segunda-feira, 24 de outubro de 2022

OS PRIMEIROS PASSOS: Brasília Esporte Clube




Criado em 2 de junho de 1975 para ser o grande rival do Ceub (que fecharia as portas no ano seguinte), não demorou para o Brasília se tornar o maior time do futebol do Distrito Federal.

Atualmente o Brasília é o clube profissional mais antigo em atividade no DF.

O Brasília Esporte Clube foi fundado em 2 de junho de 1975, em reunião realizada na sede da Associação Comercial do Distrito Federal. Inicialmente, por aclamação dos presentes, assumiu a Presidência Vicente de Paula Araújo, que convidou José de Melo e Silva para secretariar a reunião.

Também por aclamação logo depois foi escolhida a Diretoria Provisória, que ficou assim constituída:

 

Presidente - Ricardo de Oliveira

Vice-Presidente - Ronaldo de Souza

1º Secretário - José de Melo e Silva

2º Secretário - Miguel Setembrino Emery de Carvalho

1º Tesoureiro - Nabor César Siqueira

2º Tesoureiro - Ildefonso Gadioli dos Santos

Diretor Médico - Paulo Motta Nardelli

Diretor de Relações Públicas - João Batista Olivieri

Diretor Social - Franklin Roosevelt de Oliveira

Diretor de Patrimônio - Vicente de Paula Araújo

Diretor de Esportes - Rubens Rodrigues da Cunha

Diretor de Futebol - Mário Trigo

Diretor Jurídico - Antônio Carlos Elizalde Osório e

Diretor de Educação Física - José Luiz Melo Campos.

 

Essa diretoria estava incumbida de preparar e organizar a estrutura básica inicial do Brasília.

No dia 7 de agosto de 1975, o Brasília elegeu e empossou o seu Conselho Deliberativo e Conselho Diretor. Este, era encabeçado por José de Melo e Silva, Presidente, que, por motivos de doença, não pôde assumir o cargo, em seu lugar exercendo as funções o vice-presidente Vicente de Paula Rodrigues da Cunha.

As cores vermelha e branca foram escolhidas como oficiais por sugestão de Mário Trigo. O primeiro uniforme seria composto de camisa, calção e meias vermelhas, com adornos brancos. Já no uniforme reserva a cor branca predominaria, com adornos em vermelho.

Montar a Comissão Técnica foi a primeira preocupação do Brasília. Foram contratados Cláudio Garcia para ser o treinador, Caranambu Bessa para preparador físico, Airton Nogueira (treinador das categorias de base) e Edilson Braga para supervisor. Em seguida foram colocados anúncios nos meios de comunicação, convidando atletas para testes no Centro Desportivo Presidente Médici (atual Mané Garrincha).

A primeira “peneira” aconteceu em 20 de junho de 1975, com 194 candidatos, dos quais vinte foram aproveitados. Muitos desses jogadores haviam disputado o campeonato do Departamento Autônomo da F. M. F.

Odair Caires Galetti, que já havia trabalhado com Cláudio Garcia no CEUB, foi o primeiro jogador contratado. De fora de Brasília, o primeiro a chegar foi Tereso, ex-lateral-direito do América, do Rio de Janeiro. Depois, vieram o goleiro Norberto “Mão de Onça”, ex-Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), o armador Ercy, que estava no futebol português, Lenilson, ex-Madureira (RJ) e Osmar, ex-Corinthians, de Presidente Prudente (SP).

No dia 10 de setembro de 1975 o Brasília disputou seu primeiro jogo oficial, valendo pelo Torneio Incentivo (competição disputada em três turnos e que reuniu, além do Brasília, Campineira e Humaitá, com os jogos sendo realizados nas preliminares dos encontros do CEUB no Campeonato Brasileiro). Venceu o Humaitá por 2 x 0, gols de Nei (o primeiro da história do Brasília) e Mineirinho. Jogou com Daniel, Tereso, Jonas Foca, Luís Carlos e Odair; Raimundinho (Lindário), Bernardino (Ramilson) e Messias; Mineirinho, Humberto e Nei.

Na Assembleia Geral Extraordinária de 12 de setembro de 1975, a Federação Metropolitana de Futebol aprovou o pedido de filiação do Brasília Esporte Clube.

O primeiro título de campeão do Brasília acabou sendo o Torneio Incentivo e foi de forma invicta, disputando seis jogos, vencendo quatro e empatando dois. Marcou oito gols e sofreu três. Sob o comando do técnico Cláudio Garcia os primeiros campeões foram os goleiros Daniel e Norberto; os defensores Tereso, Jonas Foca, Luís Carlos e Odair; os meio-campistas Bernardino, Lindário, Raimundinho e Messias, e os atacantes Mineirinho, Humberto, Nei e Ramilson.

Logo depois, no dia 20 de setembro de 1975, no Pelezão, o Brasília estreava contra o CSU, em jogo válido pelo Campeonato Brasiliense de 1975 (categoria de amadores). O Brasília formou com Roriman, Toninho (Osvaldo), Jacy, Carlos Alberto e Robson; Capela, Wellington e Lindário; Vilmar, Tony e Joseorge (Helber). Técnico: Airton Nogueira.

No dia 27 de abril o Brasília estreou no campeonato brasiliense profissional de 1976, empatando em 1 x 1 com o Canarinho. Aos 28 minutos do segundo tempo, Lindário marcou o gol de empate, o primeiro do clube na história do campeonato brasiliense de profissionais. Formou o Brasília com Rodolfo, Tereso, Luís Carlos, Sidney e Odair; Souza, Raimundinho e Joilson (Lindário); Mineirinho, Humberto e Renê. Técnico: Rubens de Freitas.

Já com Edilson Braga de treinador, o Brasília tornou-se campeão brasiliense pela primeira vez em sua história atuando no triangular final com Norberto, Sidney (Maurício Pradera), Jonas Foca, Luís Carlos e Odair; Uel, Rogério e Lindário (Ercy); Duda (Ramalho), Humberto e Wellington (Mineirinho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário