segunda-feira, 6 de novembro de 2017

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Ceub dá um susto no campeão brasileiro de 1974


No dia 28 de setembro de 1974, depois de oito anos, o público de Brasília pôde voltar a ver o time do Vasco da Gama, que chegou à cidade como o campeão brasileiro desse ano e tendo como seu principal destaque, Roberto Dinamite, goleador da competição.
O jogo estava previsto para a noite de 27 de setembro de 1974, e teve que ser adiado para o dia seguinte. O motivo da transferência do jogo: por falta de aviões, a delegação vascaína só pôde chegar a Brasília às 19h30.
Sem poder contar com o goleiro Edson e com o ponta-de-lança Marco Antônio, o técnico Airton Nogueira promoveu a estreia do juvenil Paulo Victor, no gol. Nas laterais também houve mudanças. Nenê saiu da esquerda, indo para a direita e cedendo seu posto a Joel, ex-Ceará.
Durante os primeiros quinze minutos, a partida transcorreu sem que acontecesse qualquer lance digno de destaque, com ambos os quadros atuando com certa cautela, preocupando-se mais em reforçar a meia cancha.
Aos 22 minutos o Vasco da Gama teve sua primeira chance de marcar, numa cabeçada de Roberto Dinamite que obrigou Paulo Victor a fazer uma boa intervenção.
A partir daí a partida cresceu de movimentação. Os dois times passaram a procurar o gol adversário com maior insistência e o jogo agradava a plateia presente.
Quando o Vasco da Gama dava a impressão de dominar o jogo, surgiu o primeiro gol do Ceub. Aos 32 minutos, numa bobeada de Fred, Humberto dominou a bola, avançou e de pé direito chutou forte no canto esquerdo de Carlos Henrique, fazendo Ceub 1 x 0.
Com o gol, o quadro do Ceub melhorou bastante de produção, com o ataque se movimentando e criando seguidas jogadas ofensivas.
Aos 40 minutos, saiu o segundo gol do Ceub. Péricles se livrou de um adversário e encostou para Julinho, na intermediária do Vasco da Gama. Sem que ninguém esperasse, ele virou rápido, acertando um belo chute no ângulo direito de Carlos Henrique, que se encontrava adiantado e nada pôde fazer.
No início do segundo tempo, a partida retornou ao ritmo lento da etapa inicial, sem que acontecessem jogadas de maior criatividade. O Ceub, que vencia, cuidava apenas de tocar a bola, procurando gastar o tempo e sustentar a vantagem no marcador. Nem mesmo Roberto Dinamite conseguia fazer algo de útil no jogo.
A partida continuou nesse ritmo até que o Vasco da Gama chegou à reação. O técnico Mário Travaglini fez uma substituição que deu maior agressividade ao ataque de seu time: Bill em lugar de Jorginho Carvoeiro.
Com a entrada de Bill, o Vasco da Gama passou a criar melhores chances de gol.
Mas foi numa infelicidade que saiu o primeiro gol do Vasco da Gama. Aos 40 minutos, Xisté tinha a bola dominada na entrada da sua grande área e, na tentativa de fazer uma jogada de efeito, procurando atrasar para Paulo Victor, o toque saiu imperfeito, do que se aproveitou Bill para tocar de pé direito, marcando o primeiro gol do Vasco da Gama.
O Vasco da Gama cresceu em campo e acabou por buscar o empate. Zanata lançou Roberto Dinamite, que tocou de cabeça para Bill, que só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes.
Com o empate, o Vasco da Gama prosseguiu pressionando e o próprio Bill quase marcou o terceiro, perdendo grande chance ao chutar alto, por cima de Paulo Victor, que já se encontrava batido.

CEUB 2 x 2 VASCO DA GAMA
Data: 28 de setembro de 1974
Local: Presidente Médici, Brasília (DF)
Árbitro: Cid Marival Fonseca
Renda: Cr$ 71.555,00
Gols: Humberto, 32; Julinho, 40; Bill, 85 e 88.
CEUB: Paulo Victor, Nenê, Pedro Pradera, Emerson e Joel; Alencar, Péricles e Xisté; Julinho (Marco Antônio), Gilberto (Douradinho) e Humberto.
VASCO DA GAMA: Carlos Henrique, Fidélis (Alfinete), Zé Luís, Gaúcho e Paulo César; Fred (Galdino), Zanata e Ademir; Jorginho Carvoeiro (Bill), Roberto Dinamite e Luís Carlos.

Nota: Estava em disputa o troféu “Ministro Geraldo Starling Soares” que, com o empate, foi gentilmente cedido ao Vasco da Gama, por ser visitante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário