sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PERSONAGENS & PERSONALIDADES: EURÍPEDES BUENO DE MORAIS

Ontem fez uma semana que faleceu, aos 71 anos, uma das principais personagens do futebol do Distrito Federal: o treinador, supervisor e gerente de futebol Eurípedes Bueno de Morais. Isso foi em 26 de janeiro de 2012 e só agora estamos tendo a oportunidade de prestar nossa homenagem.
Eurípedes Bueno de Morais nasceu em Uruana (GO) em 16 de outubro de 1940.
Começou sua curta carreira de jogador no futebol amador de Anápolis, defendendo a equipe do Jundiaí, em 1954. Transferiu-se para o Senai, onde jogou nos anos de 1956 e 1957. Também foi juvenil do Ipiranga, de Anápolis (GO), na ponta-esquerda.
Deixou de ser jogador em 1958 e passou a ser treinador aos 21 anos.
Transferiu-se para Brasília e já como treinador foi vice-campeão com o Vila Matias, no certame amador de 1963.
Em 1964, passou para o Liberdade, e foi terceiro colocado na Liga de Clubes Independentes.
Em 1966 foi quarto lugar do campeonato do Departamento Autônomo da FDB, dirigindo o Pioneira.
Passou para a Associação Desportiva de Taguatinga e foi bicampeão do Departamento Autônomo da FDB.
Em 1969, foi técnico do Brasília, de Taguatinga.
Nos dias 5 e 7 de junho de 1970, em comemoração do 12º aniversário de Taguatinga, aconteceram os jogos Seleção do Plano Piloto x Seleção de Taguatinga. Os jogadores da seleção de Taguatinga eram jogadores do Flamengo e do Brasília. Eurípedes Bueno, técnico do Brasília, de Taguatinga, foi o indicado para responder pela seleção da cidade-satélite.
Em 1973, quando era o representante do Jaguar na Federação Desportiva de Brasília, foi contratado para dirigir o Luziânia no campeonato brasiliense daquele ano.
Em 1974, passou a ser treinador do Pioneira, quando conquistou seu primeiro título de campeão brasiliense, por coincidência com duas vitórias sobre o Jaguar.
No ano seguinte, 1975, a Pioneira acabaria se transformando no Taguatinga Esporte Clube e Eurípedes Bueno continuou como seu técnico.
Em 1976, ainda como técnico do Taguatinga, foi convidado para ser o técnico da Seleção de Brasília que realizou um amistoso contra o Gama em 10 de outubro de 1976.
No dia 21 de abril de 1977, para comemorar mais um aniversário de Brasília, foi promovido o amistoso da Seleção do Distrito Federal contra o Atlético Mineiro. Na preliminar, aconteceu o jogo Seleção do Plano Piloto x Seleção das Cidades Satélites. Eurípedes Bueno de Morais foi o técnico desta última.
Dirigiu a Desportiva Bandeirante no campeonato brasiliense de 1977, quando a equipe ficou com o vice-campeonato.
Em 1978, novamente ficou em segundo lugar no campeonato brasiliense, desta vez dirigindo o Taguatinga.
Depois disso, passou a revezar ao trabalhar como treinador e em comissões técnicas, como na conquista do primeiro troféu de campeão brasiliense do Gama, em 1979.
Treinou o Ceilândia em duas oportunidades:1982 e 1984.
Pelo Taguatinga participou, como supervisor, dos quatro últimos títulos: 1989, 1991, 1992, quando também foi treinador durante a campanha, e 1993.
Já como gerente de futebol, sagrou-se campeão com o Guará, em 1996.
Voltou a ser treinador e levou o Bandeirante ao vice-campeonato de 2000, perdendo o título com dois empates, incluindo uma prorrogação em pleno Bezerrão, contra o Gama.
No ano seguinte, comandou outra campanha surpreendente, na melhor participação do Brazlândia (terceiro lugar), com o título da fase de classificação, mas eliminado pelo Gama nas semifinais.
Em 2002, foi treinador do Brasília e do Brazlândia.
No cargo de supervisor técnico, foi campeão brasiliense da segunda divisão de 2007, pelo Brazlândia.
Em 2009, novamente como supervisor, participou do vice-campeonato do Brasília, quando o Brasiliense foi o campeão.

Um comentário: