sexta-feira, 11 de maio de 2018

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Cruzeiro vence Remo e conquista torneio interestadual - 1967


Nos dias 16 e 18 de junho de 1967 foi realizado o torneio interestadual em comemoração ao 9º aniversário de Taguatinga. Os jogos foram realizados no recém-inaugurado estádio do Flamengo (Ruy Rossas Nascimento), contando com a participação do clube promotor, o Flamengo, A. E. Cruzeiro do Sul e Defelê, de Brasília, e o Clube do Remo, de Belém (PA).
O Clube do Remo vinha depois de obter grandes resultados, anteriormente: havia empatado com o campeão carioca de 1966, o Bangu (0 x 0), foi vice-campeão do torneio hexagonal de Recife, vencendo os locais Sport Recife (4 x 1) e Santa Cruz - campeão do torneio (2 x 1) e tornou-se campeão do torneio quadrangular de Salvador-BA (levando a melhor sobre Bahia, Leônico e Vitória), dentre outros bons resultados. Além disso, trazia na delegação o técnico Pinheiro (ex-zagueiro do Fluminense e da Seleção Brasileira) e o atacante Amoroso (que antes havia passado com brilho por Botafogo e Fluminense, ambos do Rio de Janeiro); é tio de Amoroso, que começou no futebol do DF e passou por diversas equipes do futebol mundial e defendeu a seleção brasileira.
Amoroso
A primeira rodada, realizada na noite de sexta-feira, dia 16 de junho, apresentou os seguintes jogos (os vencedores decidiriam o torneio): Flamengo 2 x 3 Cruzeiro e Defelê 0 x 1 Clube do Remo.
No dia 18 de junho, domingo à tarde, na preliminar, o Defelê derrotou o Flamengo, por 2 x 1.
No jogo principal, apesar de as atenções estarem voltadas para o Clube do Remo, levando em consideração os bons valores que possuía essa equipe, o título de campeão acabou ficando com a equipe de Brasília. A despeito do campo sem grama e dos fatores contra, o Remo não conseguiu passar pelo Cruzeiro, que foi muito melhor em campo, merecendo o triunfo pela contagem mínima.
A superioridade do Cruzeiro sobre o Remo foi bem definida durante quase todo o transcorrer da partida, e se o clube paraense tentou reorganizar-se na segunda etapa, dando a impressão de que iria modificar o placar, teve pela frente uma marcação quase perfeita dos homens da defesa cruzeirense.
O primeiro tempo pertenceu praticamente todo ele ao Cruzeiro, que iniciou o jogo dando a impressão de que poderia decidir a partida logo nos minutos iniciais. E isso realmente aconteceu, pois num ataque rápido pela direita, a bola foi cruzada para a meta do Remo, saindo Florisvaldo para a defesa, mas sem conseguir detê-la, dando oportunidade a que Ribamar de dentro da pequena área abrisse a contagem, assinalando o único gol da partida aos 11 minutos.
Daí para frente, conseguiu o Cruzeiro defender-se bem, vendo-se em situação difícil uma vez, quando Waldemar teve de praticar excelente intervenção numa cabeçada de Amoroso.
Nando
Na etapa derradeira, o Remo tentou a todo custo o gol de empate, chegando mesmo a perder a cabeça no final da partida, quando Cláudio e Amoroso, aos 42 e 43 minutos, respectivamente, foram expulsos pelo árbitro Nilzo de Sá.

CRUZEIRO 1 x 0 CLUBE DO REMO
Data: 18 de junho de 1967
Local: Ruy Rossas do Nascimento
Árbitro: Nilzo de Sá
Renda: NCr$ 1.455,00 (da rodada dupla) - dando um prejuízo de aproximadamente cinco mil cruzeiros novos aos promotores do torneio.
Gol: Ribamar, 11
CRUZEIRO: Waldemar, Juca, Grover, Maninho e Elinho; Adilson e Alencar; Ramalho, Paulada, Nando e Ribamar (Luciano).
CLUBE DO REMO: Florisvaldo, China, Socó, Nagel e Edilson; Oberdan e Luís Carlos; Zezé, Américo (Edvard), Amoroso e Cláudio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário