sábado, 2 de setembro de 2017

AS DECISÕES: Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 2003


A final do Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 2003 reuniu Sobradinho e Paranoá.
O Sobradinho chegou à final com a vantagem de jogar por dois empates e o direito de disputar o segundo e último jogo da decisão em casa, pois tinha um gol de diferença no saldo de gols.
No primeiro jogo, no dia 26 de outubro, no estádio JK, com um gol de Odair, aos 32 minutos do 2º tempo, o Paranoá venceu por 1 x 0.
No jogo de volta, no dia 2 de novembro, a torcida do Paranoá até invadiu o Augustinho Lima (foram oito ônibus), ajudando a proporcionar o recorde absoluto de público da competição: 3.105 pagantes. Mas foram os anfitriões que fizeram a festa, garantindo o título de campeão ao devolver a derrota do primeiro jogo da final por 1 x 0.
Mesmo com os dois times garantidos na Primeira Divisão em 2004, a partida teve os melhores e piores ingredientes de uma decisão. Lances emocionantes, volta olímpica, dribles, mas também ingresso com preços duplicados para fazer caixa, catimba, lance duvidoso, gol anulado, péssima arbitragem e até briga nas arquibancadas.
Apesar da empolgação dos torcedores do Paranoá, o Sobradinho, porém, provou em campo que realmente tinha o melhor elenco da competição. Dominou a maior parte da partida apesar do péssimo gramado. Já o rival amargava três desfalques (Rodrigo Berigo, Odair e Luciano).
No primeiro tempo, o Sobradinho pressionou, mas só ameaçava em chutes de longe ou cruzamentos. O Paranoá só começou a respirar após os 20 minutos. Aos 45 minutos, Marquinhos quase inaugurou o placar a favor do Paranoá ao acertar chute no travessão.
O Sobradinho voltou do intervalo com tudo. Aos oito, França salvou cabeçada do volante Ricardinho. Aos 16, não teve jeito. Giovani entrou livre pela esquerda para chutar cruzado na saída do goleiro. O Paranoá tentou reagir, mas Alessandro Bocão foi flagrado em impedimento duvidoso aos 23, antes mesmo de tocar para as redes. O gol anulado deu início à briga nas arquibancadas, com direito a dois PMs machucados na cabeça e reforço do policiamento para evitar o pior. A confusão chegou ao gramado, com o sumiço das bolas, dos gandulas e o nervosismo do árbitro novato Juarez Abrantes, pressionado pelos dois times.
De qualquer modo, o título coroou a reformulação do Sobradinho.
Já o Paranoá comemorou a ascensão meteórica em sua primeira participação em um torneio profissional.

SOBRADINHO 1 x 0 PARANOÁ
Data: 02.11.2003
Local: Augustinho Lima, Sobradinho (DF)
Árbitro: Juarez Abrantes
Renda: R$ 6.210,00
Público: 3.105 pagantes
Gol: Giovani, 61
SOBRADINHO: Osmair, André Souza, Piu, Panda e Bobby; Coquinho, Ricardinho, Iron e Edinho Paraíba (Jocelmo); Giovani (Zé Ricarte) e André Carioca (Joãozinho). Técnico: Everton Goiano.
PARANOÁ: França, Fabinho, Scheidt, William e Chocolau; Japão, Ronaldo (Cristiano), Oliveira e Marquinhos (Da Lua); Junior (Anderson) e Alessandro Bocão. Técnico: Mozair Barbosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário