sábado, 10 de outubro de 2015

O PRIMEIRO JOGO DO FUTEBOL BRASILIENSE SOB O NOVO REGIME PROFISSIONAL


Mesmo com o prazo concedido aos clubes para que regularizassem suas situações e fizessem suas inscrições no campeonato de futebol do Distrito Federal de 1976, conforme constava do regulamento para competições oficiais de equipes profissionais, os clubes de Brasília não conseguiram regularizar seus atletas e por isso não foi possível o início da Taça Brasília (primeiro turno do campeonato). Em seu lugar passou a ser disputado o Torneio Imprensa, que se tornou a primeira competição oficial no novo regime profissional do DF.

A competição contou com a participação de seis clubes: Brasília, CEUB, Gama, Grêmio, Humaitá e Taguatinga (ex-Pioneira). Dias antes de começar o torneio, a Campineira comunicou que não participaria dele.
Os jogos foram realizados às 15 e 17 horas dos sábados, sempre em rodada dupla, cabendo à equipe vencedora 60% da arrecadação, cujos ingressos teriam preço único de 10 cruzeiros, as arquibancadas, e 20 as cadeiras numeradas.
Abrindo o Torneio Imprensa, Taguatinga e Humaitá, do Guará, fizeram a preliminar da rodada dupla realizada no dia 14 de fevereiro de 1976.
O Humaitá reforçou sua equipe com a chegada do ponteiro-esquerdo Serginho, vindo do América, do Rio de Janeiro, e do lateral-esquerdo Café, irmão do lateral-direito Miranda, do Botafogo. O goleiro Reflexo, que tinha ido para o Brasília, acabou sendo inscrito pelo Humaitá e nesse jogo ficou na reserva.
Na Taguatinga, a única novidade foi a presença de Douradinho, ex-Ceub, que ficou no banco de reservas por não estar no melhor de sua forma física.
A partida foi bastante movimentada durante a primeira fase, quando as duas equipes procuraram o gol. Entretanto, as defesas foram superiores aos ataques, anulando as investidas, a maior parte delas em contra-ataques. 
Tecnicamente, a Taguatinga superou seu adversário e quando dominou o meio-campo, no segundo tempo, os gols surgiram automaticamente.
O Humaitá demonstrou um grande espírito de luta, mas seus jogadores sentiram a falta de preparo físico.
Dinarte, recebendo um passe de Maurício, abriu a contagem aos doze minutos da segunda etapa, marcando, assim, o primeiro gol oficial no novo regime profissional do futebol brasiliense.
Aos 25, seria a vez de Zé Carlos aumentar o marcador a favor do Taguatinga. Banana bateu uma falta e a bola, numa confusão sobrou para Zé Carlos, que só teve o trabalho de colocá-la nos fundos da rede. Estava decretada a sorte do Humaitá.
Esse gol de Zé Carlos deu três pontos ao Taguatinga. Segundo o regulamento do torneio, vitória com dois ou mais gols de diferença daria três pontos à equipe vencedora.

Obs.: O primeiro cartão amarelo do torneio foi para Nemias, do Taguatinga.

TAGUATINGA 2 x 0 HUMAITÁ
Data: 14 de fevereiro de 1976
Local: Estádio Pelezão, Brasília (DF)
Árbitro: Cacírio Marinho, auxiliado por Volney Bezerril e Francisco Lopes
Gols: Dinarte, 57 e Zé Carlos, 70
TAGUATINGA: Carlos José, Aldair, Dão, Assis e Chico; Maurício, Nemias e Banana; Paraibinha (Pedrinho), Piau (Zé Carlos) e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.
HUMAITÁ: Elizaldo, Aderbal, Beca, Gaúcho e Chicão; Diogo (Claudionor), Café e Paulinho (Pedrinho); Milton, Julinho e Moisés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário