segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Gama 2 x 2 São Paulo


Poucos dias antes desse jogo, em 19 de março de 1980, o Gama havia sofrido uma goleada em Porto Alegre, diante do Grêmio, por 5 x 1.
Retornando a Brasília, seria a vez de enfrentar outra pedreira, o São Paulo, no dia 23 de março de 1980.
Já aos sete minutos de jogo, Serginho recebeu a devolução de um passe perfeito a Renato, esperou a saída do goleiro Hélio e escolheu o canto para fazer o primeiro gol do São Paulo.
Tudo indicava que o Gama levaria outra goleada. Antes do gol de Serginho, Renato já se encarregara de perder excelente oportunidade, aos quatro minutos. E depois do gol as oportunidades se acumularam.
Zé Sérgio perdeu um gol feito, aos 15 minutos. Aos 17, Teodoro acertou um bom chute a gol, mas Hélio conseguiu defender. Aos 28, era a vez de Ailton Lira participar de um lance perigoso, concluindo para fora.
Com a falta de pontaria dos jogadores do São Paulo, o Gama começou a crescer em campo. As descidas dos laterais Carlão e Odair começaram a complicar o sistema defensivo paulista, já inseguro pela má atuação de Airton e as vaciladas proporcionadas pelo gordo zagueiro Marião.
Os meio-campo do Gama foi crescendo, encolhendo os espaços para as saídas do São Paulo e, nos últimos quinze minutos do primeiro tempo chegou a merecer o empate, que apenas não saiu pelos erros de Fantato e Robertinho, certamente assustados pelas facilidades oferecidas.
No segundo tempo, a pressão do Gama recomeçou com a partida. Aos cinco minutos, três bolas já haviam cruzado a frente do gol de Valdir Peres, sem serem aproveitadas.
Serginho permanecia isolado na frente, enquanto Renato desdobrava-se para auxiliar Teodoro e suprir a “ausência” de Ailton Lira.
Afinal, aos sete minutos, o Gama conseguiu empatar: o ponta Roldão continuou seu passeio pelo setor esquerdo da defesa do São Paulo, cruzou para a cabeça de Manoel Ferreira, que mandou a bola na trave. Na sequência, o artilheiro Fantato apenas empurrou a bola para o fundo do gol.
A passividade do time paulista continuou. Aos 15 minutos, novamente Fantato encontrou-se frente à frente com Valdir Peres, mas perdeu o gol por precipitação no arremate.
Aos 17, Roldão passou por Airton, deu a Santana que, após dois dribles em Gassem e Teodoro, deixou livre o ponta Robertinho. Este ainda deixou Valdir Peres caído, escolheu o canto e desempatou a partida.
Só então Carlos Alberto Silva, técnico do São Paulo, pareceu percebeu que as coisas não iam bem para sua equipe. Fez sair Edu para a entrada de Assis. Aos 23 minutos, Dario Pereyra entrou no lugar de Teodoro, cansado de tanto remendar as falhas grosseiras de sua defesa.
Ainda assim, o Gama continuou melhor, vencendo as divididas no meio-campo, buscando o terceiro gol, que definiria a partida e sua classificação para a segunda fase da Taça de Ouro. Aos 24 minutos, o ponteiro Roldão perdeu nova chance, chutando para fora.
Aos 32 minutos, Serginho foi derrubado na entrada da área, de frente para o gol. Com sua habitual maestria, Ailton Lira chutou à meia altura, no canto esquerdo de Hélio, sem defesa.
Nos minutos finais, as duas equipes pareciam satisfeitas. Ao final, um resultado justo: 2 x 2.
Eis a ficha técnica desse jogo:

GAMA 2 x 2 SÃO PAULO
Data: 23 de março de 1980
Local: Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Carlos Costa (RJ)
Renda: Cr$ 672.150,00
Público: 9.633 pagantes
Gols: Serginho, 7; Fantato, 54; Robertinho, 62 e Ailton Lira, 77.
GAMA: Hélio, Carlão, Décio, Roberto Chaves e Odair; Santana, Luís Carlos e Manoel Ferreira; Roldão, Fantato e Robertinho. Técnico: Davi dos Santos.
SÃO PAULO: Valdir Peres, Nei, Marião, Gassem e Airton; Teodoro (Dario Pereyra), Renato e Ailton Lira; Edu (Assis), Serginho e Zé Sérgio. Técnico: Carlos Alberto Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário