domingo, 29 de abril de 2018

O FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES: o primeiro campeonato de futebol de Taguatinga - 1964


O primeiro campeonato de futebol de Taguatinga foi realizado em 1964 e promovido pela Liga Desportiva de Taguatinga, sob a presidência de José Walter de Souza.
Foi disputado em dois turnos, ao final dos quais o clube que somasse mais pontos ganhos seria declarado campeão.
Dele tomaram parte dez equipes, a saber: Atlético, Brasília, Flamengo, Juventus, Liberdade, Meta, Palmeiras, Setor Automobilístico, SUPRA e Taguatinga F. C.
A primeira rodada foi realizada no dia 19 de abril de 1964.
Os resultados da terceirada rodada, realizada em de 26 de julho, foram os seguintes: Setor Automobilístico 3 x 2 Flamengo, Palmeiras 5 x 1 Liberdade e Supra 4 x 1 Atlético. A classificação após essa rodada era a seguinte: 1º Supra; 2º Meta e Brasília, 4º Setor Automobilístico e Palmeiras; 6º Juventus, Taguatinga e Flamengo e 9º Liberdade e Atlético.
Na rodada do dia 9 de agosto, o Meta venceu o Setor Automobilístico por 4 x 2, mantendo-se, assim, na vice-liderança do certame. Na oportunidade, em bonita demonstração de esportividade, várias homenagens foram prestadas ao time das mecânicas por ocasião do seu segundo aniversário de fundação. O presidente Daniel Gadelha foi bastante cumprimentado. À noite, na sede, teve lugar um animado baile, com farta distribuição de bebidas, doces e salgados, além do clássico bolo de aniversário. José Walter de Souza, presidente da Liga e um dos baluartes do Setor Automobilístico, também aniversariou naquela data.
Na rodada de 16 de agosto, com a goleada imposta ao Palmeiras (4 x 0), o Meta continuava invicto no certame. Já o SUPRA não passou de um empate por um tento contra o Flamengo. O Setor Automobilístico continuava acumulando derrotas, tendo sido abatido pelo Taguatinga Futebol Clube, pelo escore de 4 x 1. A próxima rodada teria como atração principal o encontro entre Meta e Flamengo.
Na rodada do dia 30 de agosto, o Meta perdeu sua invencibilidade no campeonato da cidade ao ser derrotado pelo Taguatinga F. C., pelo placar de 2 x 1.
No dia 13 de setembro, a classificação do campeonato era a seguinte: 1º - Brasília, com um ponto perdido; 2º - Meta e SUPRA, com 3; 4º - Setor Automobilístico, com 6; 5º - Flamengo, com 7; 6º - Juventus, com 8; 7º - Taguatinga, com 9; 8º - Palmeiras, com 10, 9º - Atlético, com 11 e 12º - Liberdade, com 12. Também confirmava que nesse mesmo dia 13, aconteceria o esperado encontro Brasília x Meta, líder contra um dos vice-líderes da competição.
No dia 6 de dezembro de 1964, aconteceu a decisão do campeonato. Num lamaçal imenso em que ficou transformado o campo do futuro Estádio de Taguatinga, foi disputada a finalíssima do campeonato. A vitória coube ao quadro do Brasília, ao abater o bem treinado Meta pelo escore de 2 x 0. Mesmo sob a constante chuva durante a partida, a assistência não arredou pé do campo, incentivando seus jogadores. Não fora o impraticável do campo e teríamos uma grande partida, mas não chegou a desagradar o jogo desenvolvido pelos dois times. O auriverde Meta lutou o tempo todo sem conseguir chegar às redes adversárias. Everardo, seu principal elemento do ataque, não rendeu o esperado, devido ao estado da cancha, e a linha canarinho não chegou a marcar. Já na equipe vencedora, de um modo geral todos foram bem, mas teve em Bolero seu principal valor. A equipe de Raymundo Aguiar brilhou mesmo, com bonita exibição.
Ao término da partida, dirigida pelo árbitro Takeshi Koressawa, a torcida brasiliense invadiu o campo carregando seus heróis em triunfo.
Os torcedores do quadro do Setor Norte de Taguatinga festejaram a até altas horas da madrugada, com as comemorações iniciada no campo e encerradas na sede do clube, em autêntico carnaval de entusiasmo e alegria pelo feito alcançado.

Fonte: coluna “Taguatinga em Revista”, de Alberto Bahouth Junior.


2 comentários:

  1. Realmente. Naquele tempo, as partidas eram cercadas por grande multidão de fanáticos torcedores que acompanhavam seus times em cima de caminhões a qualquer parte do Distrito Federal.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu era o goleiro Rubão, do Setor Automobilístico. O craque do time era meu cunhado Altair.

    ResponderExcluir