terça-feira, 28 de agosto de 2012

OS TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Péricles Chamusca




A chegada do Brasiliense à decisão da Copa do Brasil de 2002 (perdendo o título para o Corinthians) chamou a atenção, também, para o trabalho de um treinador tão jovem que, misturado aos jogadores, parecia mais um deles.
Era Péricles Raimundo Oliveira Chamusca, mais conhecido como Péricles Chamusca, nascido em Salvador (BA), em 29 de setembro de 1965.
Antes de ser treinador, Péricles Chamusca foi jogador das categorias de base do Bahia. Atuava como meia. Quando chegou a época da faculdade, optou por deixar o futebol para cursar Educação Física. Foi aí que surgiu um convite para ser auxiliar de preparação física no Bahia. Tinha, então, 23 anos. Pouco depois, foi efetivado e em 1989 passou sete meses trabalhando com o Evaristo de Macedo na equipe principal do Bahia. Aquilo foi um curso para ele. Foi quando descobriu sua vocação para ser treinador e passou a trabalhar com os juniors do clube.
Destino traçado, fez um trabalho de três anos nas categorias de base do Vitória e em 1995 foi promovido ao time principal. Isso foi conseqüência de um trabalho de três anos que desenvolveu nas categorias de base, revelando jogadores como o goleiro Dida, Rodrigo, Vampeta, Júnior, Alex Alves e Paulo Isidoro, entre outros. Então, os dirigentes decidiram dar uma oportunidade no time principal, conquistando o título de campeão baiano de 1995.
Também passou quase dois anos como coordenador técnico do Vitória. 
Fez um estágio no Barcelona, na época em que o Johann Cruyff era o técnico, e aprendeu muito. Desde o início sempre prestou atenção nos métodos de Wanderley Luxemburgo. Usar a tecnologia, estatística, analisar vídeos. Também é admirador do trabalho de Carlos Alberto Parreira e de Oswaldo de Oliveira, a importância que eles dão para a ética, para a boa imagem do profissional.
Depois do Vitória, Chamusca passou por clubes como Rio Branco, de Americana (SP), e América, de Natal (RN), em 1998, Anápolis (GO) e CSA (AL), em 1999, onde conquistou o título de campeão alagoano. Em 2001, voltou a dirigir o Vitória (BA), treinou o Corinthians (AL) e o Porto (PE). Estava no Confiança, de Aracaju (SE), em 2002, quando foi contratado pelo Brasiliense e quase levou o time de Brasília ao título de campeão da Copa do Brasil.
Em 2003, dirigiu o Caxias (RS) e passou para o Santa Cruz (PE), onde ficou até 2004, ano em que alcançou seu maior título, o da Copa do Brasil daquele ano, já como treinador do Santo André (SP). Neste mesmo ano, também dirigiu o São Caetano. 
Teve rápidas passagens pelo Goiás e Botafogo (RJ) em 2005, sendo contratado, logo depois, pelo Oita Trinita, do Japão, onde permaneceu até 2009. Lá, conquistou o título de campeão da Copa da Liga Japonesa.
No dia 30 de julho de 2009 foi anunciado como novo comandante do Sport Recife (PE), clube que deixou em 7 de novembro de 2009.
Quase um mês depois de sua saída do Sport, Péricles Chamusca foi contratado pelo Avaí, para comandar o clube na temporada de 2010. Conquistou o campeonato catarinense e, na metade do ano de 2010, na volta do Avaí para a continuação do Campeonato Brasileiro devido a parada para a Copa do Mundo, Chamusca anunciou que sairia do comando do time para ir atuar no Catar, onde passaria a comandar o Al-Arabi, deixando claro que tal decisão deu-se única e exclusivamente por questões financeiras. A proposta era de ganhar o triplo do que estava ganhando naquele momento.
Depois de uma boa temporada no comando do Al Arabi, pelo qual venceu a Copa do Sheik Jassem e terminou na quarta colocação na Liga Nacional, a melhor do Al Arabi nos últimos 13 anos, Péricles Chamusca transferiu-se, em junho de 2011, para o Al Jaish, que acabara de sagrar-se campeão da Segunda Divisão do Qatar. 
Assinou contrato de um ano e passou a comandar o clube na elite do futebol deste país árabe. O Al Jaish é o clube das Forças Armadas do Qatar. Além de conquistar a Segunda Divisão do Qatar, chegou às semifinais da Copa do Emir, sendo eliminado pelo Al Rayyan, de Paulo Autuori.
O Al-Jaish terminou sua primeira participação na Liga do Qatar na segunda colocação, com 41 pontos, apenas dois atrás do campeão Lekwia. Com isso, o Al-Jaish garantiu vaga na Liga dos Campeões da Ásia, principal competição interclubes do continente. A equipe de Chamusca ainda teve o artilheiro da Liga do Catar, o brasileiro Adriano, que anotou 18 gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário