quarta-feira, 8 de junho de 2022

DEZ ANOS SEM O JORNALISTA JORGE MARTINS




No último dia 29 de maio o jornalismo esportivo do Distrito Federal completou dez anos sem Jorge Manoel Martins Ferreira, o Jorge Martins, que faleceu, vítima de uma pneumonia. Ele esteve internado na UTI do Hospital Brasília, onde também vinha lutando contra um câncer.
Jorge Martins era carioca, botafoguense, pioneiro de Brasília e presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD, além de ser fundador, ao lado do saudoso jornalista Nilson Nelson, da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - ABRACE.
Foi integrante de diversos jornais, dentre eles: Diário Carioca, Diário de Notícias, Jornal de Brasília e editor de esportes do Diário de Brasília, Última Hora/DF, Correio do Brasil, Correio Braziliense, Revista Gol e repórter da Revista Placar e Jornal dos Sports, além de ter apresentado nas TVs do Distrito Federal programas esportivos na TV Capital (Câmera 8) por 9 anos e, ainda, no "Brasília Urgente” (2 anos). Nos jornais Diário de Brasília e Correio do Brasil, também foi editor-geral.
No momento de sua morte era integrante da equipe de esportes da Rádio Clube do Brasil (Brasília), colunista do BSB Agora, Jornal Polícia nas Ruas, revista Fatos e também participava do Programa Fibra Esportes, da Rádio Fibra de Brasília. 
Num trabalho em conjunto com os amigos e colegas Roberto Cavalcante, Manoel Barroso e Lúcio Leal, foi quem sugeriu ao então Governador do Distrito Federal, Elmo Serejo Farias, o nome do maior ponta-direita que o mundo conheceu para o maior estádio da Capital Federal, o Mané Garrincha.
Bacharel em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, foi ainda jogador do infanto-juvenil do Botafogo e, em 1964, com colegas do extinto Tribunal Federal de Recursos – TFR, fundou o Esporte Clube Carioca, filiado à Federação Desportiva de Brasília e no qual também jogou por três anos.
Chegou a assumir a Presidência da Federação Metropolitana de Futebol em 1990, quando seu titular, Wagner Marques, estava licenciado.
O corpo de Jorge Martins foi velado e enterrado na tarde do dia 30 de maio de 2012, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília (DF).


Nenhum comentário:

Postar um comentário