sexta-feira, 17 de novembro de 2017

FICHA TÉCNICA: Artur


Artur Neto Campos da Silva nasceu em 31 de maio de 1962, na cidade de Pium, que pertencia ao Estado de Goiás e hoje faz parte de Tocantins.
Foi um jogador muito técnico, de habilidade e criatividade. Cobrava falta muito bem e seu maior defeito era não saber marcar. Não era muito de fazer gols. Ainda assim, quando esteve no Náutico, o treinador Luciano Sabino Pinho o considerava um "homem-gol".
Artur começou nas categorias de base do Goiás e lá jogou nos anos de 1978 e 1979. Depois foi para o Atlético Goianiense, convidado pelo treinador Mineiro, o mesmo que o levou, posteriormente, para o Vila Nova.
Saiu do Vila Nova em 1982, por indisciplina, e veio fazer testes no Sobradinho, em 1983, convidado por um amigo que também era jogador. Passou no teste de imediato e assinou contrato como profissional em 1983 com o Sobradinho. 
Sua estreia no Sobradinho aconteceu no dia 8 de maio de 1983, no Torneio Início disputado no Bezerrão, no segundo jogo: Brasília 0 x 0 Sobradinho. O Sobradinho formou com Joaldo, Toninho, Cabral, Jadir e Rodrigues; Zé Nilo, Artur e Wellington; Edmilson (Péricles), Serginho e Zé Vieira. Técnico: Jorge Medina.
O Sobradinho chegou à decisão do torneio com o Gama. No tempo regulamentar (20 x 20), empate em 0 x 0. Nos pênaltis, vitória do Gama, por 2 x 0. Artur foi um dos jogadores do Sobradinho a perder a cobrança. 
Pelo campeonato brasiliense, Artur estrearia em 25 de maio de 1983, no Augustinho Lima, na vitória de 1 x 0 sobre o Ceilândia. 

No Sobradinho, Artur foi vice-campeão brasiliense em 1984 e bicampeão em 1985 e 1986.
No final do ano de 1985, foi eleito o melhor jogador do futebol brasiliense pela ABCD - Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos. Concorreram com Artur, seus companheiros de clube, Toni e Jamil, além de Kleber e Nei (Brasília) e Marquinhos (Taguatinga).
Depois de disputar o primeiro turno do campeonato brasiliense de 1986, foi vendido para o Guarani, de Campinas (SP).
Não teve uma boa passagem pelo Guarani, onde várias contusões fizeram com que demorasse para adaptar-se, mas considera que foi uma experiência válida.

Ficou no Guarani até 1988, quando foi negociado com o Marília Atlético Clube, também de São Paulo.
No Marília ficou até 1989, quando o presidente que saiu comprou seu passe e ficou de administrar sua carreira, mas demorava muito a negociar. Foi quando Artur decidiu acertar com o Sobradinho, em 1989, tornando-se vice-campeão brasiliense nesse mesmo ano, perdendo o título para o Taguatinga. 
Em 1990 Artur foi para o Gama, onde sagrou-se campeão brasiliense nesse mesmo ano, trabalhando com Orlando Lelé, um dos melhores treinadores que já teve.
Sua estreia oficial no Gama foi no dia 21 de janeiro de 1990, no Bezerrão, na vitória de 2 x 1 sobre o Guará. Formou o Gama com Nasser, Chaguinha, Zinha, Toinzé e Claudinho; Zé Nilo, Vicente e Michael (Zoca); Artur, Amarildo (Augusto) e Evandro Chaveirinho. Técnico: Orlando Pereira "Lelé". 

Foi para o Tiradentes em 1991, mas não se adaptou ao clube, passando a defender o Guará em 1992. Neste mesmo ano, houve o interesse do Náutico, de Recife (PE) e Artur se transferiu, por empréstimo, para lá. Permaneceu como titular por um bom tempo, até que fraturou a mão esquerda no clássico contra o Sport Recife (2 x 2) e ficou alguns jogos de fora. Antes mesmo de terminar o contrato de empréstimo, Artur foi chamado pela direção do Náutico e negociou seu passe até o final de dezembro de 1993.
No Náutico foi vice-campeão pernambucano em 1992 e 1993, mas o time entrou numa grave crise financeira, levando Artur a pensar em parar de jogar futebol.
Ainda jogou mais dois anos, 1994, no Planaltina, e 1995, novamente no Sobradinho, onde encerrou a carreira profissional.

Depois que parou, recebeu o convite para trabalhar no extinto Grupo Amaral e passou, então, a trabalhar como jogador e treinador do time da empresa, chamado Santo Antônio Esporte Clube.
De 1995 a 2008, o Santo Antônio venceu dez vezes o campeonato de futebol amador de Sobradinho. Artur participou de todos os títulos, sendo três como jogador e sete como treinador.
Além desses títulos, conquistou outros, tais como bicampeão do interclubes e campeão do primeiro Peladão (onde o prêmio ao ganhador foi um carro Fiat Uno), dentre outros. Foi um dos melhores times do futebol amador do Distrito Federal. Tinha muitos ex-profissionais na equipe, tais como Jerônimo, Joel, Oliveira, Alípio, Palhinha, Zé Mulambo e o goleiro Nena.
Hoje, Artur continua trabalhando no sistema de transportes, só que agora na Viação Piracicabana, onde exerce a função de despachante, na área de fiscalização
Artur ainda joga futebol, disputando o Master de Sobradinho pelo Mistura Fina (acima de 50 anos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário