terça-feira, 26 de maio de 2015

AS SELEÇÕES DE BRASÍLIA: dois jogos na África



Graças a um convite do Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), pela primeira vez na história uma seleção de futebol do Distrito Federal realizou uma excursão internacional, disputando dois amistosos em países da África, nos dias 1º e 3 de abril de 2008.

Seria apenas uma partida, no dia 1º de abril, em Gaborone, capital de Botswana, como parte das comemorações de posse do novo presidente do País, Ian Khama, mas foi acertado um segundo para o dia 3, em Moçambique, na capital, Maputo.
A ideia inicial dos africanos era jogar com a seleção principal do Brasil, mas o calendário apertado dos comandados de Dunga gerou uma nova possibilidade e o Distrito Federal acabou contemplado.
Todas as despesas foram pagas pelos governos dos dois países.
Na convocação se tentou montar uma equipe competitiva, sem prejudicar os clubes que estavam envolvidos na disputa do campeonato do DF e na Copa do Brasil. O único time sem jogadores convocados foi o Unaí.
No dia 12 de março de 2008, a Comissão Técnica, comandada pelo treinador do Legião, Reinaldo Gueldini, divulgou a lista dos 22 jogadores, adiantando que apenas 18 seguiriam viagem rumo à África. 
A lista dos convocados foi esta: Goleiros: Rafael Córdova (Gama) e Osmair (Dom Pedro II); Laterais: Paulo Ricardo (Legião), Amaral (Dom Pedro II), Kaká (Legião) e Magrão (Brazlândia); Zagueiros: Padovani (Brasiliense), Ozéia (Gama), Rodrigo Mello (Dom Pedro II) e Ícaro (Legião); Volantes: Agenor (Brasiliense), Perivaldo (Legião), Welton (Brazlândia) e Carlos Lima (Ceilândia); Meias: Adrianinho (Brasiliense), Luiz Fernando (Ceilândia), Mazinho Brasília (Dom Pedro II) e Ésley (Gama); Atacantes: Léo Guerreiro (Esportivo), Rodrigo Félix e Rodrigo Paraná (Ceilândia) e Michel (Dom Pedro II).
A Comissão Técnica estava assim formada: Técnico - Reinaldo Gueldini (Legião), Preparador Físico - Roberto Peres Patu (Dom Pedro II), Médico - Fabiano Dutra (Brasiliense) e Massagista - Alessandro Silva Oliveira (Gama).

A delegação
Antes da viagem, quatro jogadores foram cortados: o volante Carlos Lima (machucado), o atacante Rodrigo Paraná (sem a documentação necessária) e Amaral e Magrão, por opção do treinador.
A seleção do DF se apresentou no dia 28 de março, às 16 horas, no estádio Mané Garrincha, quando aconteceu o primeiro treino do grupo: goleada de 7 x 0 sobre o time Sub-17 do CFZ.
No dia 29 de março, depois de quase 20 horas de viagem a delegação brasiliense chegou a Johannesburgo, na África do Sul, de onde seguiu para Gaborone.

Estádio Nacional em Gaborone

No dia 1º de abril, com o Estádio Nacional lotado (capacidade para 20 mil pessoas), a Seleção do DF venceu o selecionado de Botswana (107º no Ranking da FIFA), por 1 x 0, gol de Ésley.
A seleção do DF formou com Osmair, Paulo Ricardo, Ozéia, Padovani e Kaká; Agenor, Perivaldo, Luís Fernando (Rodrigo Félix) e Adrianinho (Welton); Ésley (Mazinho Brasília) e Michel (Léo Guerreiro).

Ésley, artilheiro da 
excursão

No dia 2 de abril a delegação viajou para Maputo, capital de Moçambique, onde faria seu segundo jogo.
Esperava-se um jogo mais difícil contra os Mambas, como são conhecidos os moçambicanos. Isto porque em nove jogos na história, Moçambique perdeu apenas uma vez para Botswana.
Mas não foi isso que aconteceu. A Seleção do DF apresentou-se bem melhor que o adversário, goleando-o por 3 x 0. Ésley, que havia marcado na vitória por 1 x 0 diante de Botswana, fez mais dois, com Michel marcando o outro gol, todos no primeiro tempo.
O time jogou com Rafael Córdova, Paulo Ricardo, Ozéia (Ícaro), Padovani (Rodrigo Mello) e Kaká; Welton, Perivaldo, Agenor e Adrianinho (Mazinho Brasília); Ésley (Rodrigo Félix) e Michel (Léo Guerreiro). 
Após o duelo, os atletas receberam uma premiação da Federação Moçambicana de Futebol pela vitória, entregue por Mário Coluna, maior ídolo do país que jogou a Copa de 1966 na Inglaterra, pela Seleção de Portugal.
A Seleção do DF retornou a Capital Federal no dia 4 de abril.



Nenhum comentário:

Postar um comentário