sábado, 16 de maio de 2015

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES: Sobradinho - 4ª parte




O ESTÁDIO AUGUSTINHO LIMA


O principal palco do futebol de Sobradinho, o Estádio “Augustinho Lima”, foi inaugurado em 30 de abril de 1978, no amistoso Sobradinho 0 x 3 Santos. Na mesma data foi inaugurada a iluminação do estádio.
É de propriedade da Administração Regional de Sobradinho e sua capacidade máxima, segundo o Cadastro Nacional de Estádios da CBF, é para 10.000 espectadores.
Segundo a Federação Brasiliense de Futebol no jogo de sua inauguração, entre pagantes e não-pagantes havia 13.743 pessoas no estádio.
Por outro lado, no jogo Sobradinho 7 x 0 Comercial, em 23 de julho de 1995, um recorde negativo: não havia um torcedor sequer em campo.
O estádio passou a ter esse nome em homenagem ao jornalista Augustinho Pires de Lima, que faleceu em 25 de setembro de 1976, aos 23 anos, vítima de acidente automobilístico (seu carro entrou debaixo de um caminhão na estrada de Sobradinho, às 6 horas e trinta minutos daquele dia).


Formação do Sobradinho no jogo de inauguração

Sir Peres, do Sobradinho, o árbitro José Mário Vinhas e Joãozinho, do Santos

Lance do jogo de inauguração: Sir Peres desarmando um adversário

Juari dando trabalho à defesa do Sobradinho

Toinzinho, autor do primeiro gol do Augustinho Lima

Eis a ficha técnica do jogo de inauguração:


SOBRADINHO 0 x 3 SANTOS
Data: 30 de abril de 1978
Renda: Cr$ 205.220,00
Público pagante: 10.261 pagantes + 3.482 convidados (total = 13.743)
Árbitro: José Mário Vinhas
Gols: Toinzinho, 15; Neto, 22 e Bianchi, 75.
SOBRADINHO: Ari, Ivanildo (Tote), Zezão (Remo), Sir Peres e Marcos (Gelson); Pebinha, Baduca (Paraíba) e Careca (Cláudio); Dázio, Zé Afonso e Vino. Técnico: Manoel Augusto de Melo.
SANTOS: Willians, Nelson, Joãozinho, Fausto e Neto; Carlos Roberto, Nelson Borges e Toinzinho (Bianchi); Juari (Nilton Batata), Reinaldo (Pita) e João Paulo (Célio). Técnico: Formiga.

O primeiro jogo no Estádio Augustinho Lima envolvendo duas equipes do Distrito Federal aconteceu em 14 de maio de 1978, em um amistoso comemorativo ao aniversário da cidade de Sobradinho. Naquele dia, o Gama venceu o Sobradinho por 1 x 0, gol de Santana.
Somente no dia 19 de novembro de 1978 aconteceria o primeiro jogo oficial no Augustinho Lima. Válido pelo campeonato brasiliense daquele ano, o Sobradinho venceu o Guará, por 1 x 0, gol de Marco Antônio.
A primeira vez que o estádio recebeu um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro foi em 3 de fevereiro de 1985, quando o Sobradinho empatou com o Americano, de Campos (RJ), em 0 x 0. Foi a estreia do clube na Taça de Prata (ou Série B) do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Um comentário:

  1. Não citação sobre o União de sobradinho disputou vários campeonatos ficou entre os quatro finalistas da copa Arizona, perdendo para o Ajax do Cruzeiro no antigo pelezão.

    ResponderExcluir