sábado, 15 de outubro de 2022

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: o Jorge Campos do Cerrado!

 

Hoje completando 56 anos, Jorge Campos (foto) foi um jogador mexicano, que atuava como goleiro e como atacante.

Também é lembrado por atuar usando uniformes espalhafatosos e ter uma altura relativamente muito baixa (1,68 m) para um goleiro.

De 1971 a 1973 o futebol do Distrito Federal viveu uma situação semelhante. Nem tanto pelos uniformes espalhafatosos, mas sim pelo fato de também ter possuído um jogador que atuou como goleiro e atacante em uma mesma competição.

Foi o caso de Jairo Bueno!

Jairo Bueno da Silva nasceu em Rio Verde (GO) no dia 15 de janeiro de 1946.

Depois de passar pelo futebol do Estado de Goiás, onde defendeu quatro clubes (Nacional, de Itumbiara, nos anos de 1966 e 1967, Goiás, em 1967 e 1968, Inhumas, 1968 e CRAC, de Catalão, de 1968 a 1970), Jairo Bueno desembarcou em Brasília em 1971, para defender as cores da A. A. Serviço Gráfico.

Sua estreia aconteceu no dia 24 de janeiro de 1971, no Pelezão, em amistoso que terminou empatado com o Jaguar (1 x 1). Atuando como atacante, Jairo marcou o gol do Serviço Gráfico.

No dia 7 de fevereiro de 1971, o Serviço Gráfico visitou o Luziânia, em outro amistoso que terminou empatado em 1 x 1, com Jairo marcando o gol dos visitantes.

No dia 28 de março de 1971, em jogo válido pelo Torneio Governador do Distrito Federal, Jairo atuou como atacante e marcou um dos gols da vitória de 3 x 1 do Serviço Gráfico sobre o Coenge. Não mais atuaria no torneio em que o Serviço Gráfico ficou com o segundo lugar na classificação final.

Em sua primeira participação no Campeonato Brasiliense de 1971, no dia 19 de setembro, na vitória de 4 x 1 do Serviço Gráfico sobre o Jaguar, Jairo atuou como goleiro, substituindo o experiente Gaguinho.

No total, foram quatro dos oito jogos como goleiro no campeonato brasiliense de 1971.

Para encerrar o ano, no dia 1º de outubro de 1971, aconteceu um amistoso interestadual envolvendo Serviço Gráfico e Náutico, de Recife (PE). Para surpresa de muitos, o alvirrubro pernambucano foi derrotado pela A. A. Serviço Gráfico, com Jairo na meta, por 2 x 1.

No Campeonato Brasiliense de 1972 o Serviço Gráfico disputou um total de 15 jogos. Destes, Jairo tomou parte em três como goleiro e três como centroavante.

Após decisão bastante tumultuada contra o Ceub, com recursos de ambos os lados solicitando pontos de jogos perdidos, o Serviço Gráfico, finalmente, chegou ao título de campeão brasiliense pela primeira e única vez em sua história.

Independentemente de anulado ou não, foram necessários cinco jogos para se conhecer o campeão. Jairo não participou dos três primeiros, mas, em compensação, no quarto, marcou um dos gols da vitória de 2 x 1. Continuou no time no quinto e último jogo e o empate em 0 x 0 deu o título ao Serviço Gráfico.

No campeonato brasiliense de 1973, Jairo só atuou em apenas três jogos, dois deles como goleiro e um como centroavante.

 

Colaboradores:

João Batista Lopes da Silva

Ocimar Ziley Vidal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário