segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

OS CLUBES DO DF NA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR – Parte II (1979)



Somente em 1979, na décima-primeira edição da competição, é que o futebol do DF voltou a ter um representante na Copa: o Brasília Esporte Clube.
Dezesseis equipes disputaram a competição. Na primeira fase elas foram divididas em quatro grupos iguais: Grupo 1 - Internacional (RS), Portuguesa de Desportos, São Paulo e Vasco da Gama; Grupo 2 – Cruzeiro (MG), Juventus (SP), Londrina (PR) e Palmeiras (SP); Grupo 3 – Atlético Mineiro, Brasília, Corinthians e Marília (SP) e o Grupo 4 – Fluminense, Grêmio, Nacional (SP) e Santos.
Como vimos, o Brasília não deu muita sorte na formação dos grupos. Ficou na terceira colocação em seu grupo, o que não foi suficiente para continuar na disputa da copa (apenas os dois primeiros colocados dos grupos passavam para a segunda fase).
A equipe de juniors do Brasília foi reforçada por três importantes jogadores do time profissional, que foi tricampeão brasiliense: Paulinho e Edmar, apontados como as maiores revelações do ano na Capital Federal, e o zagueiro Luís Carlos, que participou pela Seleção Brasileira das eliminatórias para o Mundial da categoria de 1977.
Em sua estreia, no dia 7 de janeiro, no Canindé, o Brasília perdeu para o Corinthians por 1 x 0, gol contra de Luís Carlos, aos 42 minutos do segundo tempo.
Eis a súmula desse jogo:

CORINTHIANS 1 x 0 BRASÍLIA
Data: 7 de janeiro de 1979
Local: Estádio do Canindé, São Paulo (SP)
Árbitro: Jair Buchara Justiniano
Gol: Luís Carlos (contra), 87
CORINTHIANS: Edgar, Luís Roberto, Claudemir, Alberto (Fernando) e Chico Lopes; Cafu, Eli e Rodolfo; Márcio (Luizinho), Ademir e Carlos.
BRASÍLIA: Déo, Coutinho, Luís Carlos, Warlan e Gilberto; Paulinho, Sidnei e Wander; Jair Assis (Pedro Paulo), Edmar e Wando.

Reabilitou-se três dias depois, ao vencer o Atlético Mineiro por 3 x 1, com três gols de Edmar.

BRASÍLIA 3 x 1 ATLÉTICO MINEIRO
Data: 10 de janeiro de 1979
Local: Campo da Polícia Militar, São Paulo (SP)
Árbitro: Antônio Carlos Santos Loupo
Expulsões: Vilmar, Joãozinho, Rubão e Luís Carlos
Gols: Edmar, 52; Coutinho (contra), 53; Edmar, 58 e 70
BRASÍLIA: Déo, Coutinho, Luís Carlos, Warlan e Gilberto; Paulinho, Maurinho e Wander; Jair Assis (Sidnei), Edmar e Vilmar.
ATLÉTICO MINEIRO: Camilose, Niltinho, Luís Carlos, Rogério e Helder; Joãozinho, Tatau e Túlio; Vanderlei (Tita), Francisco e Moura (Rubão).

Despediu-se do certame no dia 13 de janeiro, derrotado pelo Marília (que acabaria se tornando campeão do torneio), por 2 x 1. Maurinho marcou o gol da equipe brasiliense.

MARÍLIA 2 x 1 BRASÍLIA
Data: 13 de janeiro de 1979
Local: Tatuapé, São Paulo (SP)
Árbitro: José Maria Oliveira
Gols: Roberto, 50 e 68 e Maurinho, 82
Expulsões: Paulinho, Edmar e Ercy Rosa.
MARÍLIA: Luís Andrade, Fernando, Júlio, Marcos e Deléo; Amadeu, Jair e Carlos Alberto; Luís Sílvio (Pecos), Roberto e Peri (Marcelo).
BRASÍLIA: Déo, Pedro Paulo (Cleber), Warlan, Coutinho e Gilberto; Paulinho, Maurinho e Wander; Jair Assis (Wando), Edmar e Vilmar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário