sexta-feira, 17 de abril de 2015

O FUTEBOL AMADOR NAS CIDADES-SATÉLITES


A partir de hoje, e sempre que for possível reunir esse tipo de informação, passaremos a ter mais uma seção no blog, exclusivamente dedicada ao FUTEBOL AMADOR nas cidades satélites.

Estamos começando com o ano de 1979, divulgando os principais fatos ocorridos nesse ano, em cada uma das cidades-satélites que fazem parte do Distrito Federal.
Aproveitamos a oportunidade para solicitar aos amigos que acompanham o futebol amador em suas cidades, principalmente os responsáveis pelas ligas, que mandem suas informações para que possamos tornar mais completa a história do futebol amador do DF.
As informações podem surgir na forma de um simples fato ocorrido, até uma resenha completa de uma determinada competição. Pode, ainda, ser uma eleição de diretoria da liga, ou a fundação de um clube, ou a história de um jogador que mereceu destaque.
O futebol amador do Distrito Federal tem muita história e podemos estar começando a contá-la a partir dessa data.

A primeira parte dessa nova seção contemplará as seguintes cidades: Ceilândia, Cruzeiro, Gama e Guará. Amanhã, estaremos disponibilizando informações de Núcleo Bandeirante, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga.

CEILÂNDIA

Em 1979, o Juventude sagrou-se bicampeão do futebol amador da Ceilândia. Na última rodada, vitória sobre o Uberaba por 2 x 1, depois de estar perdendo por 1 x 0 no 1º tempo. Os gols da vitória do Juventude foram marcados por Cláudio e Belo, enquanto o do Uberaba foi assinalado por Maleira.
O título foi conquistado de forma invicta, já que o Juventude disputou 21 jogos, vencendo 17 e empatando 4. Nem mesmo a saída de Cabecinha, que deixou o clube e se transferiu para o Vasco da Gama, desmotivou os jogadores e com a subida do treinador dos juvenis, Hebert Gomes, o clube fez a melhor campanha dos últimos anos, inclusive vencendo o Vasco da Gama por 2 x 1.
A classificação final dos quatro primeiros colocados do campeonato de 1979 foi a seguinte: 1º Juventude, 38 pontos ganhos, 48 gols a favor e 14 contra; 2º - Vasco da Gama, 31; 3º Uberaba, 31 e 4º Nacional, 30.
Participaram do campeonato as equipes do Atlético, Colorado, Continental, Dom Bosco, Grêmio, Guarany, Juventude, Juventus, Maratona, Milionários, Moto Clube, Palmeiras, Real, Uberaba e Vasco da Gama.
A seleção escolhida entre os que mais se destacaram no certame de 1979 foi: Sapinho (Uberaba), Valdo (Vasco da Gama), Félix (Juventude), Toninho (Juventude) e Biu (Juventude); Roberto (Juventude) e Belo (Juventude); Cláudio (Juventude), Maleira (Uberaba), Jackson (Juventude) e Alemão (Colorado).

CRUZEIRO

A I Taça Cruzeiro de Futebol de Campo foi uma promoção da ARUC - Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro.
A primeira rodada teve os seguintes jogos: Guarany 1 x 0 Bradisa, União 2 x 0 Coral, Cometa 2 x 1 Cruzeiro e Colorado WO x 0 Irfasa.
Com estes resultados se classificaram para a fase semifinal Guarany, União, Cometa e Colorado.
Nas semifinais os resultados foram Cometa 3 x 0 União e Guarany 2 x 1 Colorado. Assim, Cometa e Guarany garantiram vaga na decisão do campeonato.
A I Taça Cruzeiro teve como objetivo principal preparar equipes do Cruzeiro Velho, Cruzeiro Novo, Setor Militar Urbano, Setor de Indústrias Gráficas - SIG e Setor de Indústrias e Abastecimento - SAI para o campeonato de futebol de campo do Cruzeiro, que teria início no mês de maio de 1980, com jogos no campo da ARUC, no Cruzeiro Velho.
A final do torneio só aconteceu em março de 1980. Ao vencer o Cometa por 1 x 0, gol do veterano jogador Dinarte, cobrando falta, o Guarany sagrou-se campeão da I Taça Cruzeiro de Futebol de Campo, recebendo o troféu “Sabino Alexandre Sales”, grande desportista cruzeirense e incentivador das promoções esportivas da ARUC. Formou na final com Samuel, Adyr, Cleber, Milton e Anselmo; Jansen, Newton e Dinarte; Paulinho, Zé Carlos e Walter. O vice-campeão Cometa atuou com Gilmar, Chico, Jurandir, Rubens (Cláudio) e Zé Wilson; Luís Carlos, Fernandes e Cláudio (Crispim); Egilmar (Chagas), Moacir e Luís Cláudio e recebeu o troféu “Lenio Vieira Carneiro”, da Coral Administrações e Serviços Ltda. 
Além do título de campeão, o Guarany teve ainda o goleiro Samuel como o menos vazado e o artilheiro do torneio, Sócrates, juntamente com Adolfo (União) e Fernando (Cometa).

GAMA

O campeonato promovido pela Organização dos Esportes Amadores do Gama foi encerrado no dia 21 de outubro de 1979, quando o Clube Atlético Planalto sagrou-se campeão, depois de empatar com o Real Brasília, pelo placar de 2 x 2.
Ceará e Tiquinho marcaram os gols do Planalto, enquanto que Léo, ex-defensor do Grêmio Brasiliense, Brasília, Taguatinga, Anápolis e seleção brasiliense, marcou os dois gols para o Real Brasília.
Para ser campeão, o Planalto, que foi dirigido por Jaime de Souza, treinador dos juvenis do Gama, disputou 26 jogos em dois turnos, tendo vencido 18, empatado cinco e perdido somente três.
Participaram da campanha do time campeão Noel, Chicão, Joãozinho, Toninho, Edinho, Geraldinho, Tostão, Chiquinho, Beto, Toninho, Pelé, Altair Siqueira, Biá, Lourinho, Pedrinho, Nego, Ceará, Júlio e Wanderley.

NOTA:
O Clube Atlético Planalto existe no futebol amador do Gama desde 1965 e foi um dos primeiros clubes do DF a participar de um teste da Loteria Esportiva, quando venceu o Jaguar por 1 x 0.
De suas fileiras já saíram muitos nomes que fizeram e ainda fazem sucesso no futebol brasiliense e brasileiro, tais como Nenê (Noroeste, de Bauru), Wilmar (Brasília), Brasília (Operário de Várzea Grande), Paulinho (Desportiva Bandeirante), Ledis e Jair Assis (Brasília) e muitos outros que atualmente jogam pelo Gama.
Além desse título conquistado, o Planalto já conseguiu mais quatro títulos de campeão do futebol amador do Gama, além de um tetracampeonato juvenil do Gama, dois infanto-juvenis, três vezes vice-campeão infantil da Federação Metropolitana de Futebol, duas vezes vice-campeão infantil do Gama e nos campeonatos amadores da FMF participou nos anos de 1976, 1977 e 1978, sendo que em 1977 conseguiu sua melhor participação com um quarto lugar.

GUARÁ

Dezesseis equipes disputaram o 2º campeonato de futebol amador do Guará. 
Na primeira fase (classificatória) eles foram divididos em dois grupos, assim formados:
Grupo A - Asa, Asteka, Butantã, Comercial, Guaraense, Holla, Jalisco e Tomagelo;
Grupo B - Centenário, Estrela, Guarani, Real Brasília, Refazendo, Santos, Taurus e Viracopos.
Quatro clubes de cada grupo passaram para a Fase Semifinal. Foram eles: no Grupo A - 1º Guaraense, 13 pontos ganhos; 2º Asteka, 12; 3º Butantã, 11 e 4º Holla, 8; B - 1º Santos, 12; 2º Viracopos, 11; 3º Centenário, 10 e 4º Refazendo, 9.
Nesta fase foram disputados 56 jogos e assinalados 229 gols. O artilheiro foi Maninho, jogador profissional que já atuou em vários clubes do Distrito Federal, que marcou 16 gols atuando pelo Refazendo.
O ataque mais positivo foi o do Guaraense, que marcou 32 gols, enquanto que a defesa menos vazada foi a do Viracopos, sofrendo somente quatro gols.
Para a fase semifinal os clubes foram divididos em dois novos grupos, que ficaram assim compostos:
A - Azteca, Butantã, Guaraense e Viracopos; B - Centenário, Holla, Refazendo e Santos.
Na rodada de abertura da Segunda Fase tivemos os seguintes jogos: Butantã 3 x 2 Azteca, Guaraense 2 x 0 Viracopos, Refazendo 3 x 3 Holla e Santos 4 x 3 Centenário.
Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificariam para a Fase Final, quando disputariam um quadrangular final para definir o campeão.
O Santos sagrou-se campeão do Guará em 1979 e o Guaraense ficou com o vice-campeonato.


Um comentário:

  1. Não entendo porque não consta o nome do Pratão Futebol Clube, que era da QE 15 do Guará II. Ele foi o campeão de futebol amador de 1979 e bi-campeão em 1980

    ResponderExcluir