sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

OS CLUBES DO DF NA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR – Parte VI (2004 e 2005)


 

Em 2004, novamente foram representantes do Distrito Federal o Brasiliense e o Gama.
A preparação do Gama teve início no dia 2 de dezembro de 2003, com treinos em dois períodos. A delegação seguiu para São Paulo reforçada por cinco atletas cedidos pelo time profissional: o lateral-direito Weider, o zagueiro Emerson, os meias Diego e Allan, e o atacante Rafael. Os recém-promovidos Thiago (zagueiro), Genilson (lateral-direito), Kenyson (lateral-esquerdo) e Fabinho (meia) também foram emprestados para o torneio. De fora vieram o zagueiro Ronaldo (ex-Grêmio) e o atacante com nome de craque Michel Platini (ex-Noroeste, de Bauru-SP).
O Gama fez parte do Grupo A, cuja sede foi em São José dos Campos. Enfrentou o local C. A. Joseense, o Madureira, do Rio de Janeiro, e o Santos, de São Paulo.
Rodrigo, Bruno, Ronaldo e Emerson; Weider, Welton, Fabinho, Allan e Kenyson; Michel Platini e Reginaldo foi a equipe escalada pelo técnico Hélio Roberto dos Santos, o Betinho, para enfrentar, na estreia, em 3 de janeiro, o Joseense. O Gama venceu por 1 x 0, gol de Reginaldo, aos 21 minutos do 2º tempo. Dois minutos depois, Reginaldo foi expulso e passou a ser desfalque para a partida contra o Santos.
O Gama ficou longe do sonho da inédita classificação para a segunda fase ao perder para o Santos, no dia 6 de janeiro, por 2 x 0, gols de Diego e Baiano. A derrota praticamente eliminou o Gama em sua quinta participação no torneio. Passou a depender de uma combinação de resultados para sobreviver na competição.
O Gama perdeu com Rodrigo, Thiago, Ronaldo (Lincoln) e Emerson; Weider, Fabinho, Welton (Genilson), André e Bruno; Allan e Michel Platini. O Gama teve um jogador expulso, André, por falta feia.
No último jogo, no dia 11 de janeiro, muito nervoso, o time foi presa fácil para o Madureira, do endiabrado Muriqui (que marcou dois gols e hoje joga no futebol chinês), que venceu de goleada: 5 x 1. O Gama ficou com a terceira colocação, à frente apenas do Joseense.

Já o Brasiliense mantinha esperança de realizar uma boa campanha, principalmente após seu desempenho na Taça Belo Horizonte, em julho de 2003, quando foi eliminada nas oitavas-de-final pelo Flamengo, na derrota por 3 x 2. Além disso, o elenco disputou a Segunda Divisão de 2003 com a camisa do Samambaia e só foi eliminada na semifinal, pelo Sobradinho, que conquistou o título.
Integrou o Grupo L, com sede em Americana, ao lado do local Rio Branco, Palmas (TO) e a Ponte Preta, de Campinas (SP).
Estreou no dia 5 de janeiro, empatando em 1 x 1 com a Ponte Preta. O curioso é que os dois gols foram contra: aos 27 do 1º tempo Wellington marcou para o Brasiliense. O empate da Ponte Preta aconteceu aos 43 minutos da segunda etapa, através de Ailson. O Brasiliense do técnico José Lopes, o Risada, formou com Welder, Amaral, Agnaldo (Túlio), Padovani e Betão; Leís, Valmir, Than (Ailson) e Thiago Vieira; Índio e Bruno Medina (Ronaldo).
Porém, a maior tristeza do Brasiliense foi a contusão sofrida pelo atacante Bruno Medina. Ele foi atingido pelo zagueiro Carlos Alberto (que levou apenas cartão amarelo), aos 32 minutos do 1º tempo, e deixou o campo direto para o hospital com luxação no tornozelo direito, voltando, logo depois, para Brasília.
Bruno Medina foi artilheiro do campeonato brasiliense da categoria em 2003, com 25 gols, e ajudou o time a conquistar o inédito título. Era grande esperança da equipe na competição.
No segundo jogo do Brasiliense, outra pedreira, o anfitrião Rio Branco. Voltou a empatar em 1 x 1, no dia 8, mas passou a depender de resultados na última rodada para ficar com a única vaga (na rodada anterior, o Rio Branco venceu o Palmas por 5 x 1 e podia empatar com a Ponte Preta para ficar com o 1º lugar do grupo).
E não deu para o Brasiliense, que encerrou sua participação de forma invicta, em 12 de janeiro, vencendo o Palmas por 2 x 0, gols de Chefe e Ronaldo.
A classificação final apontou Rio Branco, Brasiliense e Ponte Preta com os mesmos cinco pontos ganhos, decidindo esta ordem de classificação no critério saldo de gols.
Foi a melhor participação, até então, de um clube brasiliense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário