terça-feira, 6 de outubro de 2015

PERSONAGENS & PERSONALIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: “Seu” Anísio


Anísio Cabral de Lima, o “Seu” Anísio, nasceu na cidade de Pilar, na Paraíba, em 4 de janeiro de 1929.
Antes de chegar a Brasília, jogou nos aspirantes do Madureira, do Rio de Janeiro, como goleiro. Também foi lutador de boxe, categoria peso galo, quando teve a honra de ter uma de suas lutas arbitradas pelo lendário Éder Jofre.
Sua trajetória em Brasília se iniciou quando desembarcou no dia 11 de janeiro de 1960, no Núcleo Bandeirante (ainda chamado de Cidade Livre), para trabalhar no comércio. Residiu até 1965 e trabalhou como massagista do time principal e técnico das categorias de base do Clube Atlético Colombo.
Em meados de 66, mudou-se para a Vila Planalto e foi morar num barraco de pau a pique, perto do acampamento Rabello.
Lá, se tornou massagista do 1º clube de Brasília a conquistar um tricampeonato profissional, o Rabello.
Depois trabalhou no Serviço Gráfico, onde foi campeão brasiliense de 1972, passou para o Ceub quando esse foi o representante do DF no Campeonato Brasileiro e foi vice-campeão brasiliense de 1974, como treinador do Jaguar.
Depois que o Brasília surgiu, em 1975, foi mais um clube onde trabalhou, formado que é em massoterapia e técnica em reabilitação.
Até que, em 16 de maio de 1981, sua vida mudou completamente. Em uma partida válida pelo campeonato de futebol amador de Brasília, entre ASBAC e COBAL, levou uma bolada no rosto e sofreu descolamento da retina. “Seu” Anísio usava óculos com 11 graus de miopia. Levado às pressas para Belo Horizonte, recebeu tratamento no Instituto dos Olhos Newton Rocha, supervisionado pelo médico Pedro Ernesto, o mesmo do craque do Cruzeiro e da Seleção Brasileira Tostão.
Mas, apesar de todos os esforços, o diagnóstico não poderia ser pior: Anísio não poderia mais enxergar. Num primeiro momento, ao retornar para Brasília, preferiu o isolamento.
Porém, rapidamente mudou de ideia. Resolveu voltar a trabalhar e montou uma escolinha de futebol para a comunidade da Vila Planalto, com o lema: “BOM NA ESCOLA, CRAQUE NA BOLA”, fornecendo todo o material e suporte necessário para as crianças carentes.
A escolinha funciona até hoje em um espaço onde as gangues dos acampamentos antes se encontravam para promover brigas e arruaça. “Seu” Anísio nunca cobrou um centavo sequer de ninguém. A única exigência é “para poder participar tem que estudar”.
Além da escolinha, “Seu” Anísio passou a ser o responsável pelo Madureira Esporte Clube, o clube mais vitorioso da Vila Planalto, fundado em 23 de dezembro de 1967.
Pai de Ricardo Anísio, Rivelino Rodrigues e Beatriz Rodrigues, “Seu” Anísio tem dez netos, todos homens. “Visualmente não conheci nenhum deles, o que para mim, sinceramente, não faz diferença alguma, pois conheço o coração de cada um e isso já me basta”, declara ele com um largo sorriso, característica que lhe é peculiar.



5 comentários:

  1. Seu Anísio!!!! Que bom vê-lo com saúde, contando a sua história. Sua massagem é para poucos, porque suas mãos têm uma fortaleza inigualável. A família Tabosa sempre esteve presente, principalmente o Mestre Tabosa, Paulo Tibana, Luiz Tibana, minhas irmãs e muitos amigos. Desejamos muita saúde, casa cheia e continue com seu humor maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Esse é meu amigo e irmão, além de ter sido meu massagista no ceub espot club.PAULO VICTOR, ex goleiro do fluminense e da SELEÇÃOBRASILEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá onde eu acho ele ou qual contato?
      endereço ou telefone

      Excluir