quarta-feira, 19 de outubro de 2022

CRAQUES ANÔNIMOS: Bilzinho


Severino Alves, o Bilzinho, nasceu em 19 de outubro de 1957, na cidade de Cruz do Espírito Santo, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba.

Começou no Guarani, equipe amadora de sua cidade natal, passando pelo Guarabira e pelo Treze, de Campina Grande, ambos da Paraíba.

Chegando ao Ceilândia em 1983, fez bons segundo e terceiro turnos do Campeonato Brasiliense. Bilzinho esteve presente em 32 das 49 partidas disputadas pelo Ceilândia na competição (marcando quatro gols). Chamou a atenção do Taguatinga, que o contratou a pedido do técnico José Antônio Furtado Leal, que queria que continuasse desenvolvendo no seu clube o mesmo papel de “carrapato” (de forte marcação no meio de campo).

No dia 5 de julho de 1987 aconteceu um amistoso no Estádio Mané Garrincha entre a Seleção do DF e o Flamengo, do Rio de Janeiro. Bilzinho foi convocado, mas não participou do jogo. Ainda em 1987, Bilzinho seria convocado mais duas vezes para a Seleção do DF, em ambas ficando no banco de reservas.

Permaneceu no Taguatinga de 1984 a 1987, tendo disputado 61 jogos nesse período (marcando dois gols). Teve uma rápida passagem pelo Tiradentes, em 1986.

Seu último clube no futebol do DF foi o Guará, que Bilzinho defendeu em 46 jogos disputados pelo Campeonato Brasiliense de 1988 e 1989, marcando três gols.

Em janeiro de 1990, com 32 anos, Bilzinho deixou o futebol. Durante o tempo em que jogou no DF, conciliou treinos e jogos de futebol com a assistência administrativa, função que exercia na CAESB – Companhia de Água e Esgotos de Brasília.

No mesmo ano, no dia 22 de abril, fez parte do amistoso entre a Seleção Brasiliense de Masters e a Seleção Brasileira da mesma categoria, no Mané Garrincha.

A seleção brasiliense foi derrotada por 1 x 0, gol de Zico. Jogou com Bocaiúva (Toinho), Ricardo, Remo, Gilvan e Ahlá; Bilzinho (Mário), Orlando Lelé e Lindário (Flory); Lino (Dionísio), Dadá Maravilha e Joãozinho (Zunga). Técnicos: Carlos Morales/Didi de Carvalho.

Bilzinho não conquistou títulos no futebol do DF. Foi quatro vezes vice-campeão do Campeonato Brasiliense: três pelo Taguatinga (1984, 1986 e 1987) e uma pelo Guará, em 1989.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário