segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES: Cruzeiro - 1976



O campeonato de futebol amador do Cruzeiro de 1976 foi um dos mais movimentados entre os de outras cidades satélites, presenciado sempre por um grande público, que levava para o campo o entusiasmo tão importante para os jogadores.
A decisão do campeonato aconteceu no dia 24 de outubro de 1976, ou seja, há 40 anos.
Estiveram duelando Ajax e Bayer na chave dos vencedores e Cometa e Liverpool na chave dos perdedores, que correspondeu ao terceiro lugar na classificação geral.
Na preliminar, o Cometa sagrou-se campeão do grupo dos perdedores. O primeiro tempo terminou com a vantagem de 1 x 0 para o Liverpool, com gol marcado por Gerson.
Entretanto, na segunda etapa, o Cometa pressionou o gol adversário e marcou os dois tentos que lhe deram a vitória. O empate foi conseguido por intermédio de Carlos Gomes, e Junior (contra) encerrou o marcador a favor do Cometa.
O Cometa venceu com Gil, Janduí, Clayton, Eraldo e Hélio; Timóteo, Ferreira e Riba; Murilo, Nando e Wilais (Carlos Gomes). O Liverpool perdeu com Hamilton, Miranda, Junior, Eduardo e Carlos Jorge; Cláudio, Aldecir e Beto; Gerson, Algacir e Zé Carlos.
A decisão do campeonato, entre Ajax e Bayer, foi bastante disputada e as duas equipes sempre jogaram ofensivamente, à procura do gol, e somente foi decidida com a cobrança de uma penalidade máxima, assinalada por Bodinho, que deu a vitória ao rubro-negro do Cruzeiro.
As duas equipes atuaram assim: o campeão Ajax com Sérgio, Caimon, Milton, Alberto e Ivo; Bodinho, Canindé e Paulinho; Natan, Negrão e Ciso (Cássio e Jansen). Jogaram ainda pelo Ajax no campeonato o goleiro Mundico e Mineiro.
O vice-campeão Bayer com Luís Carlos, Joca, Reinaldo, Tonho e Estanley; Netão, Gilmar e Anselmo; Ceará (Mário), Sílvio e Fernando.
O goleiro menos vazado do campeonato foi Sérgio, do Ajax. O artilheiro, Gerson, do Liverpool, e a Taça Disciplina ficou com a equipe do Mackenzie.



Nenhum comentário:

Postar um comentário