quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

OS CLUBES DO DF NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS: O GAMA NA COPA DO BRASIL DE 2007


O outro time do DF na Copa do Brasil de 2007 foi o Gama. O grande destaque em sua campanha foi a desclassificação do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.
A estreia do Gama aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2007, no pequeno estádio Gauchão, na cidade de Araguaína (TO), que estava completamente lotado.
O Gama venceu o Araguaína por 3 x 1 e ficou com a vaga do Grupo 22, eliminando o jogo de volta.
No 1º tempo, aos 13 minutos, o Gama abriu o placar, com um gol de Neto Potiguar.
Aos 28, André Borges ampliou e aos 34 Flávio Mineiro fez o terceiro do Gama. Somente aos 38 minutos surgiu o único gol do Araguaína, através de Tássio, que havia entrado no lugar de Warley.
O árbitro foi Lucas de Jesus Gomes Lindoso, do Maranhão.
O Araguaína jogou com Anderson, Gaúcho (Rogério), Adson, Neuran e Kilzer; Adenísio, Ismael, Clayton (Magno) e Warley (Tássio); Fernando e Paraguai. Técnico: Waldir Peres.
O Gama formou com Bruno Prandi, Ciro (Dênis), Cléber Carioca e Éder; Flávio Mineiro, Ricardo Araújo, Marcelo Uberaba (Marquinhos), Valdeir e Augusto; Neto Potiguar (Wendel) e André Borges. Técnico: Gilson Kleina.
O próximo adversário do Gama seria o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

No dia 21 de março de 2007, o Gama recebeu o Vasco da Gama no Estádio Mané Garrincha (o Bezerrão estava sendo reconstruído).
Mesmo com um homem a menos (Ciro foi expulso), o Gama conseguiu abrir 2 x 0 de vantagem sobre o Vasco da Gama. Durante os primeiros 45 minutos, o Gama alternou bons e maus momentos. Por sua vez, o Vasco da Gama estava hesitante na marcação e pouco inspirado. Resultado: o 1º tempo terminou com o placar em branco.
No 2º tempo, aos seis minutos, Valdeir marcou o primeiro gol do Gama. Dez minutos depois, Neto Potiguar, de cabeça, ampliou para 2 x 0. Aos 33, Fábio Braz diminuiu e aos 44 minutos Abedi empatou.
Sob a arbitragem de Elvécio Zequetto, do Mato Grosso do Sul, as equipes formaram assim:
Gama: Juninho, Ciro, Dênis e Cléber Carioca; Márcio Goiano (Flávio Mineiro), Ricardo Araújo, Marcelo Uberaba, Valdeir e Rodrigo Ninja; Neto Potiguar (Índio) e André Borges (Jurandir). Técnico: Gilson Kleina.
Vasco da Gama: Cássio, Thiago Maciel, Fábio Braz, Jorge Luiz e Sandro (Rubens Júnior); Amaral, Coutinho (Bruno Meneghel), Abedi e Renato; André Dias e Marcelinho (Romário). Técnico: Renato Gaúcho.

No dia 4 de abril de 2007, o Gama conseguiu o que parecia impossível: foi ao Maracanã e venceu o Vasco da Gama por 2 x 1.
O jogo teve grande repercussão, pois Romário poderia marcar o seu milésimo gol naquele dia. Para a frustração dos 35 mil vascaínos presentes ao estádio, a festa foi alviverde.
Quem esperava o Vasco da Gama ir para cima do Gama se enganou. Logo no primeiro minuto de jogo, Rodrigo Ninja arriscou de fora da área, da intermediária, e o goleiro Cássio engoliu um tremendo frango: Gama 1 x 0.
Aos 15 minutos, Rubens Júnior cobrou falta da esquerda no meio da área, Renato acertou uma bela cabeçada no canto direito de Juninho, empatando o jogo.
Veio o 2º tempo e a partida permaneceu sem lances de emoção durante um bom tempo.
Quando parecia que o jogo terminaria empatado em 1 x 1, resultado que classificaria o Vasco da Gama, Dendel sofreu falta na entrada da área, aos 48 minutos. Marcelo Uberaba cobrou com força no ângulo superior direito do goleiro Cássio marcando o gol da vitória do Gama.
Evandro Rogério Roman, do Paraná, foi o árbitro do jogo e as equipes formaram assim:
Vasco da Gama: Cássio, Wágner Diniz, Fábio Braz, Dudar e Rubens Junior (Guilherme); Roberto Lopes, Amaral, Renato (Abedi) e Morais (Dario Conca); Leandro Amaral e Romário. Técnico: Renato Gaúcho.
Gama: Juninho, Cléber Carioca, Augusto e Dênis; Márcio Goiano, Ricardo Araújo, Marcelo Uberaba, Valdeir (Lei) e Rodrigo Ninja; Neto Potiguar (Dendel) e André Borges (Índio). Técnico: Gilson Kleina.
Na próxima rodada o Gama teria pela frente o Figueirense, que levou a melhor sobre o Noroeste, de Bauru (SP).

