sábado, 12 de dezembro de 2015

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES: Taguatinga - 1971


No dia 25 de maio de 1971 foi fundada a União dos Esportes de Taguatinga - UET, tendo como primeiro presidente Augusto Rodrigues de Lima.
O primeiro campeonato de futebol de Taguatinga foi iniciado em 4 de julho de 1971 e foi promovido pela Fundação do Serviço Social.
Inscreveram-se 21 equipes que, na primeira fase, foram divididas em três chaves, a saber:
A - Flama, Acadêmicos, Juventus, América, União, Liberdade e Molas Paraibanas;
B - Atlético, Torino, CETEC, Bangu, Palmeiras, Asas e Ceilândia;
C - Botafogo, Imperial, Santos, Tercon, Dom Pedro, Brasília e São Sebastião.
O regulamento do campeonato previa que ele fosse disputado em três fases. 
A primeira fase terminou no dia 15 de agosto de 1971 e classificou 16 equipes para a segunda fase. Foram elas:
Acadêmicos, América, Atlético, Asas, Bangu, Botafogo, Brasília, Ceilândia, CETEC, Dom Pedro, Flama, Imperial, Juventus, Santos, Torino e União
Dessas, dez passaram para a Segunda Fase. Desta fase, saíram seis equipes que, finalmente, decidiram o campeonato. 
No dia 5 de dezembro de 1971 teve início a Fase Final do campeonato de futebol de Taguatinga, com os seguintes jogos: Ceilândia 1 x 1 Acadêmicos, Atlético 3 x 1 Dom Pedro e Santos 2 x 0 Flama.
Uma semana depois prosseguiu o campeonato com os jogos: Flama x Ceilândia (vitória do Ceilândia), Acadêmicos x Dom Pedro (vitória do Dom Pedro) e Atlético x Santos (empate).
A terceira rodada da fase final foi disputada no dia 19 de dezembro de 1971, com os seguintes jogos: Ceilândia x Atlético, Dom Pedro x Santos e Acadêmicos x Flama (não foi possível descobrir os resultados).
Mais uma semana e, no dia 26 de dezembro de 1971, foram anotados os seguintes resultados: Dom Pedro 2 x 1 Flama, Atlético 2 x 1 Acadêmicos e Santos 2 x 0 Ceilândia.
Na quinta e última rodada da fase final, disputada no dia 2 de janeiro de 1972, o Santos chegou ao título de campeão de futebol de Taguatinga sem fazer força, pois seu adversário, o Acadêmicos, não compareceu, sendo aplicado o WO pelo árbitro João da Silva a favor do Santos.
A formação mais utilizada pelo Santos do Presidente Clóvis Costa na Fase Final foi Altair, Airton, Julião, Baiano e Odair; Roberto e Orlando; Marcos, Rio Grande, Wanderley e Nemias.
Outro clube que fez boa campanha no campeonato, o Dom Pedro, venceu o Ceilândia na última rodada, por 1 x 0, gol de Augustin. Formou nessa última partida com Geraldo, Catita (Elmo), Chicão, Ziza e Dedé; Nielsen e Ernâni; Baiano, Neves, Eliomar e Cabeleira. Destaques para os irmãos Elmo e Ernâni, este mais tarde ganharia o apelido de Banana.

JOGO ENTRE SELEÇÕES

No dia 27 de junho de 1971, duas seleções (Norte e Sul) foram formadas para o jogo que faria a abertura oficial do campeonato de futebol de Taguatinga.
A Seleção Norte venceu por 1 x 0, gol de Santos, aos 30 minutos do 2º tempo. Nemias, da Seleção Norte, foi expulso.
Formaram as equipes assim:
Norte: Wilmar, Jonas, Firmo, Lúcio e Getúlio; João Vieira e Nemias; Fernando, Wanderley, Santos e Marcos.
Sul: Rubão, Pedro, Ivan, Piauí e Germano; Galeno e Magno; Humberto, Pedrinho II, Pirralho e Canhoto.
O árbitro foi Nei Galvão.


Um comentário: