sexta-feira, 20 de julho de 2012

OS MELHORES DE 2006



Iranildo, o craque do campeonato
Pelo oitavo ano consecutivo, o jornal Correio Braziliense realizou enquete junto aos treinadores das dez equipes que disputaram o Campeonato Brasiliense de 2006, para eles escolherem os melhores dessa competição.
O Brasiliense ocupou a maioria dos cargos, com cinco titulares. Um deles, novamente consagrado no trono de craque do campeonato: o meia Iranildo, o primeiro a ser reeleito na categoria mais importante, com votação esmagadora.
Como na eleição da FIFA para os melhores do ano, o treinador é impedido de votar em jogadores do seu time, critério para evitar patriotadas e constrangimentos. Só pode votar em representantes de outras equipes.
O campeão de votos foi o veterano Augusto, do Brasiliense, com 100% na concorrência pela lateral-esquerda. O meia Iranildo e o volante Deda, também do Brasiliense, vieram logo a seguir, com oito.
Deda, por sinal, é o recordista, pois fez parte de sete das oito eleições.
A seleção do Campeonato Brasiliense de 2006 foi assim formada: Alencar (Gama – 4 votos), André Luís (Luziânia – 5), Jairo (Brasiliense – 6), Aílson (Luziânia – 7) e Augusto (Brasiliense – 9); Deda (Brasiliense – 8), Iranildo (Brasiliense – 8), Bruno Soares (Gama – 5) e Rodriguinho (Gama – 5); Johnes (Ceilândia – 6) e Wellington Dias (Brasiliense – 4).
O melhor treinador saiu da votação da crítica especializada. Comentaristas e repórteres de rádios, jornais e emissoras de TV elegeram Heriberto da Cunha pela superação, ao levar o Gama ao vice-campeonato.
Nas outras três categorias principais (craque, revelação e árbitro), os votos dos treinadores e da imprensa são somados.
Iranildo ganhou a coroa nas duas frentes de batalha, com votação esmagadora. Teve sete votos dos técnicos, de um máximo de nove, e nove da crítica, apenas dois a menos do que o total.
O atacante André Borges, do Gama, levou a disputa de melhor novato, graças a classificação final – teve os mesmos três votos do lateral-direito André Luís, do Luziânia, mas o vice-campeonato do alviverde serviu como primeiro critério de desempate.
Na arbitragem, Wilton Sampaio impediu o tetracampeonato de Sérgio Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário