domingo, 19 de julho de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Joãozinho


João Jerônimo Moura, o Joãozinho, está aniversariando neste dia, quando está completando 60 anos. Nasceu em Padre Bernardo (GO), no dia 19 de julho de 1960.
Passava seu tempo de menino jogando bola nas ruas de sua cidade. Levado por seu irmão Antônio começou a jogar bola no Barão E. C., de Padre Bernardo.
Aos 18 anos, Joãozinho se mudou com os pais e os seis irmãos para Brazlândia, onde defendeu clubes amadores como o Auto Esporte, Atlético e o Brazlândia E. C.
Em 16 de março de 1979, aconteceu um amistoso no Bezerrão no qual Joãozinho começaria a mostrar seu futebol para os outros clubes de Brasília: Seleção do Gama 2 x 0 Seleção de Brazlândia. Joãozinho começou no banco e entrou no segundo tempo na Seleção de Brazlândia. Não demorou para ser levado por Antônio Cardoso para fazer um teste no Ceilândia, onde passou a integrar as categorias de base. Na equipe profissional fez sua estreia no dia 15 de maio de 1983, marcando o gol do empate de 1 x 1 com o Gama. Marcou três gols no campeonato daquele ano.
Disputou mais um campeonato pelo Ceilândia, o de 1984, quando marcou oito gols.
No ano seguinte, 1985, foi contratado pelo Taguatinga. Em seu novo clube, marcou 7 gols no campeonato brasiliense.
Tornou-se artilheiro do campeonato brasiliense pela primeira em 1986, quando marcou 16 gols, além de ter sido artilheiro do Torneio Paralelo do Campeonato Brasileiro de 1986 (uma espécie de divisão inferior), com 11 gols.

Seu bom desempenho em 1986 o levou para a Seleção Brasileira de Novos, treinada por Jair Pereira, fato que tem mais mérito ainda por sabermos como é difícil um jogador da Região Centro-Oeste ser chamado para servir o selecionado brasileiro, independente da categoria.
Começou como titular, disputou seis jogos (quatro amistosos e dois oficiais), não marcou nenhum gol e acabou perdendo a vaga de titular para Wallace, do Flamengo, filho do ex-atacante Silva, o Batuta.
Dentre os jogos oficiais, dois foram pelo Campeonato Sul-Americano de Futebol, disputado no Chile, em busca de uma classificação para os Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (EUA), em 1987.
Joãozinho disputou o primeiro jogo (1 x 1) contra o Paraguai, em 25.11.1986. Nos jogos contra Bolívia e Colômbia, foi barrado por Wallace, que foi o artilheiro da equipe, com três gols. Voltou a jogar na decisão do 3º lugar, entrando no segundo tempo do jogo em que o Brasil venceu o Chile por 1 x 0, em 06.12.1986. O Brasil ficou em terceiro lugar e garantiu participação nos Jogos Pan-Americanos de 1987. Apesar disso, Joãozinho não foi mais convocado para a seleção no ano seguinte.
A formação básica daquela Seleção Brasileira foi: Rafael, Polaco, Everaldo, Henrique (Marcão) e Dida (Élcio); Dunga, Renê e Gilmar Popoca; Mauricinho (Edson), Joãozinho (Marlon) (Wallace) e Carlos Alberto (Paulinho).

Em fevereiro de 1987, juntamente com Marquinhos Bahia, foi emprestado ao Confiança, de Aracaju (SE). Ficou pouco tempo e retornou ao Taguatinga. Logo depois, foi emprestado ao Bahia, onde chegou a conquistar o título baiano de 1987.
Em 1988, o empresário carioca Bené Ataíde comprou o passe de Joãozinho e o emprestou ao PAOK Salonica, da Grécia. Terminado o empréstimo, foi devolvido ao Taguatinga, onde disputou os campeonatos brasilienses de 1988 e 1989, marcando oito e seis gols, respectivamente. Em 1989 sagrou-se campeão brasiliense pela primeira vez. No mesmo ano, disputou o Brasileiro da Divisão Especial, quando marcou seis gols atuando pelo Taguatinga.
No ano de 1991, Joãozinho foi campeão brasiliense pela segunda vez. Além disso, foi convocado para a Seleção do Distrito Federal que disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1991 e para amistosos contra Flamengo e Vasco da Gama. Marcou três gols pelo Taguatinga no Campeonato Brasileiro de 1991.
Seu melhor ano foi o de 1992. Sagrou-se tricampeão brasiliense e artilheiro do campeonato pela segunda vez, decretando o recorde de gols marcados em um campeonato até os dias de hoje: 25. No final do ano, foi um dos vencedores do Troféu ABCD, entregue aos Melhores do Esporte no ano.
Sagrou-se campeão brasiliense pela quarta vez em 1993, ajudando o Taguatinga a chegar ao título com seus 16 gols.
Mais uma vez tentou a sorte no futebol europeu em 1994, desta vez na Alemanha, quando foi emprestado ao VfB Oldenburg, da Segunda Divisão. Depois, retornou ao Brasil, quando disputou o Campeonato Brasileiro daquele ano pelo Taguatinga, marcando cinco gols.
Marcou doze gols no campeonato brasiliense de 1995, seu último ano atuando pelo Taguatinga.

No mesmo ano, realizou um sonho ao participar da fundação da S. E. Brazlândia.
Nos anos de 1996 e 1997, disputou o campeonato brasiliense pelo Brazlândia, marcando onze e oito gols, respectivamente. Teve uma breve passagem pelo América, de Belo Horizonte, em 1997.
Em 1998 marcou cinco gols e tornou-se Presidente do Brazlândia.
No ano de 1999 conseguiu um feito inédito: tornou-se goleador máximo das duas divisões do futebol do Distrito Federal num mesmo ano. No primeiro semestre, disputando a primeira divisão ele foi o artilheiro da competição, assinalando 12 gols pelo Brazlândia. No segundo, atuando pelo Comercial, foi o artilheiro do Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão, com 8 gols. Desconhecemos outra situação igual em campeonatos estaduais.
A última vez em que Joãozinho balançou as redes defendendo um clube da Primeira Divisão foi em 2000, quando atuava pelo Brazlândia. Foi no empate por 1 x 1 com o Sobradinho, no Augustinho Lima, no dia 13 de fevereiro.
Deixou o futebol, mas foi lembrado pelo Sobradinho para disputar a Segunda Divisão de 2003, depois desse clube amargar o vexatório rebaixamento no primeiro semestre. Estava com 43 anos. Na vitória do Sobradinho por 2 x 0 sobre o Planaltinense, em 17 de agosto de 2003, pela terceira rodada marcou a volta ao futebol do artilheiro Joãozinho.

Marcou seus últimos três gols em sua carreira nos dias 30 de agosto (vitória sobre o Brasília, por 4 x 1), 6 de setembro (3 x 1 sobre o Bosque) e 28 de setembro, na goleada sobre o Planaltinense, por 4 x 0.
Sua experiência e seus gols ajudaram ao Sobradinho retornar à Primeira Divisão.
Mais de uma década depois de pendurar as chuteiras, aos 53 anos e com cinco filhos, Joãozinho trabalha com empreendimentos esportivos e garante que quer ajudar suas duas maiores paixões no futebol de Brasília: quer continuar trabalhando pelo time do Brazlândia e também ajudar o Taguatinga a voltar em 2015.
É considerado pela imprensa esportiva brasiliense o maior goleador da história do futebol do Distrito Federal.





Um comentário:

  1. Infelizmente hj, ele veio a falecer, decorrente a dengue hemorragica/ complicações de covi 19

    ResponderExcluir