sexta-feira, 2 de março de 2018

PASSARAM POR AQUI: Jaime


Jaime Corrêa de Freitas nasceu no dia 7 de abril de 1943, no Rio de Janeiro (RJ). Começou sua carreira jogando como volante e zagueiro nas equipes amadoras do Bonsucesso Futebol Clube.
Aproveitado no elenco de profissionais no final da temporada de 1962, Jaime conquistou grande destaque entre os anos de 1963 e 1964 até ser emprestado por um curto período ao Botafogo de Futebol e Regatas. Sem conseguir se firmar em General Severiano, Jaime retornou ao Bonsucesso, até surgir o interesse do Bangu Atlético Clube, em 1965.
Bastante valorizado pelo futebol apresentado, seu passe custou aos cofres do Bangu o montante de 25.000 cruzeiros.
Sua estreia no Bangu aconteceu em 1º de maio de 1965, no amistoso em que o Bangu goleou o Bom Jardim, por 6 x 1.
Com grande habilidade e facilidade para organizar jogadas de ataque, Jaime foi importante na histórica conquista do campeonato carioca de 1966, além da participação no vice-campeonato nas edições de 1965 e 1967.
Jaime deixou o Bangu no início de 1969, para jogar pela Sociedade Esportiva Palmeiras. Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969 (transformado em Campeonato Brasileiro pela CBF), Jaime não suportou o banco de reservas e o esquema adotado por Rubens Minelli. Permaneceu no Palmeiras até 1971. Foram 105 partidas e 14 gols marcados. Emprestado ao Olaria Atlético Clube em 1971, retornou ao futebol paulista para jogar como meia direita na Portuguesa Santista, quando novamente apresentou um futebol de alto nível.
O jogador também defendeu o Sport Club do Recife por um curto período. Jaime ainda regressou ao mesmo Bangu em 1974. Ao todo, com a camisa do Bangu, foram 148 jogos e 21 gols marcados. Seu último jogo com a camisa do Bangu foi em 15 de setembro de 1974, na derrota de 2 x 1 para o Campo Grande.
Em 1974, sem mais o que fazer no futebol, Jaime resolveu dar um tempo na carreira e passou a trabalhar como funcionário da Viação Aérea Rio-Grandense (Varig) no aeroporto do Galeão (RJ).
Jaime mora hoje no Rio de Janeiro, está aposentado, mas ainda joga sua bolinha com os veteranos e revela jogadores.

PASSAGEM POR BRASÍLIA

Antes de parar em definitivo com o futebol, Jaime aceitou o convite de um amigo e veio para Brasília, chegando aqui como reforço do Grêmio Brasiliense para a disputa do campeonato brasiliense de 1976.
Sua primeira aparição no futebol de Brasília aconteceu no dia 5 de fevereiro de 1976, no então estádio Presidente Médici (hoje Mané Garrincha), em jogo válido pelo Torneio “Governador Elmo Serejo de Farias”, evento que contou ainda com as presenças dos clubes Brasília e Ceub, ambos de Brasília, e o Flamengo, do Rio de Janeiro. Grêmio e Ceub empataram em 1 x 1 e o Grêmio formou com Nego, Luís Carlos, Luciano, Fabinho e Grimaldi; Marquinhos, Jaime (Dionísio) e Hamilton; Gonçalves (Pedro Nunes), Léo e Moacir (Coreu). Técnico: Inácio Milani.
Logo depois, deveria começar o campeonato brasiliense!
Como os clubes não conseguiram cumprir o prazo para que regularizassem suas situações e fizessem suas inscrições no campeonato do DF, em seu lugar passou a ser disputado o Torneio Imprensa, que se tornou a primeira competição oficial no novo regime profissional do DF.
Assim, a estreia oficial de Jaime no Grêmio foi em 6 de março de 1976, no Pelezão, na goleada do Grêmio sobre o Gama, por 6 x 1. O Grêmio formou com Nego, Luís Carlos, Luciano, Fabinho e Grimaldi; Jaime, Marquinhos e Hamilton (Pedro Léo); Gonçalves, Dionísio e Moacir. Técnico: Inácio Milani.
O Grêmio conquistou o título do Torneio Imprensa de forma invicta e Jaime teve menção honrosa entre os melhores jogadores da competição.
No campeonato, Jaime disputou apenas sete jogos, sendo o primeiro deles em 27 de abril de 1976, na vitória de 5 x 1 sobre o Gama, no Pelezão, quando entrou, no segundo tempo, no lugar de Hamilton, e o último, em 15 de junho de 1976, também no Pelezão, com derrota de 4 x 2 diante do Humaitá. Nessa ocasião o Grêmio atuou com a seguinte constituição: Diron, Luiz Carlos, Jackson, Grimaldi e Arlindo; Jaime, Marquinhos e Hamilton (Dionísio); Gonçalves, Léo e Pedro Nunes (Tita). Técnico: Ceninho.
Sua definitiva despedida do futebol foi em 24 de julho de 1976, quando o Grêmio foi derrotado pelo Ceub, por 2 x 1. Jaime havia substituído o treinador Ceninho no comando da equipe (apenas nesse jogo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário