terça-feira, 5 de março de 2019

O RETORNO DO GRÊMIO AO FUTEBOL DE BRASÍLIA - 1975


Depois de permanecer durante duas temporadas afastado das atividades futebolísticas, o Grêmio Esportivo Brasiliense retornou ao futebol brasiliense no dia 23 de março de 1975, enfrentando a equipe da Pioneira, às 10 horas, no Pelezão, em jogo que teve os portões franqueados ao público.
O quadro alviverde, dirigido por Raimundinho, tinha como base a equipe que conquistou para Brasília o Campeonato Brasileiro de Seleções Sindicais.
O jogo também fez parte das comemorações do 16º aniversário do Grêmio.
A partida agradou bastante pela movimentação e apresentou uma série de bons lances e, ao final, o placar de 1 x 1 fez justiça ao futebol exibido pelas duas equipes.
Logo aos dois minutos, Eduardo, do Grêmio, acertou uma cabeçada na trave do goleiro Adriano. Mas, quando era maior o domínio do Grêmio, a Pioneira abriu a contagem. A bola foi cruzada para a área do Grêmio, o goleiro Itamar rebateu de soco, Flávio aparou e não teve trabalho para concluir para as redes, aos 17 minutos do primeiro tempo.
Nem mesmo a desvantagem no marcador fez com que o Grêmio se desesperasse em campo procurando o empate de forma desordenada. Procurou tocar a bola de primeira e o gol, que amadureceu durante quase todo o transcurso da partida, surgiu aos 40 minutos do segundo tempo, com uma cabeçada de Borges, aproveitando um cruzamento de Odair, da esquerda.

GRÊMIO 1 x 1 PIONEIRA
Data: 23 de março de 1975
Local: Pelezão
Árbitro: Francisco José Portugal
Gols: Flávio, 17 e Borges, 85
GRÊMIO: Itamar, Serginho (Maninho), Júlio César, Toninho e Odair; Luciano (Raimundinho) e Pedrinho; Borges, Ernani, Roque (Nívio) e Eduardo (Claudinho).
PIONEIRA: Adriano, Aldair, Assis, Dão e Rubens; Julinho (Preto) e Nemias; Flávio (Déo), Maurício, Ferreira e Dinarte.

Nota: estava em disputa a Taça “Wilson de Andrade”. De acordo com o regulamento, se a partida terminasse empatada, seriam cobradas séries de pênaltis tantas quantas fossem necessárias para se conhecer um vencedor. Mas o Grêmio, numa atitude elegante, decidiu que não seriam necessários os pênaltis. E o capitão Júlio César, do Grêmio, entregou a Nemias, do Pioneira, a taça comemorativa ao décimo-sexto aniversário do clube gremista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário