sábado, 13 de agosto de 2011

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE


Ao contrário dos que muitos pensam o Guará não surgiu na cidade-satélite do mesmo nome. O Clube de Regatas Guará foi fundado em 9 de janeiro de 1957. A cidade-satélite do Guará somente foi inaugurada em 21 de abril de 1969.

Não foram poucas as vezes que as primeiras partidas de futebol em Brasília foram paralisadas motivadas por um inusitado fato: o campo era atingido por uma tempestade de poeira, causada por uma ventania muito forte e os jogadores não enxergavam mais nada. E, além disso, sentiam-se sufocados pela poeira vermelha, uma das características dos primeiros tempos de Brasília.

Muitos dos primeiros jogadores que apareceram em Brasília eram recomendados por alguém que tivesse experiência no futebol: alguns em final de carreira, outros ex-juvenis que não seriam aproveitados em seus clubes. Eram contratados para exercerem cargos que não exigissem nenhum tipo de especialização, tais como leiturista e apontador fiscal. O leiturista era o funcionário que lia as marcações de consumo de luz nos relógios da DFL e o apontador fiscal era o encarregado de tomar o ponto dos operários nas obras.
Treinavam duas vezes por semana e normalmente jogavam aos domingos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário