sábado, 5 de março de 2016

POR ONDE ANDA VOCÊ, JULINHO?


Júlio César Rodrigues, o Julinho, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 29 de junho de 1952. Seu início no futebol foi jogando peladas nos campeonatos amadores de Realengo, bairro do Rio de Janeiro. Passou pelo infanto-juvenil do Campo Grande, de onde foi levado por um conhecido de seu pai para o juvenil do Bangu, onde Ocimar foi efetivado como técnico dos profissionais pelos bons resultados obtidos no juvenil, assim que Paulinho de Almeida deixou o clube. Foi, então, que Ocimar passou Julinho para o time de cima. Desta equipe juvenil subiram mais dois jogadores: Jorge Mendonça, que chegou a jogar na Seleção Brasileira, e o ponteiro Jorginho Carvoeiro, ambos já falecidos.
A estreia de Julinho na equipe profissional foi em 29 de janeiro de 1972, na vitória do Bangu sobre a Portuguesa, por 2 x 0 (os dois gols marcados por Jorge Mendonça), jogo válido pelo Torneio “Romeu Dias Pinto”, conquistado pelo Bangu ao levar a melhor sobre Bonsucesso, Campo Grande, Madureira, Portuguesa e São Cristóvão.
Em 1973, seu pai foi transferido para Brasília e Julinho foi junto. Tinha convite para ir com Ocimar para o interior de São Paulo, mas preferiu seguir com o pai para a Capital Federal, onde assinou contrato com o Ceub. No futebol carioca, Julinho atuava como centro-avante. Em Brasília, por sugestão do treinador Carlos Morales, foi jogar de ponta-direita. E sua estreia foi logo num amistoso interestadual contra o Botafogo, do Rio de Janeiro, no dia 10 de fevereiro de 1973, no Pelezão. Nessa época, o Ceub mantinha duas equipes: a de amadores, que disputava o campeonato brasiliense, e a de profissionais, que representou o Distrito Federal no Campeonato Brasileiro de 1973 a 1975 e, para manter-se em atividade (não havia campeonato de profissionais em Brasília) disputava muitos amistosos, principalmente contra grandes clubes do futebol brasileiro.
Seu último jogo no Ceub foi em 8 de novembro de 1975, contra o Náutico, em Recife (PE). O clube pernambucano venceu por 3 x 0 e, por coincidência, seu companheiro dos tempos de juvenis, Jorge Mendonça, marcou dois gols.
Como o Ceub atrasava muito o pagamento de seus jogadores, e Julinho não estava nada satisfeito, fez um acordo com o clube para conseguir o seu passe, em troca do dinheiro que o Ceub devia para Julinho. Tornou-se um dos primeiros jogadores a ter passe livre.
Logo depois, voltou para o Rio de Janeiro, para jogar no Bonsucesso, onde teve um período muito bom, treinado por Daniel Pinto. Este chegou a sondar Julinho para levá-lo para o futebol da Venezuela, mas Julinho não aceitou.
Em 1977, retornou ao futebol brasiliense, para defender as cores do Brasília Esporte Clube, onde viveu seu melhor ano. Estreou no dia 5 de fevereiro de 1977, no amistoso em que o Brasília venceu o Cruzeiro (DF), por 2 x 0, no Pelezão. Logo depois, foi convocado para a Seleção do DF que enfrentou o Atlético Mineiro em 21 de abril de 1977. Foi artilheiro do segundo Torneio Imprensa, com 7 gols. No dia 2 de outubro de 1977, marcou o gol do Brasília diante do Flamengo, do Rio de Janeiro.
No Campeonato Brasiliense, logo em sua estreia, no dia 4 de junho de 1977, marcou dois gols na vitória de 4 x 0 sobre a Desportiva Bandeirante. Sagrou-se campeão brasiliense pela primeira vez em 1977, quando também foi o artilheiro dessa competição, com 15 gols, cinco a mais que seu companheiro de clube, Ernâni Banana.
Veio o Campeonato Brasileiro e Julinho foi o destaque do Brasília na competição. Estreou na grande vitória do Brasília diante do Atlético Paranaense, em Curitiba, no dia 16 de outubro de 1977. Tornou-se artilheiro da equipe no Brasileiro ao marcar os gols da vitória sobre o Goytacaz (2 x 1), Goiânia (1 x 0) e Vila Nova (1 x 0). Além desses marcou os dois gols na derrota de 3 x 2 para o América-RJ e o primeiro gol da vitória de 2 x 1 sobre o Londrina. Dois dez gols marcados pelo Brasília no Campeonato Brasileiro, seis foram de Julinho (Edmar marcou dois, Ernâni Banana e Nei, um cada).
O jogo contra o Londrina, no dia 9 de novembro de 1977, foi, praticamente, o de sua despedida. Os dirigentes do clube paranaense já chegaram a Brasília com o propósito de observar Julinho. Depois que ele teve uma boa atuação e marcou um gol, cobrando falta, o interesse aumentou. Mas, quase que Julinho foi parar no Atlético Mineiro. Quando estava em conversação com o alvinegro de Belo Horizonte, inclusive já treinando por lá, o presidente do Londrina fez uma proposta mais vantajosa que a do Atlético Mineiro.
Estava tendo uma boa temporada em 1978 sob todos os aspectos. Quando chegou ao Londrina, um pouco fora de forma, não pôde render bem, mas aos poucos foi subindo de produção e conquistou a posição de titular. Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 1978, o titular era Xaxá, mas logo na segunda rodada, em 29 de março, o treinador Geraldo Roncatto colocou Xaxá na ponta-esquerda, efetivando Julinho na direita. Nessa época, Julinho já estava no melhor de sua forma e foi o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, com 8 gols. Na última rodada da primeira fase da competição, contra o Internacional (14 de maio), sofreu um estiramento muscular. O médico que o atendeu, ao invés de colocar gelo, colocou sua perna no forno e a distensão piorou. Ficou três meses afastado dos gramados. 
Chateado com a negligência médica, resolveu deixar o clube. Estava praticamente acertado com o Goiás, onde ficou treinando uma semana e não acertou por divergências financeiras, surgiu novamente o interesse do Brasília, que voltou a procurá-lo, fazendo uma boa proposta pelo aluguel de seu passe.
Sua reestreia oficial no Brasília foi em 29 de abril de 1979, quando marcou um gol contra a Desportiva Bandeirante, um dos seus sete gols que o colocou em terceiro lugar na artilharia do campeonato, atrás de Péricles e Fantato, ambos do Gama, com 10 e 8 gols, respectivamente.
No amistoso do dia 2 de maio de 1979, Julinho marcou o gol do Brasília no empate de 1 x 1 com o Flamengo, do Rio de Janeiro.
Passando a revezar a ponta-direita com Willians, no Brasília, Julinho disputou o campeonato brasiliense e o Campeonato Brasileiro da Série B de 1980.
Não conseguimos descobrir quais clubes Julinho defendeu nos anos de 1981 e 1982.
Em 1983, disputou 17 jogos pelo campeonato brasiliense defendendo as cores do Taguatinga.
Retornou ao Brasília em 1984, onde se sagrou novamente campeão brasiliense.

Curiosidade: Julinho é pai do atacante Kayke, atualmente no Flamengo, do Rio de Janeiro.

POR ONDE ANDA VOCÊ, JULINHO?


8 comentários:

  1. por onde j.antonio furtado tecnico bi campeão pelo sobradinho 85 86

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você, José Antônio Furtado Leal, por onde anda? Gostaríamos de publicar uma matéria contando um pouco de sua carreira como treinador no futebol do DF. Entre em contato!

      Excluir
    2. E você, José Antônio Furtado Leal, por onde anda? Gostaríamos de publicar uma matéria contando um pouco de sua carreira como treinador no futebol do DF. Entre em contato!

      Excluir
  2. O Julinho nos respondeu, dizendo que está morando, atualmente, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. O Julinho nos respondeu, dizendo que está morando, atualmente, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Preciso muito falar com você sobre o Júlio César, tem algum contato?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir