel Pinheiro, igualdade entre Guará e Colombo, com gols de Tião I e Almir para o Colombo e Pelé (2) para o Guará.

29.09.1963

No Estádio Israel Pinheiro, o Rabello esteve aquém de suas verdadeiras possibilidades contra o Colombo e cedeu o empate por um tento, deixando pela primeira vez no campeonato de ser líder.
Os gols foram marcados por Joãozinho para o Rabello e Tião II para o Colombo.
O novo líder do campeonato, o Cruzeiro, não encontrou dificuldades para golear o Guará, por 4 x 0. Ceará, Quarteroli, Ceninho e Beto Pretti marcaram os gols do time azulino.
Jogando em seu estádio, o Nacional venceu o Grêmio por 2 x 1, com dois gols de Nilson. Parada marcou para o Grêmio.
Aconteceu empate de 2 x 2 entre Guanabara e Defelê no Estádio Mazzili. Zequinha e Manoelzinho marcaram para o Defelê, enquanto Agassis e Jair assinalaram os gols do Guanabara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário