quarta-feira, 11 de novembro de 2015

OS GOLEIROS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Willian


Willian Gross Stein nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 20 de março de 1968.
Começou no Santa Mônica Futebol Clube, time amador de Belo Horizonte, com 12 anos, mas desde os nove anos sonhava em ser goleiro. 
Depois foi para o Venda Nova Futebol Clube, também de Belo Horizonte, onde disputou o campeonato mineiro de juniores com 16 anos.
Como profissional, seu primeiro clube foi o Fluminense Futebol Clube, de Araguari (MG), equipe onde disputou o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão nos anos de 1989 e 1990.
Seu segundo clube foi o Esporte Clube Corinthians, de Presidente Venceslau (SP), onde esteve na 2ª Divisão do Campeonato Paulista de 1991.
No segundo semestre de 1991, Willian recebeu o convite do treinador de goleiros do Gama, Hélio, que havia sido goleiro do Gama no período de 1979 a 1983 e com quem ele já tinha trabalhado no Venda Nova F. C., para se transferir para Brasília, onde passaria a jogar na Sociedade Esportiva do Gama. Permaneceu todo o campeonato brasiliense desse ano na reserva de Marco Antônio.
Transferiu-se, então, para a Associação Atlética Luziânia, onde disputou o Campeonato Goiano da 2ª Divisão de 1992 e da primeira em 1993. No segundo semestre de 1993, defendeu o gol do Samambaia no Campeonato Brasiliense da 1ª Divisão .
Em 1994 passou a jogar no Bragantino Clube, da cidade de Bragança, no Pará, onde foi destaque no campeonato paraense da Primeira Divisão, fato que o levou a ser contratado para disputar o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão pelo Paysandu no mesmo ano. Ainda no Paysandu, disputou o campeonato paraense (quando foi vice-campeão) e a Copa do Brasil do ano seguinte.
Saiu do Paysandu e foi defender o Clube Municipal Ananindeua, levando a equipe ao título de campeão paraense da Segunda Divisão em 1996.
Em 1997 foi campeão da Primeira Divisão do Amapá, atuando pelo Ypiranga Clube.
Retornou ao futebol brasiliense em 1998, novamente para defender o Gama, onde se sagrou campeão brasiliense da Primeira Divisão desse ano.
Em 1999 voltou ao futebol do Pará, passando a defender o Santa Rosa Esporte Clube no Campeonato Paraense da 2ª Divisão. 
Por questões particulares e familiares, Willian esteve afastado do futebol no ano de 2000.
No período de abril a agosto de 2001, Willian voltou a jogar futebol no Amapá, quando foi vice-campeão estadual defendendo as cores da S. E. R. São José
Logo depois do encerramento do campeonato amapaense retornou ao futebol do DF a tempo de tornar-se vice- campeão brasiliense da Segunda Divisão pelo CFZ: 2001 da 2ª Divisão CFZ de Brasília - de 11.08 a 09.12
Depois do CFZ, em 2001, Willian atuou por mais três equipes diferentes no futebol do DF: Ceilândia, em 2002, Brazlândia, em 2003, e Sobradinho, em 2004, seu último ano como jogador.
A partir de 2005, passou a trabalhar como treinador de goleiros.
Sua primeira experiência foi na Escolinha do CFZ, em Brasília, quando recebeu um convite para trabalhar como treinador de goleiros.
Depois foi treinador de goleiros nas seguintes equipes:

2006 - AGEPOL - Campeonato Brasiliense de Juniores do DF.
2006 - Formosa - Campeonato Goiano da 2ª Divisão.
2007 - Luziânia - Campeonato Brasiliense da 1ª Divisão.
2007 - UPIS - Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário, sagrando-se campeão.
2007 - CFZ - Campeonato Brasiliense da 2ª Divisão.
2008 - Sorriso Esporte Clube - Campeonato Matogrossense da 1ª Divisão.
2008 - Palmas Futebol e Regatas - Campeonato da Primeira Divisão de Tocantins e Série C do Campeonato Brasileiro.
2009 a 2011 - Gama - Campeonato Brasiliense da 1ª Divisão e Série C do Campeonato Brasileiro. No ano de 2009, foi campeão brasiliense da Segunda Divisão pelo Ceilandense, que fazia parceria com o Gama. Em 2011, foi vice-campeão brasiliense da 1ª Divisão com o Gama e vice-campeão brasiliense da 2ª Divisão, com o Luziânia.
2012 - Ipatinga - Campeonato Mineiro do Módulo II e Campeonato Brasileiro da Série B.
2013 - Luziânia - Campeonato Brasiliense da 1ª Divisão e Copa do Brasil.
2013 - Morrinhos - Campeonato Goiano da 2ª Divisão;
2013 - América, de Morrinhos, Campeonato Goiano da 3ª Divisão
2014 - Brasiliense - Campeonato Brasiliense da 1ª Divisão, Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série D.
2015 - Grêmio Esportivo Anápolis - Campeonato Goiano da 1ª Divisão. 
Atualmente, Willian Stein é o treinador de goleiros no Rio Branco Esporte Clube, de Americana (SP), clube que fez boa campanha na Copa Paulista de 2015.
Quando jogador, Willian teve três goleiros como seus ídolos: Raul Plassmann, do Cruzeiro, Ortiz, do Atlético Mineiro, e João Leite, também do Atlético Mineiro.

ACERVO ICONOGRÁFICO

COMO JOGADOR

Santa Mônica - Belo Horizonte (MG)

Venda Nova - Belo Horizonte (MG)

Fluminense - Araguari (MG)

Corinthians - Presidente Venceslau (SP)

Luziânia

Samambaia

Bragantino (PA)

Paysandu

Paysandu

Ceilândia


COMO TREINADOR DE GOLEIROS

Luziânia

Palmas (TO)

Gama

Gama

Ipatinga (MG)

Luziânia

Morrinhos (GO)

Brasiliense

Brasiliense

G. E. Anápolis (GO)

Rio Branco - Americana (SP)

Rio Branco - Americana (SP)





3 comentários:

  1. Tive o praser em trabalhar com WILLIAN e aprendi muito com este cidadão, homem, pai de familha, e companheiro!!!!
    Com estas palavras que foi colocado ai muitas pessoas acha que nos temos muita moleza,mas so DEUS sabe o quanto e dolorido ficar longe das pessoas que mais amamos, nos as vezes não temos natal ano novo aniversarios e outras coisas mais.
    WILLIAN parabens deus e contigo irmão, vc merece estas poucas linhas que escreveram ai contando um pouco da sua tragetoria

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de ser o roupeiro dele no time profissional do fluminense futebol clube no ano em que jogou lá, catava muito e na época colocamos até um apelido nele de willian geléia, por causa dos caças fantasmas,se vcs tiverem o contato dele me passem por favor.um abraço. Diga a ele que é o cedinho barquinha meu nome ele vai se lembrar.

    ResponderExcluir