terça-feira, 13 de março de 2018

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: a primeira vitória do Gama num amistoso interestadual

Santana, autor do gol da vitória

Até esse jogo, o Gama havia disputado quatro amistosos interestaduais, com derrota em todos eles: 09.10.1977 - 0 x 3 Botafogo-RJ, 17.10.1977 - 0 x 1 Itumbiara, 20.11.1977 - 1 x 2 Flamengo-RJ e 05.03.1978 - 0 x 2 Flamengo-RJ, os quatro tendo como local o Bezerrão.
O jogo do dia 13 de março de 1978, mais uma vez no Bezerrão, contra o Vitória-ES, teve o pontapé inicial dado pelo então líder do Governo no Senado Federal, Eurico Rezende, e, logo de saída, o Gama foi tentando chegar ao gol, com o trio de meio-campo jogando bem. O Vitória jogava cautelosamente, ao ponto de seu artilheiro Zezinho voltar até o meio de campo para buscar jogo.
O primeiro gol surgiu de uma jogada de Manoel Ferreira, que recebeu um lançamento do meio de campo. Ele aplicou um chapéu no lateral-esquerdo Ferreti, foi até a entrada da área e chutou forte. O goleiro Jonas não segurou e Niltinho cabeceou para as redes na recarga.
Este gol despertou os jogadores capixabas e o Gama andou passando apuros depois.
Até que, onze minutos depois, Ribon empatou, chutando de fora da área no canto superior de Wilmar.
O gol da vitória do Gama veio somente no segundo tempo, marcado por Santana, depois de um bate-rebate na defesa do Vitória. Ele tocou por cobertura.

GAMA 2 x 1 VITÓRIA (ES)
Data: 13.03.1978
Local: Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Antônio Barbosa
Renda: Cr$ 15.805,00
Público: 1.521 pagantes
Gols: Niltinho, 19; Ribon, 30 e Santana, 61
GAMA: Wilmar, Carlão, Marinho, Junior (Wilton) e Osvaldo; Santana, Gaúcho (Vicente) e Júlio; Manoel Ferreira (Roldão), Niltinho (Chiquinho) e Tico (Aloísio). Técnico: Airton Nogueira.
VITÓRIA (ES): Jonas, Bosco (Jeová), Jarbas, Julinho e Ferreti; Beto, Ribon (Osmar) e Luís Carlos; Eduardo Moraes, Zezinho e Zé Adalmo (William). Técnico: Maurício Moreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário