sábado, 11 de fevereiro de 2012

O ESTÁDIO ADONIR JOSÉ GUIMARÃES


A inauguração do Estádio de Planaltina (que mais tarde ganharia o nome de Adonir José Guimarães) aconteceu no dia 19 de agosto de 1978.
No jogo inaugural, não teve gol. A Seleção de Planaltina empatou com a S. E. do Gama em 0 x 0.
O árbitro da partida foi Francisco José Lopes e as equipes formaram assim:
Seleção de Planaltina: Ivanir, Juarez (Cesário), Remo, Roberto e Izanil; Bosco, Nicácio e Wesley; Paulo, Eduir e Walter.
Gama: Chico, Edvaldo, Luís Antônio, Manoel Silva (Carlão) e Amaro; Santana, Júlio e Manoel Ferreira; Roldão (Clayton), Alcimar e Tico.
O primeiro gol no novo estádio aconteceu no amistoso em que o Comercial local foi derrotado pelo C. R. do Guará, por 2 x 1. Esse jogo foi realizado no dia 17 de setembro de 1978.
Uma semana depois, aconteceu a primeira grande goleada no estádio. No dia 24 de setembro, o Brasília E. C. goleou o Planaltina E. C., por 7 x 2.
Não conseguimos encontrar nas pesquisas em qual desses dois jogos o estádio já tinha o nome de Adonir José Guimarães.
O primeiro jogo interestadual só veio acontecer no dia 17 de dezembro de 1978, no amistoso em que o Comercial empatou com o Vila Nova, de Goiânia (GO), em 1 x 1.
Segundo o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, a capacidade oficial do Estádio Adonir Guimarães é de 6.000 lugares.
Nota: Adonir José Guimarães era escrivão do Cartório de Registro Civil e Casamentos da Comarca de Planaltina. Grande entusiasta do futebol, pertenceu ao time de Planaltina, onde também era fazendeiro. Tinha problemas de coração e morreu muito jovem, com apenas 33 anos, no dia 15 de fevereiro de 1948, em Cristalina (GO).
Um de seus filhos, Íris de Jesus Lopes Guimarães, ou simplesmente Íris, foi um dos maiores artilheiros do começo do futebol em Brasília.



Nenhum comentário:

Postar um comentário