terça-feira, 9 de outubro de 2012

O FUTEBOL DE BRASÍLIA NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1988



O Campeonato Brasileiro de 1988 (Copa União), teve três divisões: A, B (ou Especial) e C, esta última também chamada de Divisão de Acesso.
As Séries A e B tiveram 24 equipes, cada uma, e não contaram com representantes do futebol do Distrito Federal.
Na Série C, duas equipes do DF estiveram presentes: Taguatinga e Tiradentes. E, por muito pouco, o Tiradentes deixou de chegar a uma final de campeonato brasileiro.
Na primeira fase da Série C, os 43 clubes foram separados em 12 grupos. Dentro deles fizeram jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave passavam para a 2ª fase.
Esta edição teve um diferencial: o sistema de pontuação.
Vitória nos 90 minutos, valia 3 pontos. Em caso de empate,
disputa nos pênaltis: o vencedor ganhava dois pontos e o perdedor levava um. Derrota no tempo normal não ganhava nenhum ponto.
Taguatinga e Tiradentes disputaram essa fase no Grupo 5, no período de 24 de outubro a 9 de novembro, juntamente com Anápolis (GO) e Mixto, de Cuiabá (MT). Ambos realizaram seis jogos.
O Taguatinga passou os quatro primeiros jogos sem marcar um gol sequer. Quando marcou, no quinto jogo, venceu o Mixto por 2 x 0 (gols de Josimar e Da Silva) e, consequentemente, não conseguiu classificar-se.
Utilizou os seguintes jogadores: Elvis, Marquinhos, Sérgio Abreu, Tião, Adilson, Chicão, Visoto, Marco Antônio, Madala, Da Silva, Josimar, Marcelo Freitas, Júlio César, Dorival, Júlio, Som e Lindário. Técnico: Canhoto.
Por outro lado, o Tiradentes ficou com o 1º lugar do Grupo, vencendo quatro dos seis jogos disputados.
Eis a campanha do Tiradentes:
23.10 - José Fragelli, Cuiabá (MT) - 2 x 1 Mixto, gols de Bé e Moura.
27.10 - Mané Garrincha, Brasília (DF) - 1 x 1 Anápolis – gol de Caio Cambalhota; nos pênaltis: Tiradentes 4 x 2.
30.10 - Mané Garrincha, Brasília (DF) - 0 x 0 Taguatinga - Nos pênaltis: Tiradentes 4 x 3.
02.11 - Mané Garrincha, Brasília (DF) - 2 x 0 Mixto – gols de Moura e Caio Cambalhota;
06.11 - Jonas Duarte, Anápolis (GO) - 3 x 1 Anápolis, gols de Bé (2) e Zé Maurício.
09.11 - Mané Garrincha, Brasília (DF) - 2 x 1 Taguatinga, gols de Moura e Bé para o Tiradentes e Marco Antônio para o Taguatinga.
Na Segunda Fase, as 24 equipes classificadas foram divididas em 6 novos grupos, cada um com 4 clubes, onde jogaram novamente em ida e volta. Apenas os campeões de cada grupo passavam para a terceira fase.
O Tiradentes integrou o Grupo 15, novamente ao lado do Anápolis e mais o Comercial, de Campo Grande (MS) e o Ubiratan, de Dourados (MT).
Nos seis jogos que disputou, o Tiradentes venceu quatro, classificando-se, de novo, em primeiro lugar do grupo e passando para a Terceira Fase.
Eis os resultados alcançados pelo Tiradentes:
13.11 - Jonas Duarte, Anápolis (GO) – 0 x 1 Anápolis.
17.11 - Mané Garrincha, Brasília (DF) – 1 x 0 Ubiratan, gol de Ricardo.
19.11 - Mané Garrincha, Brasília (DF) – 1 x 0 Comercial, gol de Ricardo.
24.11 - Douradão, Dourados (MT) – 2 x 3 Ubiratan, gols de Moura e Zé Maurício.
26.11 - Pedro Pedrossian, Campo Grande (MS) – 4 x 1 Comercial, gols de Moura (3) e Bé.
30.11 - Mané Garrincha, Brasília (DF) - 3 x 2 Anápolis, gols de Moura, Bé e Ricardo.
Na Terceira Fase, foram dois grupos de três equipes cada. Também jogaram dentro dos grupos em ida e volta e só o campeão de cada grupo passava para a final.
Coube ao Tiradentes enfrentar, no Grupo 20, o União São João, de Araras (SP), e o Marcílio Dias, de Itajaí (SC).
Apesar de vender caro a derrota, o clube brasiliense não conseguiu classificar-se em 1º lugar do seu grupo (posto ocupado pelo União São João). Os jogos do Tiradentes foram os seguintes:
03.12 - Mané Garrincha, Brasília (DF) – 0 x 0 União São João - Nos pênaltis: Tiradentes 6 x 5.
05.12 - Mané Garrincha, Brasília (DF) - 1 x 0 Marcílio Dias – gol de Zé Maurício.
09.12 - Araras (SP) - 1 x 3 União São João – gol de Zé Maurício.
11.12 - Hercílio Luz, Itajaí (SC) - 1 x 2 Marcílio Dias-SC – (?) autor do gol desconhecido.
Assim, o Tiradentes ficou em terceiro lugar do Grupo, com cinco pontos ganhos. O Marcílio Dias, segundo colocado, ficou com seis, e o União São João, primeiro, com 7.
Ao todo, o Tiradentes disputou 16 jogos, vencendo 9, empatando 2 e perdendo 5. Marcou 25 gols e sofreu 18, ficando com saldo de 7.
A campanha do Tiradentes foi bastante irregular: teve o melhor ataque do campeonato, com 25 gols, um a frente do Esportivo, de Passos (MG). Por outro lado, foi a pior defesa, com 18 gols sofridos.
Na classificação geral do campeonato, ficou com a quarta colocação, atrás do campeão União São João, do vice-campeão Esportivo, de Passos (MG) e do terceiro colocado Botafogo, de João Pessoa (PB).

Beto Fuscão

Entre os jogadores, os destaques foram os veteranos Beto Fuscão e Caio Cambalhota, o goleiro Déo, o armador Zé Maurício e os atacantes Moura e Bé. Os jogadores utilizados foram: Déo, Beto Guarapari, Eron, Kidão, Zé Maria, Beto Fuscão, Touro, Marco Antônio, Gilberto, Ahlá, Moura, Bé, Guilherme, Caio Cambalhota, Zé Maurício, Ricardo e Pedrinho. Os técnicos foram Jair Marinho e Mozair Barbosa
Obs.: os dois finalistas seriam promovidos à Série B de 1989, mas a CBF decidiu extinguir a Série C no ano seguinte e inchar a Série B com incríveis 96 clubes. Muitos desses clubes jogaram a Série C de 1988 e ganharam a promoção de presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário