terça-feira, 19 de setembro de 2017

PASSARAM POR AQUI: Paulo Lumumba



No Bonsucesso: terceiro, em pé, da esquerda para a direita
Paulo do Nascimento Ribeiro, o ex-zagueiro Paulo Lumumba, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 19 de setembro de 1943.
Iniciou sua carreira no Flamengo, do Rio de Janeiro, clube onde atuou poucas vezes nos anos de 1962 e 1963. Foram 23 jogos, com 12 vitórias, cinco empates e seis derrotas.
Transferiu-se, então, para outro clube do Rio de Janeiro, o Bonsucesso, onde permaneceu até 1970.
Do Bonsucesso, Paulo Lumumba foi para o Fluminense, onde estreou no dia 1º de fevereiro de 1970 e realizou sua última partida em 29 de julho de 1971, totalizando 23 jogos com a camisa do tricolor carioca.
Esteve na Portuguesa carioca em 1972 e nesse mesmo ano foi para o Bahia, de Salvador (BA), onde ficou até 1973, ano em que passou pelo Ceub, de Brasília.

Fluminense
Paulo Lumumba foi para o Bangu tentar salvar o time durante o Campeonato Carioca de 1974. Já estava com 31 anos e não conseguiu evitar quatro derrotas em igual número de jogos.
Encerrou sua carreira no Sapucaia, de Campos (RJ), no ano de 1976.
Ao encerrá-la, continuou no futebol. O ex-zagueiro e treinador Moisés (já falecido), ao assumir o Bangu em certa ocasião, o colocou para treinar os goleiros do clube. Passou a exercer essa função a partir de então, com passagens por clubes do Oriente Médio.

PASSAGEM POR BRASÍLIA

Ceub
No mês de abril de 1967, o Bonsucesso, do Rio de Janeiro, realizou dois jogos amistosos em Brasília, dando prosseguimento a uma excursão por diversos pontos do País.
As duas partidas foram disputadas no Estádio de Brasília que, posteriormente, passaria a ser conhecido como Pelezão.
No primeiro jogo, em 7 de abril de 1967, Defelê e Bonsucesso empataram em 1 x 1.
Dois dias depois do primeiro jogo, o clube carioca enfrentou e venceu o Flamengo, de Taguatinga, por 3 x 2.
O Bonsucesso utilizou os seguintes jogadores: Jonas, Natal, Jorge (Paulinho), Paulo Lumumba e Albérico; Paulo César e Brandão; Gilbert (Caxias), Santos (Celso), Enos e Enir.

Essa foi a primeira vez que Paulo Lumumba passou por Brasília.
Seis anos depois disso, Paulo Lumumba chegava à Brasília para defender as cores do Ceub, contratado para ser um dos reforços do clube no Campeonato Brasileiro que estava para começar.
Estreou no dia 8 de julho de 1973, no Pelezão, no amistoso em que o Ceub foi derrotado pelo Uberaba, de Minas Gerais.
Disputou mais três amistosos antes da estreia no Campeonato Brasileiro, um contra o Atlético Mineiro e dois contra o Grêmio, de Porto Alegre (RS).
No dia 25 de agosto de 1973 o Ceub fez o seu primeiro jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, do Rio de Janeiro (0 x 0) formando assim: Rogério, Oldair, Paulo Lumumba, Emerson e Rildo; Jadir e Cláudio Garcia; Marco Antônio, Dario, Péricles e Walmir. Técnico: João Avelino.
Disputou mais 15 jogos pelo Ceub no Campeonato Brasileiro, o último deles em 14 de novembro de 1973.




Nenhum comentário:

Postar um comentário