No dia 18 de abril de 2007, em pleno Estádio Mané Garrincha, o Gama viveu um pesadelo: foi goleado por 4 x 1 pelo Figueirense e praticamente sem chances de buscar um resultado que lhe desse a classificação para a fase seguinte da Copa do Brasil. Passou a precisar de uma vitória por três gols de diferença no jogo de volta.
O Figueirense abriu o placar aos 8 minutos, com Ruy, mas levou o empate do Gama aos 16, com Neto Potiguar. Já na etapa final, Edson, aos 15, e André Santos, aos 27, abriram boa vantagem. O estreante Nunes descontou para os donos da casa, aos 23, e encheu de esperança os torcedores alviverdes. No entanto, André Santos voltou a deixar sua marca, aos 34, e definiu o placar final da vitória do Figueirense.
Diante de um pequeno público de 944 pagantes, que proporcionaram a renda de R$ 12.530,00, as equipes jogaram com as seguintes constituições:
Gama: Juninho, Dênis, Augusto (Nunes) e Cléber Carioca; Márcio Goiano, Ricardo Araújo, Marcelo Uberaba, Valdeir (Alexandre Fávaro) e Rodrigo Ninja; Neto Potiguar e André Borges (Dendel). Técnico: Wladimir Araújo.
Figueirense: Wilson, Vinicius, Felipe Santana e Edson; Anderson Luiz, Carlinhos, Henrique, Ruy, Fernandes (Diogo) e André Santos; Ramon (Rafael Lima). Técnico: Mário Sérgio.
O árbitro foi Cléver Assunção Gonçalves, de Minas Gerais, que expulsou Henrique, do Figueirense.

O jogo de volta, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), no dia 25 de abril de 2007, começou equilibrado e o Gama não se intimidou, jogou de igual para igual a todo instante. Aos 20 minutos do 1º tempo, o lateral Edson, do Figueirense, cometeu pênalti sobre Valdeir. Valdeir cobrou e o goleiro Wilson defendeu, mas o árbitro Djalma Beltrami mandou voltar o lance. Novamente Valdeir partiu para a cobrança e desta vez marcou: Gama 1 x 0.
Após a cobrança do pênalti, o árbitro expulsou dois jogadores, o meia André Santos, do Figueirense, e o atacante Nunes, do Gama.
Veio o 2º tempo e logo aos 2 minutos, Ruy recebeu a bola e marcou o gol de empate para o Figueirense: 1 x 1.
Aos 28 minutos, o zagueiro Felipe Santana marcou o gol da virada do Figueirense.
Final de jogo, Figueirense 2 x 1 Gama. Com esse resultado o Gama deu adeus a competição.
O público foi de 5.995 pagantes e a renda de R$ 69.380,00.
O Figueirense classificou-se com Wilson, Anderson Luiz, Chicão, Felipe Santana e Edson; Vinícius (Pedro), André Santos, Carlinhos e Ruy; Victor Simões e Ramon (Diogo). Técnico: Mário Sérgio.
O Gama foi desclassificado com Juninho, Schneider, Dênis, Cléber Carioca e Rodrigo Ninja (Éder); Ricardo Araújo, Léo, Marcelo Uberaba (Índio) e Valdeir (André Borges); Neto Potiguar e Nunes. Técnico: Wladimir Araújo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário