quarta-feira, 22 de novembro de 2023

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILIENSE: a decisão do Campeonato Brasiliense de 1959


Após uma vitória do Grêmio, por 4 x 2, no dia 8 de novembro, e um empate em 3 x 3, no dia 15 do mesmo mês, Grêmio e Planalto voltaram a campo no dia 22 de novembro de 1959, para decidirem o primeiro campeonato de futebol realizado em Brasília, antes mesmo de sua inauguração.
A decisão aconteceu no dia 22 de novembro, no campo do Grêmio. O encontro entre os dois finalistas do Campeonato caracterizou-se pela igualdade de produção dos 22 elementos, durante todo o transcorrer da partida. A luta foi renhida do primeiro ao último minuto.
No primeiro tempo, o marcador permaneceu em branco, embora ambas as equipes tenham lutado valentemente pela conquista do tento de abertura. Coube ao Planalto a melhor chance de modificação no marcador. Depois de um bem concatenado ataque da linha dianteira esmeraldina, o ponteiro direito Zé Luís conseguiu passar pelo seu adversário e chutou enviesado, tendo a bola batido no travessão superior do arco guarnecido por Bosco. Foi o primeiro susto dos gremistas, que souberam se articular para o contra-ataque, provocando perigo a meta defendida por Issinha.

Com ataques sucessivos por parte das duas linhas, os defensores foram o ponto alto.
Na segunda fase, coube ao Planalto dominar o jogo por cerca de 20 minutos. Aos 26 minutos, num perigoso contra-ataque do Grêmio, Carlinhos conseguiu o tento que valeu a conquista do campeonato para sua equipe. O gol provocou um grande entusiasmo da torcida, que invadiu o campo para abraçar os jogadores, o que motivou paralisação do jogo em 19 minutos.
Esta paralisação esfriou completamente o Planalto que não apresentou mais nenhuma perspectiva de reação para virar o marcador.
Dirigiu a partida o árbitro Anfrido Ziller.
Assim se apresentaram os dois quadros:
GRÊMIO - Bosco, Amauri e Hugo; Remis, Alemão e Ralph; Nilo I, Jair, Nilo II, Carlinhos e Nobre.
PLANALTO - Issinha, Gringo e Paulinho; Edivino, Aires e Nenê; Zé Luís, Pedrinho, Cardoso, Edson e Prego.
O feito do Grêmio, ao conquistar de forma invicta o campeonato, revela que sua equipe soube vencer todas as dificuldades durante o certame, valorizando ainda mais a sua vitória a magnífica apresentação do seu último adversário, o E. C. Planalto, que vendeu caro a derrota.






Nenhum comentário:

Postar um comentário