terça-feira, 25 de abril de 2017

DUELO: BRASILIENSE x CEILÂNDIA


No último domingo, 23 de abril, Brasiliense e Ceilândia garantiram suas participações na decisão do campeonato brasiliense de 2017.
Serão dois jogos, a serem disputados nos dias 29 de abril e 6 de maio de 2017, ambos no estádio Mané Garrincha.
Com mais esses jogos, o total de confrontos entre os clubes passará a ser de 37, considerando apenas o campeonato brasiliense de futebol.
Fundado em 2000, neste mesmo ano o Brasiliense sagrou-se campeão da Segunda Divisão do DF. A partir de 2001, primeira vez do Brasiliense na divisão principal, o duelo aconteceu em todos esses anos.
É ampla a vantagem do Brasiliense sobre o Ceilândia. Senão, vejamos:


TOTAL DE JOGOS
35
VITÓRIAS DO BRASILIENSE
17
VITÓRIAS DO CEILÂNDIA
5
EMPATES
13
GOLS A FAVOR DO BRASILIENSE
49
GOLS A FAVOR DO CEILÂNDIA
31

A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Brasiliense e Ceilândia se enfrentaram pelo campeonato brasiliense foi em 14 de março de 2001, no Estádio Abadião. Naquela ocasião, o Ceilândia venceu por 1 x 0, gol de Cassius.
No dia 28 de abril do mesmo ano, o Brasiliense deu o troco. No Estádio Serejão, derrotou o Ceilândia por 1 x 0, gol de Zezé.

INVENCIBILIDADES

O Ceilândia só voltaria a vencer o Brasiliense no ano de 2010, ano em que se sagrou campeão brasiliense pela primeira vez em sua história. No dia 11 de abril, no Abadião, vitória por 2 x 1, com dois gols de Cafu contra um de Vanderlei. Até isso acontecer, foram dezoito encontros, com doze vitórias do Brasiliense e seis empates.
O Ceilândia também venceu o jogo seguinte, em 24 de abril, o primeiro válido pela decisão do campeonato daquele ano: 3 x 1. Passaria, então, a mais uma série sem vitórias contra o Brasiliense: 10 jogos, com seis empates.
Essa série somente seria quebrada em 20 de fevereiro de 2016, no Abadião, com vitória do Ceilândia por 2 x 0.

OS MAIORES ARTILHEIROS

Dimba
Dimba foi o jogador que mais marcou gols nos jogos envolvendo Brasiliense e Ceilândia pelo campeonato brasiliense. Foram cinco gols no total, sendo três com a camisa do Ceilândia (dois em 2010 e um em 2011) e dois defendendo o Brasiliense (nos anos de 2007 e 2008).
Em segundo lugar está Bebeto, que marcou quatro gols somente atuando pelo Brasiliense (três em 2010 e um em 2011).
Quatro jogadores marcaram três gols: Allann Delon, Cassius, Clécio e Warley. Destes, Warley foi o único a marcar três gols em uma só partida, no dia 7 de abril de 2007, no Abadião, quando Brasiliense e Ceilândia empataram em 3 x 3.
Cafu, Fabinho, Giovani, Iranildo, Jonhes, Renaldo, Rodrigo Ayres, Val Baiano e Wellington Dias marcaram dois gols, cada um.
Outros 41 jogadores marcaram um gol apenas.

OS MAIORES PLACARES

Apesar da ampla vantagem do Brasiliense sobre o Ceilândia, nunca houve uma grande goleada na história do confronto.
Os maiores placares registrados foram nos dias 23 de junho de 2002 e 20 de fevereiro de 2010, quando o Brasiliense venceu por 3 x 0.
A maior vitória do Ceilândia também aconteceu nesse mesmo ano, no dia 24 de abril, quando venceu por 3 x 1.
Nos 35 encontros, o placar que mais se repetiu foi o 1 x 0, em oito ocasiões. Depois, em cinco oportunidades, aconteceram os placares de 0 x 0, 1 x 1 e 2 x 1, cada. Os placares de 2 x 0, 3 x 0 e 3 x 3 foram registrados em duas ocasiões, cada. Finalizando, os placares de 2 x 2 e 3 x 2 só aconteceram uma vez.
Portanto, no que depender do histórico de placares, serão dois jogos de muito equilíbrio!

A ÚLTIMA VEZ

O último jogo entre Brasiliense e Ceilândia aconteceu no 8 de março desse ano, no Abadião, com empate em 0 x 0.

ESTÁDIOS

Abadião
Nos 35 jogos entre Brasiliense e Ceilândia, 33 deles foram disputados ou no Abadião ou no Serejão. Somente em duas ocasiões foram jogados em estádios diferentes: Rorizão em 2002 e Bezerrão em 2005.
O Abadião, na Ceilândia, foi o estádio que mais recebeu o confronto: 18 vezes. O Serejão, em Taguatinga, já foi palco desse jogo em 15 oportunidades.
Portanto, os dois jogos da decisão do campeonato brasiliense desse ano serão os primeiros confrontos no Mané Garrincha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário