terça-feira, 4 de abril de 2023

FICHA TÉCNICA: Adriano Cacareco



NOME COMPLETO: Adriano Barbosa da Silva
APELIDO: Adriano ou Adriano Cacareco
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Brasília (DF), 4 de abril de 1973
POSIÇÃO EM CAMPO: Zagueiro

LINHA DO TEMPO

1989
Começou a carreira nas categorias de base do Taguatinga Esporte Clube, em 1989.

1992
Com 19 anos, fez sua estreia na equipe principal do Taguatinga no dia 15 de agosto de 1992, no Serejão, na vitória de 1 x 0 sobre o Guará, em jogo válido pelo Campeonato Brasiliense desse ano. O Taguatinga formou com Edilson Barriga, Márcio Franco, Adriano (Zinha), Jânio e Régis; Júlio César, Marco Antônio e Rogério; Tita (Joãozinho), Dias e Serginho. Técnico: Eurípedes Bueno de Morais. Disputou mais um jogo por essa competição, conquistada pelo Taguatinga.

1993
Disputou a Copa Londrina de Juniores. Se destacou na competição, mas não o suficiente para ser contratado por uma das equipes participantes. Na condição de reserva, disputou apenas um jogo no Campeonato Brasiliense desse ano, o suficiente para fazer parte da conquista de mais um título de campeão brasiliense.

1994
Ainda no Taguatinga, disputou apenas um jogo pelo Campeonato Brasiliense e dois pelo Campeonato Brasileiro. Um deles, contra o Vila Nova, de Goiânia, no dia 9 de outubro de 1994, no Serejão, foi o último com a camisa do Taguatinga. O Taguatinga venceu por 3 x 2 e formou assim: Tobias, Márcio Franco, Zinha, Adriano e Gilson (Paulo Lima); Sílvio, Marco Antônio, Vital e Marquinhos; Joãozinho e Tuta (Tilico). Técnico: Froylan Pinto. Também no Taguatinga, jogou o Campeonato Brasileiro da Série C de 1994.

1995
Ganhou passe livre e transferiu-se para o Guará e foi titular da equipe em 20 dos 23 jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense desse ano.
Sua estreia foi no dia 19 de março de 1995, no CAVE, marcando um dos gols da vitória do Guará sobre o Samambaia, por 3 x 0. O Guará atuou com a seguinte formação: Chaguinha, Marquinhos, Adriano, Wilton e Ricardo; Edi Carlos, Aristides (Luiz Fábio) e Júlio César; Jarbas (Romero), Kedmo e Ronaldo. Técnico: Adelmar Carvalho Cabral (Déo).
No dia 7 de maio de 1995 a Federação Brasiliense de Futebol divulgou a lista dos jogadores convocados para o amistoso contra o Botafogo, do Rio de Janeiro, que seria realizado em 11 de maio, no Estádio Mané Garrincha. Adriano foi um deles.



1996
Primeiro ano no Gama, clube que defenderia até 1999, participando de muitas conquistas. Foram 19 jogos e dois gols pelo Campeonato Brasiliense de 1996. Sua estreia aconteceu em 10 de março de 1996, no Bezerrão, na vitória de 2 x 0 sobre o Luziânia. O Gama utilizou os seguintes jogadores: Alexandre, Chaguinha, Adriano, Deda e Nescau (Assis); Edinho, Kabila e Pacheco; Carlinhos, Romualdo (Renato) e Rochinha (Flávio Katioco). Técnico: Walter Zaparolli.
Fez seu primeiro jogo pelo Campeonato Brasileiro em 6 de outubro de 1996, em Goiânia, com derrota de 1 x 0 para o Atlético Goianiense. O Gama formou com Cássio, Chaguinha (Joãozinho), Adriano, Jairo e Paulo Henrique; Pintado, Deda. Gilmar e Anderson (Dandão); Carlinhos e Flávio (Maninho). Técnico: Joel Martins.

1997
No campeonato brasiliense de 1997 marcou cinco gols, a maioria de cabeça, aproveitando sua altura. Foram 20 jogos e o primeiro título de campeão brasiliense pelo Gama. No Campeonato Brasileiro da Série B foram 16 jogos.

1998
Disputou 21 jogos e marcou 4 gols e conquistou mais um título de campeão brasiliense. O maior título de sua carreira seria alcançado neste ano, também, quando o Gama sagrou-se campeão brasileiro da Série B, tendo Adriano disputado 15 jogos. Na decisão, contra o Londrina (PR), no dia 20 de dezembro de 1998, vitória do Gama por 3 x 0 e a seguinte formação campeã brasileira: Marcelo Cruz, Paulo Henrique, Gerson (Adriano), Jairo e Rochinha; Deda, Kabila, William e Rodrigo; Nei Bala (Robertinho) e Renato Martins (Romualdo). Técnico: Vagner Benazzi.

1999
Novamente campeão brasiliense pelo Gama nesse ano, tendo participado de apenas nove jogos e marcado um gol. Disputou um jogo apenas válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A. A dupla titular de zagueiros, Gerson e Jairo, e o reserva imediato, Nen, não deram muitas oportunidades de Adriano aparecer.

2000
Mais um ano ofuscado pela dupla de zagueiros titulares, desta vez Gerson e Nen, sem oportunidades no Gama transferiu-se para o Paysandu, tendo disputado poucos jogos pelo Campeonato Paraense de 2000, vencido por esse clube. No segundo semestre, disputou o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Dom Pedro II

2001
Voltou a marcar cinco gols no campeonato brasiliense de 2001, disputando 17 jogos pela ARUC. Fez parte do elenco do Brasiliense que disputou o Campeonato Brasileiro da Série C no segundo semestre desse ano.

2002
Defendeu três equipes diferentes nesse ano: no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, pelo Brasiliense; a Segunda Divisão do DF pelo Samambaia e o Campeonato Brasileiro da Série C pelo CFZ.

2003
Novamente três equipes defendidas nesse ano: o Brasiliense na Primeira Divisão do DF, o Samambaia na Segunda e o Gama no Campeonato Brasileiro da Série B.

2004
Mais três equipes defendidas em 2004. No Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, o Dom Pedro II. Sagrou-se campeão da I Taça Brasília, atuando pelo Paranoá. No Campeonato Brasileiro da Série C, defendeu o Ceilândia.

2005
Atuou pelo Esportivo no Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão e jogou a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Ceilândia.

2006
Pelo Ceilândia, disputou três competições: o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.

2007
Disputou a Segunda Divisão do DF, pelo Capital, e foi vice-campeão Terceira Divisão, pelo Brasília.

2008
Voltou a disputar a Primeira Divisão do DF, pelo Ceilândia, e tornou-se campeão brasiliense da Terceira Divisão, pelo Brazsat.

2009
Pelo Brasília disputou 18 jogos da Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense e o Campeonato Brasileiro da Série D. Jogou a Segunda Divisão do DF pelo Brazsat.

2010
Defendeu o Botafogo-DF em 13 jogos (marcando um gol) do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão e o Brasília no Campeonato Brasileiro da Série D.

2011
Nesse ano, foram quatro equipes defendidas por Adriano: o Botafogo-DF no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, o Sobradinho em sete jogos pelo Brasiliense da Segunda (ficando com o vice-campeonato), a A. A. Rioverdense na Segunda Divisão de Goiás e o Atlético Tubarão, na Segunda de Santa Catarina.

2012
Disputou o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão pelo Atlético Ceilandense (onze jogos e um gol) e teve passagens pelo Coruripe, de Alagoas, e Confiança, de Sergipe.

2013
Com 40 anos, defendeu pela última vez um clube do DF, o Ceilândia. Foram apenas dois jogos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, o último deles em 9 de fevereiro de 2013, no Bezerrão, marcando o gol do empate em 1 x 1 com o Sobradinho. Na despedida de Adriano do futebol brasiliense, o Ceilândia formou com Dennys, André Nunes (Renato Coimbra), Adriano, Badhuga e Wisman; Cleber, Daniel, Clécio (Dimba), Alisson Pupu e Rodriguinho; Cassius (Elvis). Técnico: Adelson de Almeida.

2014 e 2015
Encerrou sua carreira em 2015, defendendo o Pesqueira Futebol Clube, de Pernambuco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário