sábado, 18 de abril de 2015

O FUTEBOL AMADOR NAS CIDADES-SATÉLITES - 1979 - 2ª parte: Núcleo Bandeirante, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga



NÚCLEO BANDEIRANTE

O primeiro Campeonato de Futebol Amador do Núcleo Bandeirante teve início no dia 28 de julho de 1979.

Os jogos foram disputados em dois campos: SLU e Bandeirante.
Estavam inscritos Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Greminho, Comercial, Banespa, Telebrasília, Veteranos do Colombo, SHIS, SLU, Corpo de Bombeiros, Milionários, Celem, Grêmio Esportivo, Ajax, Wagner Regriferação, Minasgás, White Martins, Brasal, Banco Nacional, Nipobrasileiro, Demabra, DAE, Caçula, Codipe e Real.
Não nos foi possível descobrir o vencedor desse torneio.

PLANALTINA

O campeonato de futebol amador de Planaltina foi uma promoção da Administração Regional de Planaltina, da Liga Esportiva de Planaltina e do Centro de Desenvolvimento Social da cidade.
Foi disputado por 14 equipes: JK, Comercial, Veneza, Mestre D’Armas, Transbrasília, Planaltina E. C. (PEC), Londrina, Sobral, Montreal, IBDF, Novak, Lagoa, Colégio Agrícola e Floresta.
Teve em seu primeiro turno o JK como campeão, ficando o Londrina como vice-campeão e empatados na terceira posição Sobral e Transbrasília. O segundo turno teve como vencedor a equipe do Sobral.
Na decisão do campeonato, o Sobral venceu o JK por 2 x 1, tornando-se bicampeão de Planaltina.
O Sobral formou com Gilvan, Doval, Donizeti, Juarez e Edson; Tião, Jorge e Neto; Paulinho, Expedito e Padeirinho. O JK atuou com Ivanir, João, Zical, Paulinho e Paraíba; Tonhão, Sobradinho e Donizete; Agamenon, Afrânio e Marcos.
O Sobral recebeu o Troféu “Salviano Borges”, em homenagem ao administrador regional.

SOBRADINHO

Quatorze equipes disputaram o campeonato de futebol amador de Sobradinho.
A Casa do Ciclismo sagrou-se campeã do primeiro turno ao derrotar o América, por 2 x 1, no dia 9 de setembro de 1979.
A Casa do Ciclismo totalizou 25 pontos ganhos e apenas um perdido. Além de vencer o turno, o clube teve o ataque mais positivo, com 29 gols, e a defesa menos vazada com apenas sete gols sofridos e seu artilheiro foi Zezinho, com oito gols.
Formou a Casa do Ciclismo com Rubens, Xavier, Zé Domingos, Triste e Maranhão; Sir Peres, Gerson e Santos; Vovô, Zezinho e Jairo (Tata).
Na segunda colocação ficaram duas agremiações: Unidos e Olímpico, ambos com 21 pontos ganhos.
O segundo turno também foi conquistado pela Casa do Ciclismo, ao derrotar o Olímpico por 3 x 0, gols de Edson (2) e Fernando.
Como havia vencido o primeiro turno, a Casa do Ciclismo conquistou o título de campeão amador de Sobradinho sem a necessidade de uma partida extra. E o título veio de forma invicta, coisa inédita num campeonato que é um dos mais disputados dentro do Distrito Federal.
Para chegar a esse título, a Casa do Ciclismo disputou 26 jogos, vencendo 22 e empatando quatro. Seu ataque marcou 57 gols e sua defesa sofreu 18. Foram utilizados 21 jogadores durante toda a competição e todos eles residentes na cidade.
A equipe que venceu o Olímpico foi a seguinte: Rubens, Geraldo, Zé Domingos (Jairo), Triste e Maranhão; Sir Peres, Messias (Edson) e Santos; Vovô, Zezinho (Cândido) e Fernando. Outros jogadores que participaram da conquista foram Godiar, Gerson, Santiago, Carlinhos, Tata, Serginho e Xavier.

TAGUATINGA

O Musa conquistou no dia 7 de setembro de 1979, no Serejão, o título de bicampeão amador de Taguatinga, ao vencer o Leal, por 1 x 0, gol marcado por Reco aos 34 minutos do segundo tempo.
O Musa venceu com Índio, Agamenon (Geraldo), Caixeta, Teixeira e Moacir (Wilson); Jair (Reco) e Reinaldo; Raimir, Edmar, Antônio Carlos e Messias. O Leal foi derrotado com Hélio, Antônio, Bolinha, Élcio e Miranda; Edson e Vaca; Branco, Washington, Flávio e Milton.
O Musa era mantido pela Construtora e Incorporadora Musa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário