quarta-feira, 20 de maio de 2015

PERSONAGENS & PERSONALIDADES: Benoni Dias Beltrão


Quando estávamos finalizando as matérias para homenagear os 55 anos de vida da cidade de Sobradinho, fomos surpreendidos com a perda de uma grande liderança esportiva, comunitária e política da cidade: Benoni Dias Beltrão. Ele faleceu no último dia 30 de abril de 2015, aos 80 anos.
Mineiro de São João Del Rey, vivendo em Brasília desde 1957, Benoni Dias Beltrão se orgulhava de ter sido um homem vitorioso.
Sua carreira de campeão, no esporte, começou no interior mineiro, no Social Futebol Clube de sua cidade natal. Foi campeão por Barbacena nas Olimpíadas Estudantis de 1953, em Belo Horizonte.
Nas eleições para a Federação Metropolitana de Futebol, em 1986, ele se destacou ao liderar o movimento que resultou na vitória de Wagner Marques. Também nesse ano foi o presidente bicampeão pelo Sobradinho Esporte Clube (1985/1986).
Antes de ser presidente do Sobradinho ele adquiriu bastante experiência no amadorismo. Foi presidente do Unidos de Sobradinho e da Campineira (dois mandatos), além de dirigir a Associação Sobradinhense de Desportos - ASD por dois anos.
Aposentado do Banco do Brasil e Técnico em Agronomia, chegou a ser o maior criador de suínos do Distrito Federal. Aliás, chegou à presidência da Associação dos Suinocultores. Também passou pela vice-presidência da AABB e do Conselho Comunitário da Defesa Civil.
Sua ligação com a comunidade de Sobradinho vinha de longa data. Após passar por praticamente todas as entidades e órgãos de interesse público, clubes e associações comunitárias, foi presidente de honra do Bola Preta, um tradicional bloco carnavalesco da cidade.
Como personalidade de destaque no cenário social e desportivo, ele guardava inúmeras medalhas e diversos diplomas. Em 1985 foi homenageado como “Destaque-85” do futebol pela Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos - ABCD e recebeu medalha de prata da AABB como “Destaque do Esporte” na mesma temporada.
Em 29 de junho de 2001 foi-lhe concedido o título de Cidadão Honorário de Brasília pelo Decreto Legislativo nº 712, projeto de autoria da Deputada Anilcéia Machado.
Benoni Beltrão foi um dos fundadores do PSDB do Distrito Federal, onde foi por diversas vezes da zonal de Sobradinho, membro da executiva nacional do Partido e suplente do senador Pompeu de Souza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário